11/01/18

Rota do Românico do Tâmega e Sousa - A Igreja de Soalhães, no concelho de Marco de Canaveses, data do século XII e é, provavelmente, uma das mais bonitas de Portugal.



«ESTA É PROVAVELMENTE A IGREJA MAIS BONITA DE PORTUGAL

A Igreja de Soalhães, no concelho de Marco de Canaveses, data do século XII e é, provavelmente, uma das mais bonitas de Portugal.

A Igreja de Soalhães teve a sua origem num mosteiro do século XII, e foi sede do poder religioso num território muito importante e cobiçado pela nobreza medieval. 

No entanto, desta época, persistem apenas o portal principal, a moldura com pérolas do interior do óculo que o encima e o túmulo na capela-mor. 

No século XVIII, a igreja sofreu uma profunda transformação, adquirindo um interior profusamente decorado ao estilo barroco, onde reinam a talha dourada e os painéis de azulejo. 

Este é um dos mais belos monumentos e recantos da Rota do Românico no Vale do Tâmega e que vale a pena ser visitado. Perca-se nas fotografias e diga de sua justiça.» in https://viagens.sapo.pt/viajar/viajar-portugal/artigos/provavelmente-a-igreja-mais-bonita-de-portugal-igreja-de-sao-martinho-de-soalhaes


(Igreja de São Martinho de Soalhães)


IGREJA DE SOALHÃES ( GPS: 41°9'35''N, 8°5'48''W )


(SOALHÃES)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover