31/03/20

Linha do Tâmega - A ligação de via estreita entre Livração, Amarante e Arco de Baúlhe começou a ser construída em Março de 1909 e foi fechada em 2009, contudo, a recente electrificação da Linha do Douro até Marco de Canaveses traz uma nova esperança



«Linha do Tâmega, a vida começa aos 111 anos

A ligação de via estreita entre Livração, Amarante e Arco de Baúlhe começou a ser construída em Março de 1909 e foi fechada em 2009. Contudo, a recente electrificação da Linha do Douro até Marco de Canaveses traz uma nova esperança.

Se há palavra que resuma os 111 anos da linha de via estreita do Tâmega é incerteza. Incerteza recorrente quanto ao traçado, às ligações à restante rede ferroviária, ao material circulante e à finalidade da linha. Chegou a ter 51,5 km entre a confluência com a Linha do Douro em Livração e Arco de Baúlhe, perto de Cabeceiras de Basto, tendo sido parcialmente encerrada (1990) e depois fechada de vez (2009).

Incerteza, também, quanto àquilo que neste momento parece óbvio: a electrificação e adaptação à via larga dos 12,8 km entre Amarante e Livração, na Linha do Douro, o que permitiria um serviço ferroviário moderno e directo entre o Porto e Amarante, com tempos de viagem prováveis entre uma hora e vinte e uma hora e quarenta, consoante se tratasse de rápidos ou de suburbanos com paragem em todas as estações. Tempos de percurso competitivos com o automóvel e o autocarro, sobretudo à hora de ponta, e com vantagens ambientais e económicas óbvias.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.

Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções e os preços. Assim terá acesso a todos os nossos artigos.» in https://expresso.pt/dossies/diario/2020-03-30-Linha-do-Tamega-a-vida-comeca-aos-111-anos-1


(Linha do Tâmega)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover