«Morreu Fernando de Mascarenhas, 12º Marquês de Fronteira
Fernando Mascarenhas notabilizou-se pela atividade cultural e pela relevância na sociedade portuguesa.
Morreu Fernando de Mascarenhas, 12º Marquês de Fronteira, confirmou o Expresso ao início desta tarde. O aristocrata, de 69 anos, foi uma figura relevante na cultura portuguesa, nomeadamente como dinamizador do Palácio de Fronteira.
"O verdadeiro aristocrata tem consciência de que tem uma história atrás de si e é essa própria consciência da história que tem atrás de si que o faz ter uma consciência igualmente clara de que também tem uma história à sua frente. Respeitar a tradição é saber que se é um elo na cadeia e que tanto conta o que está para trás, como o que está para a frente", escreveu Fernando de Mascarenhas no "Sermão ao meu Sucessor - Notas para uma Ética da Sobrevivência", escrito em 1994 ao futuro 13º Marquês da Fronteira.
Em entrevista a Anabela Mota Ribeiro, publicada em 2003 no Diário de Notícias, Fernando de Mascarenhas afirmava: "Para além de manter a casa e alguns bens, é preciso também trazer de tantas em tantas gerações algum lustre à casa. Penso que trouxe algum lustre à casa, e isso faz parte do meu legado. Faço gosto nisso."» in http://expresso.sapo.pt/morreu-fernando-mascarenhas-12-marques-de-fronteira=f897799
Mais informação sobre o 12.º Marquês da Fronteira em:
http://www.rtp.pt/arquivo/?article=1121&tm=44&visual=4
Sem comentários:
Enviar um comentário