09/07/14

Amarante Fregim - Sobre a História de Amarante e da Freguesia de Fregim, escreveu o Dr. Luís Van Zeller Macedo, Amarante 1989.



Sobre a História de Amarante e da Freguesia de Fregim, escreveu o Dr. Luís Van Zeller Macedo:

«(..) Antes de terminar este episódio, quero ainda contar outro facto, que vou narrar, por dele ter conhecimento através da tradição que me parece bastante credível.

As tropas francesas, à maneira que avançavam, provocaram incêndios em Vila Meã, em Manhufe e em Fregim. Era a arma do terror que empregavam, sem escrúpulos.

Em Fregim estiveram algum tempo a preparar a invasão da Vila, que sabiam estar bem defendida. Enquanto isso ocuparam as casas maiores como a chamada Casa da Capela, do Dr. Casimiro, pai do Capitão Augusto Casimiro.

Instalaram-se os oficiais na casa e os cavalos puseram-nos na capela que era muito grande, quase uma igreja. Quando se retiraram, como sempre faziam, incendiaram a casa e a capela também não foi poupada. Mais tarde o dono da casa reconstruíu-a mas a capela não, por ter ficado, segundo diziam, profanada. Preferiam fazer uma capela nova. As ruínas da antiga, que foi incendiada, ainda lá estão. (..)» in (Pequena História de Amarante, compilada por Luís Van Zeller Macedo, Amarante 1989)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover