30/07/12

Ambiente e Ecologia - Segundo os glaciologistas Robert Bingham e Chris Griffiths, existe uma ravina com 10 quilómetros de lado-a-lado e 1,6 quilómetros de profundidade na Antárctida, que poderá equivaler a um outro Grand Canyon no planeta Terra!


Cientistas descobrem novo Grand Canyon debaixo do gelo da Antárctida


«Cientistas descobrem novo Grand Canyon debaixo do gelo da Antárctida


Afinal, poderá existir um outro Grand Canyon no planeta Terra, caso a suspeita de cientistas da Universidade de Aberdeen, na Escócia, seja verdadeira. Segundo os glaciologistas Robert Bingham e Chris Griffiths, existe uma ravina com 10 quilómetros de lado-a-lado e 1,6 quilómetros de profundidade na Antárctida.


A investigação decorreu entre 2009 e 2010 e teve como ponto de partida a tentativa de descobrir porque razão a região tinha percentagens de derretimento de gelo mais altas que a média. O desfiladeiro poderá ser essa razão.


A zona, denominada Ferrigno Rift, pode ter 100 quilómetros de comprimento, provavelmente até mais, se se prolongar pelo mar. E esconde-se debaixo de um quilómetro de gelo.


Segundo a Universidade de Aberdeen, a região teria sido visitada apenas uma vez, há cinquenta anos. Durante a última década, imagens de satélite revelaram que o sítio é o que mais perde gelo em toda a região da Antárctida Oeste, o que levou à investigação de Bingham e Griffiths.


A equipa de dois cientistas deslocou-se de motos de neve e levou algum equipamento radar, para medir a topografia da rocha por debaixo do gelo, numa região conhecida pelo seu clima violento. A surpresa foi imediata.


“Num dos primeiros dias de pesquisa, uma pesquisa bastante normal, vimos o gelo a desfazer-se”, explicou Bingham.


A queda foi tão repentina que o cientista rapidamente viu um padrão debaixo do gelo. “Foi uma das missões científicas mais excitantes que tive”. O estudo foi publicado na edição de 25 de Julho da Nature, afirma a Discovery News.


Só agora os cientistas começam a perceber toda a miríade de mecanismos que controlam o degelo da Antárctida Oeste, e como as mudanças climáticas estão a afectar este processo. Alguns destes processos demoram séculos e o tempo mínimo de observação de mudanças atinge os vinte anos.» in http://greensavers.sapo.pt/2012/07/30/cientistas-descobrem-novo-grand-canyon-debaixo-do-gelo-da-antarctida/


(Camada de Gelo da Antártida Ocidental)



(Descoberta rachadura gigante em geleira na Antártida; fenômeno formará um iceberg de 880 km²)



(Descubren iceberg gigante en la Antártida)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover