18/03/20

Ambiente e Ecologia - Os resíduos de plástico estão a poluir cada vez mais os mares e, de acordo com uma estimativa, até 2050 os oceanos poderão conter, por peso, mais plástico do que peixe.



«Os 10 principais artigos de plástico descartável encontrados nas margens do mar

Os resultados da cultura do uso do plástico descartável podem ser vistos sempre que se vai a uma praia ou até na prática de mergulho em qualquer parte dos oceanos. Os resíduos de plástico estão a poluir cada vez mais os mares e, de acordo com uma estimativa, até 2050 os oceanos poderão conter, por peso, mais plástico do que peixe.

O plástico provoca ferimentos nos animais marinhos que se entrelaçam nas peças maiores e confundem-no, aos pedaços mais pequenos, com comida. A ingestão de partículas de plástico pode impedi-los de digerir os alimentos normais e originar poluentes químicos tóxicos nos seus organismos.

O lixo marinho causa perdas económicas aos setores e comunidades dependentes do mar, mas também aos profissionais da indústria: apenas cerca de 5% do valor das embalagens plásticas permanecem na economia – o restante é literalmente descartado, o que demostra a necessidade de uma abordagem mais focada na reciclagem e na reutilização de materiais.

“Os artigos descartáveis de plástico são o maior grupo único de resíduos encontrados nas margens do mar: produtos como talheres de plástico, garrafas de bebida, beatas de cigarros ou cotonetes representam quase metade de todo o lixo marinho”, pode ler-se num comunicado emitido pelo Parlamento Europeu.

A instituição elaborou ainda uma lista dos 10 principais artigos de plástico encontrados nas margens do mar:

1) Garrafas de plástico e tampas

2) Beatas de cigarros (A maioria dos filtros de cigarro – a parte que parece algodão é na realidade uma forma de plástico (acetato de celulose), a sua degradabilidade no ambiente é muito lenta)

3) Cotonetes de algodão

4) Pacotes de batatas fritas/embalagens de doces

5) Produtos de higiene íntima

6) Sacos de plástico

7) Talheres, palhinhas e pequenas colheres

8) Copos de bebidas e respetivas tampas

9) Balões e varas de balão

10) Recipientes para alimentos» in https://greensavers.sapo.pt/os-10-principais-artigos-de-plastico-descartavel-encontrados-nas-margens-do-mar/


(Qual é a origem do plástico que polui o mar?)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover