«DRAGÕES FECHAM PRIMEIRA FASE NA LIDERANÇA
7 DE MARÇO DE 2020 19:30
FC Porto Sofarma recebeu e venceu o Avanca por esclarecedores 38-19.
O FC Porto Sofarma termina a fase inaugural do Andebol 1 isolado na primeira posição. Com a vitória clara (38-19) frente ao Avanca, esta tarde, os campeões nacionais concluíram o trabalho iniciado na quarta-feira, quando venceram em Lisboa e se distanciaram do Sporting no comando da liga. Na derradeira jornada, no Dragão Arena, os azuis e brancos não se deixaram levar pelos bons resultados e mantiveram a concentração e profissionalismo que sempre caracterizou o trabalho de Magnus Andersson na Invicta.
A superioridade portista foi total e a partida nunca esteve em causa. Os Dragões deram descanso a alguns dos seus atletas mais utilizados, entraram com várias caras novas no sete inicial (Thomas Bauer, Leonel Fernandes, Yoan Balazquéz e Miguel Alves, por exemplo) mas nem assim deram hipótese. Aos 14 minutos, o placar eletrónico do Dragão Arena já assinalava a diferença considerável entre ambos os conjuntos, com os da casa a liderarem por 8-1. Victor Iturriza foi a grande figura do tempo inicial e travou um duelo de marcadores com Gualther Furtado: até ao intervalo, o luso-cubano contabilizava 6 golos, contra os 5 do cabo-verdiano. Iturriza foi a figura, o grande momento dos primeiros 30' pertenceu a Diogo Branquinho, que fez o 12-4 num suntuoso remate em rosca, digno de ver e rever.
Na segunda parte, o FC Porto Sofarma abrandou o ritmo e marcou apenas cinco vezes no primeiro quarto de hora. Por essa altura, Magnus Andersson lançou Jesús Vergara para que o colombiano, de apenas 17 anos, somasse alguns minutos de experiência na equipa A. O encontro terminou com um belo momento de companheirismo, quando Yoan Balazquéz recuperou a posse, iniciou o contra-ataque e, no último momento, esperou pela chegada de Jesús Vergara para lhe dar a bola e o jovem sul-americano inscrevesse o seu nome na lista de marcadores e dobrasse a vantagem azul e branca. Fechada a primeira etapa do Nacional, os pontos dividem-se e começa a fase de apuramento do campeão, onde o FC Porto Sofarma terá dez jogos para tentar revalidar o título conquistado na temporada transata.
Após o término da partida, Magnus Andersson refletiu sobre o momento da sua formação: “Tivemos muitos jogos difíceis até agora, também muitas viagens, a equipa jogou muito bem contra o Benfica. Depois disso, o Sporting, e hoje foi um jogo diferente. Sabíamos que éramos grandes favoritos, mas eu estou muito satisfeito com a equipa. Começámos concentrados, a ganhar 5-1, toda a gente jogou, distribuí os minutos por todos os jogadores e estivemos bem. Estou satisfeito com o resultado e pela forma como o alcançamos. Agora temos uma semana onde podemos descansar um pouco e recuperar. Espero que, na próxima semana, na Taça, toda a gente esteja preparada para regressar aos jogos importantes". Para o adversário, o técnico sueco deixou algumas palavras de conforto: "Penso que o Avanca consegue jogar melhor do que se apresentou hoje, eles não acreditaram e passados 10, 15 minutos, estávamos a ganhar por 7 ou 8 de vantagem e eles foram-se abaixo, o que também não foi bom para nós. São uma boa equipa, o Avanca, tentam jogar um andebol bonito mas hoje não foi um dia fácil para eles.”
Os Dragões voltam a competir, no próximo sábado (17h00) frente à Juve Lis, nos oitavos de final da Taça de Portugal em andebol.
FICHA DE JOGO
FC PORTO SOFARMA-AA AVANCA, 38-19
Andebol 1, 26.ª jornada
7 de março de 2020
Dragão Arena, Porto
Árbitros: Rúben Maia e André Nunes
FC PORTO SOFARMA: Alfredo Quintana e Thomas Bauer (g.r.); Victor Iturriza (6), Yoan Balazquéz (5), Miguel Martins (2), Djibril M’Bengue (2), Ángel Hernández, (3) Rui Silva (1), Leonel Fernandes (2), Alexis Borges (1), Diogo Branquinho (5), António Areia (2), André Gomes (3), Miguel Alves (5), Jesús Vergara (1) e Fábio Magalhães
Treinador: Magnus Andersson
AA AVANCA: Tiago Rocha, Luís Silva e Emanuel Ribeiro (g.r.), Rafael Azevedo, Babo, Ciprian Popovici (1), João Lima, Diogo Coelho, Maycol Adames (4), Rui Ferreira (4), Eduardo Oliveira, Jenilson Monteiro, Daniel Vieira (2), Gil Moreira, Alan Silva (2) e Gualther Furtado (6)
Treinador: Herlander Silva
Ao intervalo: 20-9» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20200307-pt-dragoes-fecham-primeira-fase-na-lideranca
Sem comentários:
Enviar um comentário