05/11/14

Religião Fátima - O manuscrito da terceira parte do Segredo de Fátima foi analisado esta semana no Centro de Física Atómica, anunciou hoje o Santuário de Fátima, explicando que as análises visaram a certificação do documento.



«Manuscrito da terceira parte do Segredo de Fátima analisado no Centro de Física

Fátima, 05 nov (Lusa) -- O manuscrito da terceira parte do Segredo de Fátima foi analisado esta semana no Centro de Física Atómica, anunciou hoje o Santuário de Fátima, explicando que as análises visaram a certificação do documento.

Citado numa nota de imprensa, o diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte, afirma que, "através de uma parceria com o Centro de Física Atómica, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, em cujos laboratórios o manuscrito esteve dois dias, 03 e 04 de novembro, o documento foi analisado com equipamento científico não invasivo".

Segundo Maria Luísa Carvalho, coordenadora do projeto científico, o objetivo deste trabalho "tem em vista "a caracterização do papel e da tinta", sendo que "os resultados obtidos serão comparados com os de outros documentos da época, obtidos pela mesma técnica, escritos pela irmã Lúcia antes e após a redação deste documento, para certificação".

Deste estudo faz também parte a análise dos documentos da primeira e segunda partes do Segredo de Fátima, cujos manuscritos são propriedade da Diocese de Leiria-Fátima e que, na sequência de um protocolo assinado em outubro, se encontram à guarda do Santuário de Fátima.

"Os resultados e conclusões deste trabalho serão publicados numa edição que o santuário está a preparar sobre o Segredo de Fátima e serão ainda objeto de publicação em revista científica internacional da especialidade", refere a instituição.

Segundo o santuário, da equipa fizeram parte os seguintes professores do Departamento de Física e membros do Centro de Física Atómica: Maria Luísa Carvalho, Marta Manso, Sofia Pessanha, José Paulo Santos, Mauro Guerra e Mário Costa.

"Os trabalhos foram acompanhados por Marco Daniel Duarte e por Ana Rita Santos, conservadora restauradora do Museu do Santuário de Fátima", adianta a nota de imprensa.

O manuscrito da terceira parte do Segredo de Fátima esteve em exposição, denominada "Segredo e Revelação", entre 30 de novembro de 2013 e 31 de outubro, que foi vista por 227.921 pessoas.

O documento, que pertence ao Arquivo da Congregação para a Doutrina da Fé, em Roma, ao qual será devolvido, pode ser visto em http://segredoerevelacao.fatima.pt, versão virtual da exposição.

Desde que foi disponibilizada "on-line", a 13 de julho, esta exposição virtual registou 63.156 visitantes", acrescenta o santuário.

O chamado Terceiro Segredo de Fátima é a terceira parte do segredo que terá sido revelado pela Virgem Maria a três crianças portuguesas, os pastorinhos de Fátima, Lúcia de Jesus dos Santos, Francisco Marto e Jacinta Marto, a 13 de julho de 1917, na Cova da Iria.

As duas primeiras partes foram reveladas em 1941 e a terceira parte foi escrita em 1944, e o documento guardado num envelope selado e, posteriormente, entregue ao Arquivo Secreto do Santo Ofício.

Esta foi apenas divulgada a 13 de maio de 2000, em Fátima, por ocasião da terceira visita do papa João Paulo II ao maior santuário mariano do país, na qual foram beatificados Francisco e Jacinta Marto.

SR (JYMC) // SSS

Lusa/Fim» in http://portocanal.sapo.pt/noticia/42417/




«J.M.J.

Transcreve-se, a seguir, o texto da parte do segredo escrito pela Irmã Lúcia em 3 de Janeiro de 1944, constante dos documentos publicados pela Congregação para a Doutrina da Fé, e editados no ano 2000 pela Libreria Editrice Vaticana:

«A terceira parte do segredo revelado a 13 de Julho de 1917 na Cova da Iria – Fátima.
Escrevo em acto de obediência a Vós Deus meu que mo mandais por meio de sua Ex.cia Rev.ma o Senhor Bispo de Leiria e da Vossa e minha Santíssima Mãe.
Depois das duas partes que já expus, vimos ao lado esquerdo de Nossa Senhora um pouco mais alto um Anjo com uma espada de fogo em a mão esquerda; ao cintilar, despia chamas que parecia iam incendiar o mundo; mas apagavam-se com o contacto do brilho que da mão direita expedia Nossa Senhora ao seu encontro: O Anjo apontando com a mão direita para a terra, com voz forte disse: Penitência, Penitência, Penitência! E vimos n’uma luz imensa que é Deus: “algo semelhante a como se vem as pessoas n’um espelho quando lhe passam por diante” um Bispo vestido de branco “tivemos o pressentimento de que era o Santo Padre”. Vários outros Bispos, Sacerdotes, religiosos e religiosas subir uma escabrosa montanha, no cimo da qual estava uma grande Cruz de troncos toscos como se fora de sobreiro com a casca; o Santo Padre, antes de chegar aí, atravessou uma grande cidade meia em ruínas, e meio trémulo com andar vacilante, acabrunhado de dor e pena, ia orando pelas almas dos cadáveres que encontrava pelo caminho; chegado ao cimo do monte, prostrado de joelhos aos pés da grande Cruz foi morto por um grupo de soldados que lhe dispararam vários tiros e setas, e assim mesmo foram morrendo uns trás outros os Bispos, Sacerdotes, religiosos e religiosas e varias pessoas seculares, cavalheiros e senhoras de várias classes e posições. Sob os dois braços da Cruz estavam dois Anjos cada um com um regador de cristal em a mão, n’êles recolhiam o sangue dos Mártires e com êle regavam as almas que se aproximavam de Deus.
Tuy, 3-1-1944”.» in http://www.santuario-fatima.pt/portal/index.php?id=42323


Terceiro Segredo de Fátima escrito por Irmã Lucia REVELADO! [DOCUMENTO ORIGINAL]


(PARTE INÉDITA DO 3º SEGREDO DE FÁTIMA)


(3º Segredo de Fátima)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover