04/12/12

Amarante Literatura - A Câmara Municipal de Amarante pretende adquirir o espólio de Teixeira de Pascoaes, escritor amarantino falecido em 1952, ainda em posse da família, aguardando apenas o visto do Tribunal de Contas!


«Município de Amarante quer adquirir espólio de Teixeira de Pascoaes

AMARANTE – A Câmara Municipal de Amarante pretende adquirir o espólio de Teixeira de Pascoaes, escritor amarantino falecido em 1952, ainda em posse da família, aguardando apenas o visto do Tribunal de Contas. Com esta aquisição, a autarquia propõe-se, por um lado, preservar e dar maior visibilidade ao legado daquele poeta e prosador; e, por outro, evitar que o mesmo saia de Amarante.

O espólio de Teixeira de Pascoaes é sobremaneira diversificado, sendo constituído por obras editadas pelo escritor, em alguns casos com anotações do próprio; alguns manuscritos, bem como a sua biblioteca, em que avultam nomes da literatura portuguesa, europeia e universal das mais variadas áreas do saber, da literatura e da poesia, muitas delas primeiras edições com dedicatória dos seus autores.

Para além desta área, há outras secções relevantes que integram o espólio. É o caso do epistolário, de valor incalculável, e em boa parte já inventariado e catalogado pela Biblioteca Nacional; das revistas literárias portuguesas e estrangeiras, com destaque para a “Águia”, e a secção de objetos de uso pessoal e do mobiliário, este com a curiosidade de ter sido, na sua quase totalidade, desenhado pelo próprio Teixeira de Pascoaes.

Para um dos mais destacados estudiosos de Teixeira de Pascoaes, António Mega Ferreira, a aquisição do espólio do escritor pelo Município “constitui um ato de singular alcance patrimonial e, portanto, cultural. A passagem de tão valioso acervo para a propriedade da Câmara de Amarante, conclui o investigador, permitirá assegurar a sua conservação integra e, desejavelmente, o seu tratamento e divulgação pública, em condições de acessibilidade universal ou especializada, consoante a natureza e interesse dos seus diversos núcleos”.» in http://local.pt/municipio-de-amarante-quer-adquirir-espolio-de-teixeira-de-pascoaes/
-------------------------------------------------------------------------------------------
É bom é que a Câmara Municipal de Amarante não deixe empacotados os espólios doados e não vendidos, por exemplo, pela família do insigne Amarantino Carlos Babo... é que doar um espólio cultural a uma entidade pública é um ato muito nobre e generoso que, deve servir para colocar à disposição de todos os que queiram fruir e e/ou estudar a riqueza que lhe está implícita... mas bem sabemos que também há muitas pessoas de esquerda muito dadas a negócios capitalistas...

Sem comentários:

Enviar um comentário