29/09/13

Cabeceiras de Basto - A tradicional Feira/Festa de S. Miguel de Refojos, que anualmente regista milhares de visitantes, encerra segunda-feira, dia 30 de setembro - dia das trocas - com atividades desportivas no parque do mosteiro e a animação musical com a Banda Quadrângulo prevista para as 21h30m.




«Cabeceiras de Basto: Cento e trinta expositores na Agro Basto

As Festas Concelhias prosseguem no concelho de Cabeceiras de Basto até à próxima segunda-feira, dia 30 de setembro. Depois de cinco dias de festa marcados pelas tradicionais corridas a cavalo, desfolhada tradicional, encontro de bombos e muita música tradicional, com destaque para a atuação do artista Quim Barreiros, ontem foi inaugurada a 37ª Exposição/Feira das Atividades Económicas de Basto - Agro Basto.

Coube aos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng. Joaquim Barreto e Dr. China Pereira, inaugurar o certame que este ano conta com 130 expositores, desde o artesanato local, aos tratores, alfaias agrícolas e automóveis, passando ainda pelo setor agroalimentar. De notar, ainda, a presença de diversas instituições e empresas da região, assim como a participação de diversos criadores de gado bovino (barrosã, maronesa e minhota), caprino (bravia), ovino (bordaleira d`entre Douro e Minho), cavalar (garrano) e suíno (porco bísaro). 

Organizado pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pela Régie Cooperativa Basto Vida, a 37ª Agro Basto, para além de ser uma grande mostra de equipamentos, produtos e serviços, visa a promoção socioeconómica, cultural e turística das Terras de Basto.

Na abertura do certame, os autarcas visitaram todos os expositores presentes desejando-lhes os maiores sucessos.

Satisfeito com o aumento do número de expositores, Joaquim Barreto congratulou-se com a realização da edição 2013 da Agro Basto, certame que tem sido “o mais abrangente possível e alargado aos setores da produção, transformação, distribuição e comercialização que estão aqui representados”.

Nas palavras de Joaquim Barreto, esta iniciativa tem permitido demonstrar “aquilo que é a força e a dinâmica da ruralidade” das Terras de Basto.

Joaquim Barreto mostrou-se ainda satisfeito com a adesão crescente dos expositores a este certame, evidenciando a evolução e modernização dos produtores locais, que se têm tornado, assim, “mais competitivos para combater a crise, acrescentando riqueza à economia local”.

Programa das Festas Concelhias 

A noite de ontem foi dedicada aos cantares ao desafio, prosseguindo o programa esta noite com a atuação do grupo musical ‘4Mens’, no palco da Agro Basto.

Em simultâneo, até ao dia 30 de setembro, as ruas estão engalanadas, com os comerciantes e os divertimentos a completar o cenário da festa, que aguarda a visita de milhares de pessoas.

Amanhã, dia 28 de setembro, é dia grande. O programa abre com o grupo de zés pereiras a anunciar as festas e a animar as principais ruas da vila, seguindo-se, às 9h30m, a feira de gado bovino (raças maronesa, barrosã e minhota) e o concurso pecuário aberto à participação dos distritos de Braga e Vila Real, no Parque do Mosteiro (org. pela Mútua de Basto/Norte). Após o desfile de gado agendado para as 12h00m, segue-se pelas 15h00m, as populares e tão apreciadas chegas de bois, uma iniciativa organizada pela Associação As Chegas. À noite tem lugar o arraial minhoto com a ‘Ronda das Concertinas’, onde cantadores e populares se juntam, cantando, percorrendo e animando as ruas desta vila Cabeceirense, enquanto no palco estará o cantor popular Augusto Canário. Segue-se um grande espetáculo de pirotecnia no Parque do Mosteiro e a ‘noite de estrelas’, organizado pela Contacto.

No domingo, dia 29 de Setembro, Dia do Município e Feriado Municipal, o programa começa às 11h00m com a missa solene na Igreja do Mosteiro de S. Miguel. Às 14h00m arranca a transmissão em direto do programa ‘Somos Portugal’. Às 14h30m, apresentam-se as Bandas de Música Cabeceirense e de Amarante. Às 15h00m, realiza-se o grande sorteio das festas de S. Miguel enquanto que em simultâneo, mas no palco da Agro decorre um Encontro de Folclore. Às 17h00m, tem início a imponente procissão em honra de S. Miguel e às 21h30m, atuam, em despique, as Bandas Cabeceirense e de Amarante.

A tradicional Feira/Festa de S. Miguel de Refojos, que anualmente regista milhares de visitantes, encerra segunda-feira, dia 30 de setembro - dia das trocas - com atividades desportivas no parque do mosteiro e a animação musical com a Banda Quadrângulo prevista para as 21h30m.

*** Nota da C.M. de Cabeceiras de Basto ***» in http://www.correiodominho.pt/noticias.php?id=72889


(Feira de São Miguel)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover