02/07/12

Cidade de Felgueiras - Milhares de pessoas levaram flores pelo monte Santa Quitéria acima, no Feriado Municipal de São Pedro!




"Espetacular esta bela demonstração de Fé em Felgueiras, no dia de São Pedro, em que milhares de pessoas assistem ao cortejo fantástico, com mulheres que levam à cabeça enormes cestos de flores, que conferem uma cor extraordinário ao cortejo popular. estas imagens foram amavelmente partilhadas pelas colegas felgueirenses Fátima e Marília, a quem muito agradeço."


2 comentários:

  1. Justificado destaque, mas com uma incorreção, involuntária obviamente: O cortejo das flores de Felgueiras não é, nem foi, no dia de Santa Quitéria, mas no dia de S. Pedro. Realiza-se tradicioanlmente no próprio dia de S. Pedro, a 29 de Junho, que é o feriado municipal, por ser essa a festa do concelho felgueirense. Festividade essa que se realiza no monte de Santa Quitéria (daí a confusão), em cujo alto inicialmente existiu uma ermida dedicada a S. Pedro, onde mais tarde foi construído o templo do santuário dedicado a Santa Quitéria, pela devoção crescente em honra dessa santa que ali foi martirizada.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pela correcção, Amigo Pinto!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover