08/07/14

Amarante Dolmen - O presidente da cooperativa Dolmen, que envolve parceiros públicos e privados do Baixo Tâmega e Douro Sul, defende que o potencial turístico de Amarante pode ajudar a dinamizar a economia dos concelhos vizinhos.



«Potencial turístico de Amarante pode ajudar outros municípios da região

O presidente da cooperativa Dolmen, que envolve parceiros públicos e privados do Baixo Tâmega e Douro Sul, defende que o potencial turístico de Amarante pode ajudar a dinamizar a economia dos concelhos vizinhos.

"O prestígio e a notoriedade de Amarante pode ajudar a alavancar o turismo da região. Por isso escolhemos este espaço, que é uma âncora do desenvolvimento e vai dinamizar o conjunto destes municípios", afirmou Telmo Pinto.

O dirigente falava à Lusa a propósito da abertura, em Amarante, da nova loja de turismo daquela cooperativa.

Telmo Pinto recordou que Amarante, no conjunto dos seis municípios que integram a cooperativa, é o que recebe "mais turistas e mais visitantes".

"Costumamos dizer que a região do Douro Verde, e Amarante em particular, é a porta de entrada e saída do Douro Vinhateiro. Cada vez mais tem de haver âncoras no desenvolvimento que dinamizem o conjunto destes territórios", considerou ainda.

Sobre a nova loja, Telmo Pinto explicou que se trata de "um espaço do Douro e Tâmega, onde se pretende "envolver todo o conjunto de instituições e empresas dos seis municípios".

"Neste espaço conseguimos encontrar o que de melhor tem a região. Conseguimos preparar o espaço para atrair mais turistas, dar a conhecer a região e assim a potenciar a economia e o desenvolvimento social dos seis concelhos da Dolmen", acrescentou.

A Dolmen opera nos concelhos de Amarante, Marco de Canaveses, Baião, Cinfães, Resende e a parte de Penafiel que confina com o rio Tâmega, sendo responsável pela gestão de fundos europeus ligados ao desenvolvimento rural.

O presidente da Câmara de Amarante sublinhou, em declarações à Lusa, que a nova loja é importante para aquela cidade, mas também para a região.

"Este espaço vai permitir que possamos mostrar ao mundo aquilo que muito bem se faz por cá e as belíssimas paisagens que a região tem", sublinhou José Luís Gaspar.

A loja inclui também um espaço de promoção da Rota do Românico do Tâmega e Sousa, um dos grandes atrativos turísticos do território.

A diretora da Rota do Românico, Rosário Machado, destacou, em declarações à Lusa, a importância da loja para melhorar "a informação diversificada" que os turistas vão ter sobre o conjunto de monumentos do território.

Para a dirigente, a abertura daquele espaço em Amarante também traduz o envolvimento dos municípios do Baixo Tâmega e do Douro Sul na dinâmica da Rota do Românico, um projeto que começou a ser desenvolvido no Vale do Sousa.

"Este projeto mostra que os municípios já assumem a rota como um projeto fundamental para o território", concluiu.» in http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=750847&tm=4&layout=121&visual=49


(Inauguração da Loja de Turismo da Dolmen, em Amarante)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover