16/09/13

Criminalidade - A GNR deteve um pastor de 61 anos, suspeito de ter ateado um incêndio florestal na área do Parque Natural da Serra da Estrela.



«GNR deteve pastor suspeito de atear chamas em Gouveia 

A GNR deteve um pastor de 61 anos, suspeito de ter ateado um incêndio florestal na área do Parque Natural da Serra da Estrela.

Fonte do Comando Territorial da GNR da Guarda disse à agência Lusa que o homem foi detido, no passado sábado, por militares do Destacamento Territorial da GNR de Gouveia, após ter ateado as chamas nas proximidades de São Paio, onde reside. O detido confessou às autoridades a autoria do incêndio que justificou com a necessidade de "queimar pasto para renovar as pastagens para o gado".

A GNR apreendeu o isqueiro que o homem terá utilizado para realizar a queimada que destruiu cerca de 40 metros quadrados de pasto na área do Parque Natural da Serra da Estrela. "A intervenção rápida dos habitantes e dos bombeiros fez com que o fogo não tivesse alastrado", explicou a mesma fonte. O pastor foi notificado para comparecer na segunda-feira no tribunal de Gouveia para primeiro interrogatório judicial e aplicação de eventual medida de coação. A fonte da GNR da Guarda lamenta que "apesar das ações de sensibilização feitas junto dos pastores" relativamente à realização de queimadas, estas situações continuem a verificar-se no período em que as mesmas são proibidas.

"Continua a ser uma prática recorrente para a renovação das pastagens, que muitas vezes provoca incêndios de grandes proporções", observou. A GNR apela aos pastores e agricultores da região para que realizem apenas as queimadas nas épocas em que são permitidas, mediante autorização das autoridades competentes e sob vigilância dos bombeiros.» in http://www.guarda.pt/noticias/actualidade/Paginas/gnr-deteve-pastor-suspeito-de-atear-chamas-em-gouveia.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover