15/07/14

Amarante Rota do Românico - A Igreja do Salvador situa-se na freguesia de Real, no extremo sudoeste do concelho de Amarante; nas inquirições de 1258, a freguesia encontra-se designada por São Salvador que, sendo o orago, era por estes tempos o nome da localidade.




«Igreja Românica de Real

A Igreja do Salvador situa-se na freguesia de Real, no extremo sudoeste do concelho de Amarante. Nas inquirições de 1258, a freguesia encontra-se designada por São Salvador que, sendo o orago, era por estes tempos o nome da localidade. 

Existia, porém, o lugar de Rial. De esclarecer que, no caso desta freguesia, a designação de Real não provém, como à primeira vista possa parecer, de um termo ligado à realeza, derivando sim de rial, conjunto de várias nascentes, uma derivação de rigu. 

A topografia e a localização da Igreja do Salvador comprovam-no: a freguesia está enquadrada num vale muito estreito, formado a nordeste por cumes ou cabeços e a Igreja encontra-se edificada numa pequena chã da encosta, em local isolado e ladeada por linhas de água.

Pouco chegou até nós sobre a história desta Igreja dedicada ao Salvador. Segundo as Inquirições de 1220, onze dos casais desta freguesia pertenciam a esta Igreja e os restantes aos Mosteiros de Mancelos, Travanca, Bustelo e à Igreja de Vila Cova.

Construída no primeiro quartel do século XIV e com alterações significativas na Época Moderna, este imóvel poder-se-á inserir no intitulado românico tardio.

No século XVIII, este espaço de culto estava devidamente embelezado e arranjado, transparecendo do elogio feito ao padre da freguesia pelo Visitador de 1760, quando refere o zelo colocado no arranjo da igreja.



Igreja Velha de Real - Vila Meã (Amarante)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover