11/01/18

Mundo - Várias vulnerabilidades encontradas poderão permitir a entrada de hackers nos sistemas e, mesmo sem intenção direta de o fazer, ao lançamento de armas nucleares, segundo uma análise do 'thinktank' Chathan House.



«Armas nucleares podem ser lançadas por engano devido a ciberataques, alerta relatório
Leonor Mateus Ferreira

Várias vulnerabilidades encontradas poderão permitir a entrada de hackers nos sistemas e, mesmo sem intenção direta de o fazer, ao lançamento de armas nucleares, segundo uma análise do 'thinktank' Chathan House.

Ataques informáticos por parte de hackers podem levar ao lançamento acidental de armas nucleares contra outros países ou mesmo contra o próprio país. O alerta sobre as vulnerabilidades dos sistemas de segurança globais é feito no relatório “Cybersecurity of Nuclear Weapons Systems: Threats, Vulnerabilities and Consequences“, realizado pelo thinktank Chatham House.

Várias vulnerabilidades encontradas poderão permitir a entrada de hackers nos sistemas e, mesmo sem intenção direta de o fazer, ao lançamento de armas nucleares. Segundo a Chathan House, existe uma forte probabilidade de piratas informáticos conseguir quebrar a segurança de sistemas nucleares sofisticados através da instalação de malware ou vírus informáticos.

“Os sistemas de armas nucleares foram desenvolvidos numa altura em que as capacidades dos computadores ainda estavam na infância e era dada pouca consideração a potenciais vulnerabilidades cibernéticas maliciosas”, refere o relatório.

“Numa altura de tensão pesada, ciberataques a sistemas nucleares podem causar uma escalada que resulte no uso de armas nucleares”, acrescenta, sublinhando que além de os sistemas poderem ser comprometidos, também pode ser plantada falsa informação que leve a ataques entre países. A Chatham House alertou ainda que um lançamento de um míssil pode resultar “numa perda significativa de vidas”.» in http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/armas-nucleares-podem-ser-lancadas-por-engano-devido-a-ciberataques-alerta-relatorio-254610

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover