08/01/18

Liga NOS: F.C. do Porto 4 vs Vitória de Guimarães 2 - Vitória expressiva sobre o Vitória de Guimarães, no fecho da primeira parte da Liga, garante manutenção do primeiro lugar.



«ESTE DRAGÃO TAMBÉM SABE DAR A VOLTA

Vitória por 4-2 sobre o Vitória de Guimarães, no fecho da primeira parte da Liga, garante manutenção do primeiro lugar.

Quando Raphinha abriu o marcador na noite deste domingo (em presumível fora de jogo, ainda que por um pelo), o FC Porto viu-se numa situação inédita nesta edição da Liga: estava em desvantagem e a necessitar de pelo menos dois golos para vencer e manter a liderança da prova, já que o Sporting já tinha vencido nesta 17.ª jornada. A pressão foi alimento e não inibição: quatro golos na segunda parte continuaram a alimentar a impressionante média no Dragão (3,3) e garantiram o primeiro lugar na viragem para a segunda volta, algo que já não acontecia desde 2010/11. 

Este resultado foi conseguido graças a uma segunda parte absolutamente demolidora. E, se toda a equipa tem que ser mencionada no processo do jogo, não há como não referir a arte de Brahimi – autor de um golo genial, no 100.º jogo na Liga – e Corona e dos dois avançados, Aboubakar e Marega. O camaronês marcou o golo que abriu portas para a revolta, aos 57 minutos, e o maliano bisou: ambos têm agora 14 golos na prova – são terceiro e quarto melhores marcadores. Entretanto, já lá vão oito vitórias consecutivas e 17 jogos sem perder, em todos as competições.

Com Reyes e Óliver como novidades no onze, o FC Porto dominou toda a primeira parte, mas ao intervalo perdia por 0-1, graças a um golo de Raphinha, aos 22 minutos, no primeiro de dois remates que os vimaranenses fizeram nos primeiros 45 minutos. Porém, o intervalo podia ter chegado com outro resultado, porque há dois penaltis cometidos sobre Marega, ambos por evidentes puxões de camisola, e Rafael Miranda também poderia ter visto o segundo cartão amarelo.

Já eram os azuis e brancos que carregavam sobre o adversário na primeira parte, mas a reação à desvantagem foi demolidora depois do intervalo. A velocidade e intensidade postas em campo aumentaram e, logo aos 49 minutos, Aboubakar só viu o golo fugir devido a uma extraordinária defesa de Douglas.

Seria o ensaio para o que viria a seguir, porque os Dragões dariam a volta ao resultado em apenas cinco minutos: Aboubakar, servido por Corona, fez o empate aos 57 e Brahimi, aos 62, fez o 2-1, num lance genial, em que ultrapassou Jubal e picou a bola sobre Douglas. O Dragão ficou em delírio e o FC Porto passou então a dar prioridade ao controlo do jogo, mas o marcador não ficaria por aqui.

Marega, primeiro servido pelo suplente Hernâni e depois por Ricardo, bisou e só não se registou mais uma goleada no livro de estatísticas porque Heldon reduziu para 4-2, já o encontro estava quase no fim. Nada que estragasse a festa: com 45 pontos – os mesmos somados à 17.ª ronda de 2012/13, no último título de campeão –, o FC Porto continua com mais dois do que o Sporting, segundo, e com os olhos postos em chegar primeiro à meta.

VER FICHA DE JOGO» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/2017%20-%202018/este-dragao-tambem-sabe-dar-a-volta-1-7-2018.aspx


(Porto vs Vitória de Guimarães 4-2 - Todos os Golos & Resumo | 07/01/2018)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover