31/01/18

Criminalidade - PGR confirma que operação está relacionada com a operação "Rota do Atlântico", que tem José Veiga como o principal suspeito e que investiga a alegada prática de crimes económicos.



«Juiz Rui Rangel alvo de buscas

PGR confirma que operação está relacionada com a operação "Rota do Atlântico", que tem José Veiga como o principal suspeito e que investiga a alegada prática de crimes económicos.

Rui Rangel e a ex-mulher Fátima Galante, ambos juízes desembargadores, estão a ser alvos de buscas da Polícia Judiciária. Em causa estão acórdãos de Rangel em beneficio de terceiros, a troco de subornos.

A operação está a ser acompanhada por um juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça e pelo antigo procurador-geral da justiça, Souto Moura.

A Procuradoria já confirmou à Renascença que as buscas, em vários locais, estão relacionadas com o caso "Rota do Atlântico". Rui Rangel é suspeito de ter recebido centenas de milhares de euros do empresário José Veiga, arguido no processo.

“Este processo teve origem numa certidão extraída da designada Operação ‘Rota do Atlântico’. Estão em causa suspeitas de crimes de recebimento indevido de vantagem, ou, eventualmente, de corrupção, de branqueamento de branqueamento de capitais, tráfico de influência e de fraude fiscal”, pode ler-se na nota.

Esta acção conta com vários inspectores e passa por buscas em vários locais: casas particulares e Tribunal da Relação de Lisboa, onde o juiz exerce funções e tomou as decisões em causa, e ainda na SAD do Benfica.

Há suspeitos de corrupção passiva, branqueamento de capitais e fraude fiscal por parte de Rui Rangel e Fátima Galante, de corrupção activa por parte dos empresários que beneficiaram das decisões e ainda de branqueamento por parte daqueles que serviram de "testas de ferro" no esquema, como o advogado Santos Martins, amigo de Rangel, que receberia subornos em nome do juiz para depois lhe fazer chegar dinheiro de forma faseada.

Segundo garante o "Correio da Manhã", milhares de euros terão sido depositados por José Veiga em contas do filho do advogado, José Bernardo Santos Martins. De resto, a Judiciária terá feito uma busca a Santos Martins e descoberto talões de depósito em contas do juiz, sempre abaixo dos 10 mil euros, para fugir ao branqueamento de capitais. Também terá encontrado e-mails de Rangel a pedir dinheiro ao amigo advogado.

De acordo com o Ministério Público, os detidos celebravam, alegadamente, contratos de fornecimento de bens e serviços relacionados com obras públicas, construção civil e venda de produtos petrolíferos, entre diversas entidades privadas e estatais.

Há um ano, Rui Rangel foi afastado pelo Supremo Tribunal de Justiça do caso "Operação Marquês", que envolve o ex-primeiro-ministro José Sócrates. A decisão surgiu na sequência do pedido Ministério Público, que considerava "existir motivo sério e grave, adequado a gerar desconfiança sobre a imparcialidade” do juiz do Tribunal da Relação de Lisboa, a quem coube a apreciação de dois recursos judiciais do antigo primeiro-ministro. » in http://rr.sapo.pt/noticia/104292/juiz-rui-rangel-alvo-de-buscas?utm_source=rss

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover