06/11/14

Geologia - Há cerca de 225 milhões de anos, árvores pré-históricas caíram para rios, onde depressa foram cobertas por uma camada de sedimentos e lama, que formou um revestimento apertado à volta dos troncos, cortando o oxigênio, que teria feito a madeira apodrecer.

O fenómeno natural das florestas petrificadas



«O fenômeno natural das florestas petrificadas

Encontramos por todo o mundo estranhas lajes de madeira, espalhadas por paisagens ermas. Na verdade, já não são madeira há milhões de anos.

Há cerca de 225 milhões de anos, árvores pré-históricas caíram para rios, onde depressa foram cobertas por uma camada de sedimentos e lama, que formou um revestimento apertado à volta dos troncos, cortando o oxigênio, que teria feito a madeira apodrecer. Com o tempo, a madeira absorveu minerais, incluindo sílica.

Este material é conhecido pelas suas propriedades cristalizantes e, à medida que o tronco foi apodrecendo ao longo de muitos séculos, a sílica substituiu-o, gerando espantosas representações em cristal da forma do material original e transformando os troncos de madeira em lajes de quartzo.

Ao desaparecer ou evaporar, a água deixou estas lajes de quartzo espalhadas pelas planícies. A erosão causada pelo vento e pela areia continuou a fustigá-las até os últimos pedaços de material orgânico serem removidos, deixando espantosos blocos de quarto dispersos por paisagens ermas e áridas.

A madeira petrificada encontra-se normalmente junto a vulcões, pois a sílica, que é fundamental para a produção dos cristais, costuma vir da cinza lançada por um vulcão em erupção.

A maioria das florestas petrificadas são áreas protegidas, por isso, pode ir ver este incrível fenómeno natural, mas não pode leva nenhum bocado para decorar a sua lareira.» in http://querosaber.sapo.pt/ambiente/o-fenomeno-natural-das-florestas-petrificadas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover