02/01/18

Robótica - A partir de fevereiro, o Hospital Universitário de Nagoya vai contar com quatro robots, entre as cinco da tarde e as oito horas da manhã, para ajudar os seus funcionários, entregando remédios e amostras de teste, mesmo entre os andares do hospital.



«Robots vão ajudar enfermeiros em hospital japonês

O sistema foi desenvolvido em conjunto pela Universidade de Nagoya e pela Toyota e tem como base a tecnologia para veículos autónomos. O objetivo é reduzir a carga de trabalho dos enfermeiros e outros membros das equipas hospitalares no turno da noite.

A partir de fevereiro, o Hospital Universitário de Nagoya vai contar com quatro robots, entre as cinco da tarde e as oito horas da manhã, para ajudar os seus funcionários, entregando remédios e amostras de teste, mesmo entre os andares do hospital.

Com a aparência de um frigorífico móvel, cada robot tem 125 centímetros de altura,  50 centímetros de largura e “viajam” a uma velocidade de 3.6km/h. Têm ainda capacidade para 90 litros, podem transportar até 30 quilos e, quando precisam de recarga, vão automaticamente para uma estação de carga.

Os robots farão as suas rotas entre a unidade de Cuidados Intensivos Cirúrgicos do hospital, o departamento de Farmácia Hospitalar e o departamento de Laboratório Clínico, e trabalhadores registados, como enfermeiros e farmacêuticos, podem usar um tablet para chamar um deles e designar o seu destino.

Através da consulta da planta do hospital, de dispositivos com radar e de várias câmaras, os robots têm um campo de visão de 360 graus, que lhes permite que, no caso de alguém se colocar no seu caminho durante a entrega dos materiais, se consigam desviar automaticamente ou pedir “com licença, deixe-me passar”.

Dependendo do resultado da experiência, as autoridades hospitalares poderão expandir o uso dos robots, sendo que o objetivo primordial é “garantir que os enfermeiros e outros profissionais se  possam concentrar mais nos seus deveres primários”, disse Naoki Ishiguro, diretor do hospital, segundo a publicação The Asahi Shimbun» in https://tek.sapo.pt/noticias/computadores/artigos/robots-vao-ajudar-enfermeiros-em-hospital-japones

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover