12/11/14

Óbitos - Morreu Fernando de Mascarenhas, 12º Marquês de Fronteira, confirmou o Expresso ao início desta tarde, o aristocrata, de 69 anos, foi uma figura relevante na cultura portuguesa, nomeadamente como dinamizador do Palácio de Fronteira.

Morreu Fernando de Mascarenhas, 12º Marquês de Fronteira

«Morreu Fernando de Mascarenhas, 12º Marquês de Fronteira

Fernando Mascarenhas notabilizou-se pela atividade cultural e pela relevância na sociedade portuguesa. 

Morreu Fernando de Mascarenhas, 12º Marquês de Fronteira, confirmou o Expresso ao início desta tarde. O aristocrata, de 69 anos, foi uma figura relevante na cultura portuguesa, nomeadamente como dinamizador do Palácio de Fronteira.

"O verdadeiro aristocrata tem consciência de que tem uma história atrás de si e é essa própria consciência da história que tem atrás de si que o faz ter uma consciência igualmente clara de que também tem uma história à sua frente. Respeitar a tradição é saber que se é um elo na cadeia e que tanto conta o que está para trás, como o que está para a frente", escreveu Fernando de Mascarenhas no "Sermão ao meu Sucessor - Notas para uma Ética da Sobrevivência", escrito em 1994 ao futuro 13º Marquês da Fronteira.

Em entrevista a Anabela Mota Ribeiro, publicada em 2003 no Diário de Notícias, Fernando de Mascarenhas afirmava: "Para além de manter a casa e alguns bens, é preciso também trazer de tantas em tantas gerações algum lustre à casa. Penso que trouxe algum lustre à casa, e isso faz parte do meu legado. Faço gosto nisso."» in http://expresso.sapo.pt/morreu-fernando-mascarenhas-12-marques-de-fronteira=f897799

Mais informação sobre o 12.º Marquês da Fronteira em:

http://www.rtp.pt/arquivo/?article=1121&tm=44&visual=4

Sem comentários:

Enviar um comentário