25/07/14

Vila de Celorico de Basto - Com vista para a Senhora da Graça, a igreja situada no Monte Farinha, e perto da ecopista que percorre a antiga linha de comboio desde o Arco de Baúlhe a Amarante, o Parque de Campismo de Celorico de Basto é o ideal para partir à descoberta das Terras de Basto.



«Norte e Galiza: Amor e uma tenda

Dias tranquilos com passagem pelo único parque nacional e pelas zonas protegidas de Sanábria, em Zamora, ou pelas ilhas Ciès, na Galiza.

Com vista para a Senhora da Graça, a igreja situada no Monte Farinha, e perto da ecopista que percorre a antiga linha de comboio desde o Arco de Baúlhe a Amarante, o Parque de Campismo de Celorico de Basto é o ideal para partir à descoberta das Terras de Basto. Localizado na margem direita do rio Tâmega, onde os mais novos aproveitam para dar uns mergulhos, tem zonas de sombra para acampar e quatro bungalows recentemente melhorados.

No início de julho, encontrámos as filhas dos Pinto Alves a ver um filme, enquanto a mãe punha a leitura em dia. E nem a ausência do pai, a trabalhar, impediu umas férias "só de mulheres". É também pelas condições do espaço que os Amaral vieram do Porto passar uns dias. Ali ao lado, o casal Andrade, de Valongo, transformou uma caravana numa casa de férias onde aproveita para "estar em contacto com a natureza e relaxar". A nova responsável do parque, Maria das Dores Vieira, não se cansa de encontrar soluções para todas as necessidades. Aconselha atividades na biblioteca municipal ou o passeio pela ecopista que tem o ponto 0 na estação de Celorico, onde se pode comprar compota com pétalas de camélias.

Por campos e aldeias

A viagem até Puebla de Sanábria, em Espanha, pode ser feita com calma, por Gimonde, Bragança, atravessando a fronteira pela aldeia comunitária Rio de Onor. Nesta altura, o verde é entrecortado pelo amarelo do centeio ou pelo vermelho das cerejas bem maduras, um desafio a curtas paragens. Do Parque de Campismo Isla de Puebla, situado na vila medieval espanhola e colado ao rio Tera, avista-se a povoação e o castelo do século XV. A grande atração é o parque natural do Lago de Sanábria, considerado o maior de origem glaciar em Espanha. As praias de Folgoso e Vilquiella são pequenos areais que permitem estender a toalha, fazer piqueniques ou dar um passeio de catamarã pelo lago. Antes de partir novamente prepare-se para as curvas e selecione o caminho: pela serra do Xurés, o lado espanhol, passando por Torneiros e pelas lagoas quentes, ou fazendo o trajeto por Chaves e Montalegre.

Já no coração do Gerês, perto da mata da Albergaria, da Geira Romana (a via que ligava Braga a Astorga) e de Vilarinho das Furnas (aldeia submersa pela barragem), situa-se um dos parques de campismo mais agradáveis do Norte, o de Cerdeira. Aqui, é a tranquilidade da montanha que atrai a maioria dos campistas. Este é o caso de Maria João Santos e José Gamito, instalados numa das zonas mais frescas. Ela repete a experiência, ele, alentejano, veio pela primeira vez contemplar uma paisagem diferente daquela a que está habituado. O mesmo fez uma bailarina portuguesa a viver há três anos no Norte de Inglaterra. Veio pelo ar puro, mas também para mostrar ao namorado canadiano uma das mais belas regiões do País. Divertidos, e a comprovar que o amor e uma minúscula tenda podem ser suficientes para viver dias felizes, estavam dois estudantes alemães que fizeram Erasmus em Lisboa. Alugaram um carro para conhecer o parque nacional e treinar o português que falam com facilidade.

Apesar da pacatez nesta altura, não se pense que por ali não há o que fazer. A família Sá, instalada num dos bungalows de pedra, veio da capital para uma semana de férias recheada de atividade. Ao pequeno-almoço, já todos conheciam a agenda: mergulhos na piscina de manhã, passeio de canoa à tarde. E ainda com tempo para André, de 8 anos, pôr a leitura em dia, e Miguel, de 11, recordar a caminhada da véspera e o tempo dedicado ao arborismo, no parque-aventura do campismo.

Em terras minhotas, os grandes madrugadores são os estrangeiros. Ao início da manhã, Françoise Caffard já estava de calções almofadados e capacete, pronta para um passeio de várias dezenas de quilómetros, de bicicleta, com dois amigos de Lyon. Bem perto, numa carrinha com um quadro de ardósia estrategicamente colado na porta, duas crianças, de 3 e 5 anos, rabiscam os primeiros desenhos do dia. Para os pais, há três meses em trânsito pela Europa, o Gerês foi uma das melhores descobertas. "É muito bonito e seguro para eles brincarem", diz Julia Wagner, enquanto arruma a louça do pequeno-almoço.

Ares atlânticos

São as idas e vindas dos barcos que marcam o ritmo nas ilhas Ciès, cuja praia de Rodas, entre as ilhas de Monteagudo e de El Faro, foi eleita como uma das mais belas do mundo pelo The Guardian, em 2007. Quando o último barco parte, às oito da noite, e só algumas centenas de pessoas ficam instaladas no parque de campismo, sente-se logo a diferença.
Aconselha-se a acordar bem cedo e a aproveitar a praia quase vazia até às dez da manhã, altura em que, de novo, acaba o sossego, com a chegada da primeira embarcação. No resto do dia, pode refugiar-se nos recantos da ilha a observar aves, percorrendo um dos trilhos, subir até à zona do Farol ou ao alto do Príncipe, espreitar as praias mais pequenas, incluindo uma, resguardada e frequentada por naturistas, a de Figueiras.

Para ficar no camping, é preciso comprar, antecipadamente, o lugar em Vigo ou pela net. Não sendo um luxo (tem chão duro), está resguardado por sombras de árvores e fica a escassos 50 metros da praia. E não se preocupe com o despertador porque a colónia de gaivotas se encarrega do toque de alvora.» in http://visao.sapo.pt/norte-e-galiza-amor-e-uma-tenda=f790401#ixzz38VnGDsOQ


(Parque de Campismo Celorico de Basto)


(Parque de Campismo de Celorico de Basto)


(Celorico de Basto)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover