11/03/20

F.C. do Porto Veteranos - Gaspar, um dos obreiros do primeiro tetracampeonato da história do FC Porto, em 1998, está de volta para o jogo do FC Porto Vintage com o Real Madrid Leyendas, marcado para 29 de março, em Madrid.



«FC PORTO VINTAGE: GASPAR CONVOCADO PARA MADRID
10 DE MARÇO DE 2020 11:50

"Não me considero uma lenda do FC Porto, mas uma lenda do futebol português".

Vestiu a camisola do FC Porto apenas uma temporada, mas foi o suficiente para juntar o seu nome à lista de campeões nacionais de azul e branco vestidos. Gaspar, um dos obreiros do primeiro tetracampeonato da história do FC Porto, em 1998, está de volta para o jogo do FC Porto Vintage com o Real Madrid Leyendas, marcado para 29 de março, em Madrid.

“Voltar a vestir esta camisola é uma mistura de emoções. Tenho a certeza absoluta de que aquele nervosismo próprio de quando se entra em campo vai acontecer. E se vai acontecer, por aí se vê a importância que tem para mim não só o jogo e o local, mas principalmente esta camisola”, afirmou.

Na temporada em que representou o FC Porto, Gaspar participou em 13 jogos e, curiosamente, um deles até foi no Santiago Bernabéu. Num duelo que correu mal ao FC Porto, Gaspar saltou do banco no jogo da Liga dos Campeões frente ao Real Madrid. E esse jogo não sai da memória do antigo central.

“Isto não deixa de ser um convívio e uma forma de matar saudades. Mas não posso mentir: tenho um resultado com o Real Madrid atravessado na garganta. Sei perfeitamente que Suker e companhia já estão a pensar se vão ou não... Espero mesmo, mesmo que venham porque aquele resultado está aqui na garganta”, atira, entre risos.

Até porque o espírito ganhador, garante, nunca o perdeu: “Muitas vezes, nestes jogos de veteranos, e eu costumo jogar na equipa do FC Porto, dizem-me, tanto árbitros como até as equipas adversárias: ‘Gaspar, estamos aqui a brincar’. E eu respondo: ‘Para brincar, ficava em casa com os meus filhos. Estou aqui para ganhar’”.

Sobre a sua ligação ao FC Porto, diz ser mais sentimental nesta altura, até pelo passado. “Não tive o privilégio de fazer muitos jogos pelo FC Porto. São poucos, mas bons. Não me considero uma lenda do FC Porto, mas do futebol português sim. Um dinossauro, por assim dizer”, brinca.

E depois conta como o clube lhe mudou a vida, de certa forma: “Nasci em 1975 e naquela altura, e mesmo mais tarde na década de 80, até pelos amigos, acabei por ser benfiquista. O que me aconteceu, e já disse isso mais do que uma vez, é que acordei para a vida. Dizem que se muda de tudo, menos de clube, mas estão redondamente enganados. Eu mudei de clube, porque o FC Porto marcou a minha carreira e a minha vida.”

Por fim, o aspeto solidário do encontro, também não passa ao lado do antigo central, que encerrou a carreira em 2014, ao serviço do Varzim.

“Gosto de jogar, de vestir esta camisola, mas nem sempre posso. Mas quando há por trás um aspeto solidário, não há nada que me faça não comparecer. Para mim é fundamental. Não basta ser só futebol, ser só ganhar e, sinceramente, nesta fase, não basta ser só o FC Porto. Quando se junta este carácter especial, o Gaspar está sempre presente”, assegura.

Os bilhetes para o jogo têm um custo de 5 euros e podem ser adquiridos no site www.entradas.com. As receitas da partida servirão para ajudar as crianças que fazem parte dos projetos de inclusão social da Fundação Real Madrid em todos os continentes.

Perfil de Gaspar

44 anos, defesa central
13 jogos pelo FC Porto/ 3 golos marcados
Títulos no FC Porto: 1 Liga e 1 Taça de Portugal
Outros clubes: Trofense, Vitória FC, Leça, Alverca, Paços de Ferreira, Gil Vicente, Ajaccio, Belenenses, Rio Ave, SC Covilhã e Varzim






Outros jogadores do FC Porto Vintage confirmados:

Vítor Baía
Deco
Bosingwa
Raúl Meireles
Domingos
Hélder Postiga
Costinha
Marek Cech
Rui Barros
Maniche
Pedro Mendes
Helton
Capucho» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20200310-pt-fc-porto-vintage-gaspar-convocado-para-madrid

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover