17/07/14

Geologia - Uma cratera gigante detectada no Norte da Sibéria deixou a comunidade científica intrigada, estando já organizada uma expedição para a investigar esta quarta-feira.

Cratera gigante na Sibéria intriga cientistas

«Cratera gigante na Sibéria intriga cientistas

Uma cratera gigante detectada no Norte da Sibéria deixou a comunidade científica intrigada, estando já organizada uma expedição para a investigar esta quarta-feira.

Encontrada na sexta-feira pelo engenheiro Konstantin Nikolaev, durante um voo de helicóptero, a cratera é grande o suficiente para alojar vários helicópteros Mi-8, segundo os pilotos, mas ainda não foram realizadas as medições oficiais.



A anomalia foi registada na península de Yamal (que se traduz por «O Fim do Mundo»).
Na Internet, multiplicaram-se as especulações acerca de origem do buraco, que está a cerca de 30 km do maior campo de extracção de gás de Yamal, Bovanenkovo.

Enquanto alguns acreditam que se tratou da queda de um meteorito, outros apontam que será o vestígio deixado pela aterragem ou queda de um OVNI.

Mas a investigadora russa Anna Kurchatova, do Centro de Investigação Centífica do Sub-Ártico, tem outra teoria: o aquecimento global.

Segundo a cientista, citada pelo Siberian Times, o solo congelado acumulou ao longo dos séculos bolsas de uma mistura de gás, água e sal, que com o calor formaram pressão suficiente para provocar uma «explosão semelhante à da rolha de uma garrafa de champanhe».

A expedição organizada para descobrir a verdade é composta por elementos do Centro para o Estudo do Ártico (da Rússia) e do Instituto da Criosfera da Academia de Ciências.

Os peritos, acompanhados por um especialista de um ministério russo, têm por missão recolher amostras do solo, do ar e da água na zona.

«Podemos avançar que definitivamente, não se tratou da queda de um meteorito», disse um porta-voz do Ministério da Emergência. «Ainda não podemos divulgar mais detalhes», acrescentou, citado pela publicação.» in http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=718466


(Cratera gigante na Sibéria intriga cientistas)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover