27/09/13

Amarante Política Local: Desta vez o testemunho de uma cidadã amarantina, no exercício do seu direito de cidadania, sobre as autárquicas 2013 em Amarante!



«A democracia está de boa saúde em Amarante.

A desilusão:

Dinis Mesquita, advogado experiente, e pessoa respeitada na praça, não conseguiu impor a renovação do partido, após 24 anos de puder. Apostou no discurso da continuidade, pouco acrescentando, e embrulhado em situações do passado mal esclarecidas. A boa gestão, foi a bandeira, mas o eleitorado esperava mais. Por um lado viu sair para candidatura independente algumas pessoas com peso no eleitorado, e por outro a fraca mobilização que o PS nos acostumou a ver, foi notória. Independentemente dos resultados de dia 29, e para bem de Amarante, espera-se que haja uma reflexão no PS sobre tudo o que se passou. 

A vítima:

Pedro Barros, com uma lista de pessoas dos mais variados quadrantes. Fotos que pareciam a bela e o monstro. Por um lado bons exemplos da sociedade, por outro, aqueles que nunca conseguiram nada no PS, PSD e até no movimento de Ferreira Torres. As suas motivações não ficaram bem esclarecidas, com a ligação sempre presente a António Mota e à família Coutinho. Elevou o debate em Amarante, como há muito não se via. É um comunicador nato, e sua eleição como vereador já praticamente assegurada será muito importante no futuro executivo.

A surpresa:

José Luís Gaspar, o tri-repetente como o próprio se apelidou. Apareceu com uma energia e motivação surpreendente, apresentou propostas e projectos, conseguiu abafar todas as outras candidaturas, e centrar o debate à volta das suas ideias. Teve coragem para dizer que o candidato do PS estava a mentir em relação à venda da água.

Fruto da candidatura independente, acaba, sem querer, por limpar a casa. Saíram todos os dissidentes, e os chamados pela opinião pública de ressabiados, que de tanto conspirar contra o líder do partido, acabam por serem vítimas deles próprios. Nomes como Henrique Batista, João Sardoeira, Gloria Oliveira, José Manuel Torres e família, Luís Miguel Ribeiro, Pedro Barros entre tantos outros... 

Amarante cheira melhor... Cheira a um PSD novo, mais limpo, mais jovem e dinâmico, situação muito parecida com o PS de Assis há 24 anos. 

Isabel Pinto»

(Recebido na minha caixa de email em 27/0972013, remetido por Isabel Pinto <belinhampinto@gmail.com>)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover