20/09/13

Corrupção - O presidente do BES terá recebido 8,5 milhões de euros de um empresário da construção em 2011, o que motivou a entrega de três rectificações do IRS de Ricardo Salgado no ano seguinte; o SOL avança que esse dinheiro foi transferido de uma offshore do construtor para outra, que alegadamente pertence ao banqueiro.

Ricardo Salgado envolvido em offshore suspeita

«Presidente do BES Ricardo Salgado envolvido em offshore suspeita

O presidente do BES terá recebido 8,5 milhões de euros de um empresário da construção em 2011, o que motivou a entrega de três rectificações do IRS de Ricardo Salgado no ano seguinte. O SOL avança que esse dinheiro foi transferido de uma offshore do construtor para outra, que alegadamente pertence ao banqueiro.

O construtor José Guilherme terá pagado a Ricardo Salgado 8,5 milhões de euros a título de honorários, por serviços de consultadoria e assessoria aos seus negócios em Angola, escreve o SOL, acrescentando que o banqueiro terá comprado de propósito uma offshore, com sede no Panamá, para ‘guardar’ o dinheiro.

Devido a estes rendimentos extraordinários, Salgado foi obrigado, entre 30 de Maio e Dezembro de 2012, a entregar três declarações de rectificação do IRS correspondentes ao ano anterior, sendo obrigado a pagar 4,5 milhões de euros de imposto.

O rasto das transferências do construtor José Guilherme para a offshore de Ricardo Salgado foi detectado na documentação apreendida à Akoya Asset Management, da qual o banqueiro, segundo o SOL, era um entre cerca de 400 dos seus clientes. Na época, em Dezembro, o presidente do BES foi confrontando com estas acusações, tendo sido chamado a depor no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP).

O SOL tentou obter um comentário de Ricardo Salgado sobre as acusações, questionando mesmo se esse ‘pagamento’ de 8,5 milhões seria compatível com a sua actividade de banqueiro.

Em resposta, o porta-voz do presidente do BES esclareceu: “Conforme amplamente divulgado há mais de seis meses na comunicação social, a situação tributária, legal e profissional do Dr. Ricardo Salgado encontra-se regular e esclarecida”.» in http://www.noticiasaominuto.com/pais/108497/ricardo-salgado-envolvido-em-offshore-suspeita?utm_source=gekko&utm_medium=email&utm_campaign=afternoon&fb_action_ids=10200765079963512&fb_action_types=og.likes&fb_ref=.UjxYUTbQpJM.like&fb_source=aggregation&fb_aggregation_id=288381481237582#.Ujyi3dKkpGR
-----------------------------------------------------------------------------------------
Adoro Portugal, mas somos definitivamente um país de corruptos e como povo, todos temos culpa disso, de uma forma ou de outra... e a falsa moralidade com que este senhor vem para as televisões, para que o Povo aperte o cinto e se diminua a proteção social do estado aos mais debilitados... é lamentável!


("Quem vive de subsídios é o Dr. Ricardo Salgado" - Raquel Varela)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover