03/11/14

Ambiente - As tempestades de fogo afetam o mundo todo, sobretudo as florestas dos Estados Unidos e da Indonésia e a mata australiana.

Tempestades de fogo: Os infernos mais violentos da natureza

«Tempestades de fogo: Os infernos mais violentos da natureza

As tempestades de fogo são um dos fenómenos mais violentos e imprevisíveis da natureza. Ventos com força de tornados alastram chamadas de até mil graus Celsius por edifícios e florestas. As vítimas tendem a sufocar antes de conseguirem fugir, e cidades inteiras são destruídas. Os sobreviventes de tempestades de fogo descrevem escuridão, bolas de fogo com cem metros de altura e um rugido como o de um avião a jato. Para melhor explicar o mero calor, as tempestades de fogo podem ser quentes o suficiente para derreter alumínio e asfalto, deformar cobre e transformar areia em vidro.

As tempestades de fogo afetam o mundo todo, sobretudo as florestas dos Estados Unidos e da Indonésia e a mata australiana. Dão-se especialmente no verão e outono, quando a vegetação está seca. Embora sejam um fenómeno natural, algumas das mais devastadoras foram propositadamente ateadas. Na II Guerra Mundial, por exemplo, os Aliados usaram incendiários e explosivos para provocar tempestades de fogo devastadoras em cidades japonesas e alemãs. Tempestades de fogo também irromperam após o impacto cataclísmico há 65,5 milhões de anos que muitos creem ter levado à extinção dos dinossáurios.

As alterações climáticas podem já estar a aumentar o risco de megaincêndios ao tornar os verões ainda mais quentes e secos. A Rocky Mountain Climate Organization, por exemplo, anunciou que, de 2003 a 2007, os 11 estados ocidentais dos EUA aqueceram, em média, um grau Celsius. A estação de risco de incêndios ganhou 78 dias desde 1986.

O risco de uma tempestade de fogo australiana atingir uma grande cidade também escalou nos últimos 40 anos. As alterações climáticas podem ter exacerbado isto ao aumentar o risco de longas ondas de calor e dias extremamente quentes. Só em janeiro de 2013, cem incêndios florestais assolaram os estados de Nova Gales do Sul, Victoria e Tasmânia, na sequência de uma onde de calor recorde. As temperaturas diárias máximas subiram para 40,3 graus Celsius, batendo o recorde de 1972.

As tempestades de fogo podem dar-se durante incêndios florestais, mas não são simples fogos incontroláveis. Na verdade, são grandes o suficiente para criarem o seu próprio clima. As trovoadas, ventos fortes e remoinhos de fogo – minitornados de chamas – que podem gerar são parte do seu poder aterrador.

O fogo intenso pode ter tanta energia como uma trovoada. O ar quente eleva-se acima dele, sugando oxigénio extra e detritos secos, que alimentam e alastram o fogo. Os ventos podem atingir velocidades de tornados – dezenas de vezes mais rápidos que ventos normais. O enorme pilar de ar ascendente, ou coluna térmica, que rodopia sobre a tempestade de fogo pode gerar nuvens de trovoada e até relâmpagos que ateiam novos incêndios.

A coluna térmica, por sua vez, pode gerar vários tornados ardentes, que podem atingir 200 metros de altura e 300 metros de largura, durante pelo menos 20 minutos. Estes lançam barrotes e outros detritos em chamas pela paisagem, alastrando o incêndio. O ar turbulento pode atingir os 160 quilómetros por hora, chamuscando encostas a cem metros de fogo principal. É muito mais forte que um típico fogo descontrolado, que se move a cerca de 23 quilómetros por hora – pouco abaixo da velocidade de corrida média humana.

Como todos os fagos, as tempestades de fogo precisam de três elementos para arder: uma fonte de calor para ignição e para secar matéria combustível; combustível, seja papel, erva ou árvores; e pelo menos 16% de oxigénio para facilitar o processo químico. Quando a madeira ou outro combustível arde, reage com oxigénio no ar envolvente para libertar calor e gerar fumo, brasas e vários gases. Estes fenómenos são tão intensos que tendem a consumir todo o oxigénio disponível, sufocando quem se refugia em valas, abrigos antiaéreos ou caves.» in http://querosaber.sapo.pt/ambiente/tempestades-de-fogo-os-infernos-mais-violentos-da-natureza


(Tornado de fogo)


(Fire Tornado Science Demonstration Show)


("Firenado" Australia at actual speed)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover