06/02/19

Ambiente e Ecologia - Um buraco gigantesco, com dois terços da área do distrito americano de Manhattan e quase 300 metros de altura (equivalente a altura da Torre Eiffel), está-se a abrir debaixo do Glaciar Thwaites, o maior da Antártida.



«”Perturbador”. Derretimento na Antártida gera buraco subterrâneo gigante

Um buraco gigantesco, com dois terços da área do distrito americano de Manhattan e quase 300 metros de altura (equivalente a altura da Torre Eiffel), está-se a abrir debaixo do Glaciar Thwaites, o maior da Antártida.

A descoberta é relatada num novo estudo liderado pela agência espacial dos Estados Unidos, Nasa foi classificada como “perturbadora” pelos cientistas, que alertam para os perigos do derretimento subterrâneo no Polo Sul associado ao aquecimento global.

A península Antártida é um dos lugares com um aquecimento mais rápido no planeta. As temperaturas na costa oeste subiram cerca de 2,9 graus Celsius (ºC) nos últimos 60 anos, cerca de três vezes mais do que a média global, enquanto as temperaturas da superfície do mar subiram mais de 1ºC.

O tamanho e a taxa de crescimento do novo buraco, no entanto, surpreenderam os investigadores da Nasa: O buraco é grande o suficiente para conter 14 mil milhões de toneladas de gelo, e a maior parte desse gelo derreteu nos últimos três anos.

A descoberta é relevante porque a extensão da cavidade debaixo influencia o seu derretimento. Quanto mais calor e água sob a arca, mais rápido ela derrete, com implicações para o aumento do nível do mar global.

Com quase o tamanho da Florida, nos EUA, o Glaciar Thwaites contém gelo suficiente para elevar o oceano em pouco mais 65 centímetros e funciona como um pivô na região, protegendo as volumosas arcas vizinhas de se desintegrarem e causarem um aumento adicional de 2,4 metros no nível do mar.» in https://greensavers.sapo.pt/perturbador-derretimento-na-antartida-gera-buraco-subterraneo-gigante/

(A explicação para o misterioso buraco que apareceu na Antártida)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover