24/11/14

Criminalidade - José Sócrates vai ter de ficar em prisão preventiva por decisão do juiz Carlos Alexandre, o ex-primeiro-ministro é suspeito dos crimes de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal.



«JOSÉ SÓCRATES FICA EM PRISÃO PREVENTIVA

Medidas de coação foram anunciadas pelo advogado à saída do tribunal. Ex-primeiro-ministro vai recorrer. Só um dos quatro arguidos, o advogado Gonçalo Trindade Ferreira, é que não fica em preventiva.

José Sócrates vai ter de ficar em prisão preventiva por decisão do juiz Carlos Alexandre. O ex-primeiro-ministro é suspeito dos crimes de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal. O seu advogado, João Araújo, anunciou que vai recorrer da decisão para o Tribunal da Relação, mas esse recurso não evita que vá agora para a cadeia.

De acordo com a lei, o Ministério Público tem quatro meses para deduzir uma acusação. Se o prazo se esgotar, Sócrates terá de ser libertado. À saída do tribunal, o advogado de Sócrates considerava a medida "extremamente injusta" e anunciou que vai recorrer.

O ex-primeiro ministro foi detido na noite de sexta-feira no Aeroporto da Portela, em Lisboa, quando chegava de Paris. O Expresso apurou que uma das causas da detenção está relacionada com a casa avaliada em três milhões de euros onde o ex-primeiro-ministro residiu quando tirou um curso na capital francesa, depois de deixar o governo. O apartamento terá sido adquirido por Carlos Santos Silva, que alegadamente seria um testa de ferro de Sócrates. Os investigadores querem saber de onde veio o dinheiro para comprar a habitação. O ex-primeiro-ministro tinha dito publicamente que pediu um empréstimo de 120 mil euros ao banco para poder pagar o aluguer do apartamento e outras despesas durante o período em que passou em Paris, quando resolveu fazer um mestrado em Ciência Política.

Uma fonte judicial confirmou ao Expresso que além da casa de Paris estão em causa "muitas outras coisas". Os atos de José Sócrates enquanto primeiro-ministro poderão estar agora sob suspeita.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) emitiu na sexta-feira um comunicado a confirmar a detenção, que surge no âmbito de um processo de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal. Foram realizadas buscas à casa de Sócrates em Lisboa no sábado. O ex-primeiro-ministro acompanhou as diligências.

No domingo, e cerca de doze horas depois de o ex-primeiro-ministro ter chegado ao Campus da Justiça, em Lisboa, o seu advogado anunciou que o interrogatório iria terminar apenas hoje. Questionado sobre o estado de espírito de José Sócrates, o advogado João Araújo respondeu que "está ótimo, melhor que o meu". O ex-primeiro-ministro passou três noites detido nas instalações da PSP em Moscavide antes de conhecer as medidas de coação.» in http://expresso.sapo.pt/socrates-em-prisao-preventiva=f899597#ixzz3K1lFhGfx

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover