18/01/18

F.C. do Porto Hóquei Patins: F.C. do Porto Fidelidade 2 vs Sporting C.P. 1 - Sporting batido pela margem mínima no Dragão Caixa, com golos de Gonçalo Alves e Hélder Nunes. Grau defendeu quase tudo.



«GRAU SEGUROU VITÓRIA QUANDO A TEMPERATURA SUBIU

Sporting batido por 2-1 no Dragão Caixa, com golos de Gonçalo Alves e Hélder Nunes. Grau defendeu quase tudo.

Com golos de Gonçalo Alves e Hélder Nunes, o FC Porto bateu na noite desta quarta-feira o Sporting, por 2-1, e aproximou-se assim do topo da tabela do Campeonato Nacional. À 12.ª jornada, os Dragões continuam no terceiro lugar, com 30 pontos, mas a apenas dois do primeiro classificado, agora o Benfica, e a um do Sporting, segundo, que ainda não tinha sofrido qualquer derrota na prova. A partida foi emotiva e o guarda-redes Carles Grau foi decisivo na parte final, com defesas espetaculares, nomeadamente a um livre direto de Caio, já no último minuto.

A primeira parte foi muito tática, com o FC Porto a assumir o controlo do jogo e o Sporting uma postura mais conservadora, visível nomeadamente no cinco inicial, que incluía Platero e Henrique Magalhães como âncoras defensivas. De resto, os lisboetas têm feito da defesa a sua grande arma no Campeonato Nacional, tendo a defesa menos batida (15 golos).

Os Dragões tiveram mais oportunidades para abrir o marcador na primeira parte, tendo a melhor sido um penálti assinalado após falta de Henrique Magalhães sobre Telmo Pinto. Porém, Ângelo Girão defendeu o remate de Gonçalo Alves. Ao intervalo, os azuis e brancos tinham rematado por 27 vezes, contra 14 do adversário.

Numa partida com estas caraterísticas, as bolas paradas estavam destinadas a ter um papel decisivo e foi o Sporting a ter a primeira oportunidade neste capítulo, com Grau a negar o golo a Pedro Gil, na conversão do livre direto correspondente à décima falta do FC Porto. O marcador acabou por funcionar aos 35 minutos e foi numa jogada corrida: Gonçalo Alves, de meia distância, fez rebentar a festa no Dragão Caixa.

O Sporting passou a arriscar mais e o 2-0 poderia ter surgido aos 42 minutos, num contra-ataque em que Rafa rematou ao lado e Reinaldo García acertou no ferro na recarga. Porém, no minuto seguinte, um desvio feliz de João Pinto permitiu o empate aos forasteiros. Faltava pouco tempo e os Dragões não baixaram os braços, até porque a décima falta estava próxima - e quando surgiu, aos 45, Hélder Nunes fez o 2-1, na recarga ao livre direto, com uma grande execução.

Havia que segurar a vantagem e Carles Grau foi decisivo nesse objetivo: à entrada do último minuto voltou a defender um livre direto (após uma duvidosa 15.ª falta), a remate de Caio, e depois, já nos últimos segundos, com o Sporting com cinco jogadores de campo, efetuou mais um par de defesas espantosas. Parte significativa do triunfo vai também para a paixão do Dragão Caixa, que apoiou muito a equipa e a carregou até aos três pontos, frente a um rival difícil e calculista. 

FICHA DE JOGO 

FC PORTO FIDELIDADE-SPORTING, 2-1
Campeonato Nacional, 12.ª jornada
17 de janeiro de 2018
Dragão Caixa, no Porto

Árbitros: Júlio Teixeira e Paulo Rainha

FC PORTO FIDELIDADE: Carles Grau (g.r.), Reinaldo García, Hélder Nunes (cap.), Rafa e Gonçalo Alves
Jogaram ainda: Ton Baliu e Telmo Pinto
Treinador: Guillem Cabestany

SPORTING: Ângelo Girão (g.r.), Henrique Magalhães, Matias Platero, João Pinto (cap.) e Pedro Gil
Jogaram ainda: Caio e Toni Pérez
Treinador: Paulo Freitas

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Gonçalo Alves (35m), João Pinto (43m) e Hélder Nunes (45m)» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/FC-Porto-Fidelidade-Sporting-12a-jor-Camp-Nac-1718.aspx


(Resumo do FC Porto 2-1 Sporting CP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover