25/02/19

Ambiente e Ecologia - A Plataforma Transgénicos Fora (PTF) alertou, esta segunda-feira, o Governo para os elevados níveis de glifosato – substância cancerígena – em 100% das amostras de urina recolhidas.



«A população de todo o país está contaminada com glifosato
Por ZAP - 25 Fevereiro, 2019

A Plataforma Transgénicos Fora (PTF) alertou, esta segunda-feira, o Governo para os elevados níveis de glifosato – substância cancerígena – em 100% das amostras de urina recolhidas. A PTF apela à proibição da venda de herbicidas à base dessa substância.

“Enquanto que na média de 18 países se verifica que 50% das amostras estão contaminadas, as duas rondas de testes em Portugal estavam acima desse valor – e em outubro a contaminação foi detetada em 100% das amostras.”, disse a Plataforma Transgénicos Fora em comunicado.

O glifosato é o herbicida mais vendido em Portugal, apesar das recomendações da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária para que “o glifosato não preencha a totalidade de critérios estabelecidos para a seleção de pesticidas”.

Os resultados do estudo realizado pela PTF demonstram que o valor médio da contaminação das amostras é três vezes superior ao limite legal na água de consumo.

O estudo mostrou também que há uma contaminação considerável em crianças e que isto “é um sinal de alerta para a necessidade de conhecer melhor qual a exposição real da população portuguesa em termos de estratificação etária, ao longo do tempo e nos diferentes pontos do país.”

Além da água e da alimentação, também o ar é um meio de contaminação deste pesticida. A época do ano também tem influência, já que se usa mais glifosato no início da primavera.

A Plataforma Transgénicos Fora apela, portanto, ao lançamento de um estudo abrangente sobre a exposição dos portugueses ao glifosato.

“A ciência mais recente mostra que o glifosato altera profundamente a composição do nosso microbiota gastrointestinal. Quando esse equilíbrio fica comprometido podem surgir doenças graves, desde diabetes tipo 2 a aterosclerose, a obesidade e até cancro“, diz a bióloga Margarida Silva.

O apoio a agricultores na transição para uma agricultura pós-glifosato é vista, pela TPF, como uma das medidas cruciais. Adicionalmente, deve-se tornar obrigatória a análise ao glifosato na água de consumo.

A coordenadora da campanha Autarquias Sem Glifosato, Dra. Alexandra Azevedo, realça que teve “conhecimento de análises em águas superficiais na bacia do rio Douro que revelam contaminação 70 vezes acima do limite máximo legal”.

A Plataforma Transgénicos Fora divulgou ainda um documento com recomendações para aqueles interessados em limitar a exposição de glifosato.

ZAP //» in https://zap.aeiou.pt/glifosato-contamina-populacao-em-todo-o-pais-242747


Bartolomeu Braz Pereira - Presidente da Aprosoja Brasil sobre a proibição do glifosato from Notícias Agrícolas on Vimeo.

(AgrotóxicoHerbicidaVeneno: O GLIFOSATO e o CÂNCER)


(Alimentos Transgênicos e seus efeitos | Eu sou Lucy)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover