10/07/12

Internet - O poder da Blogosfera, na promoção de locais afastados dos grandes centros...




"Blogosfera local na rede global


Quando em 2007 iniciei o meu blogue, estava longe de imaginar o poder de difusão desta ferramenta informática. Tinha-a como uma forma de colocar em rede pensamentos, imagens, notícias de uma forma rápida… assim como que uma espécie de diário informático, reservatório pessoal do que mais me interpelou na espuma dos dias que passam; este conceito de diário aberto tem muito a ver, com a ideia que esteve presente na genesis desta ferramenta.


O meu interesse foi crescendo, pois comecei a produzir postagens transversais e também com uma tendência muito local, salientando sempre tudo o que a Amarante diz respeito. A minha caixa de correio começou então a ser inundada de agradecimentos e pedidos de mais publicações, quando por exemplo postava sobre uma freguesia de Amarante e recebia o feed-back de inúmeros emigrantes que me davam testemunhos e agradecimentos emocionados sobre os pequenos trabalhos que eu ia apresentando e difundia, sobre as suas raízes geográficas e afectivas.


Isso e a vontade de fazer uma divulgação do nosso belo e grandioso concelho, levou a que ainda não tivesse parado de ir acrescentando postagens ao meu blogue. Claro que, procuro abordar todos os temas que me agradam e que abrangem um largo espectro de interesses. Gosto de falar de tudo o que me chama a atenção, com maior ou menor profundidade e com opinião comprometida, com os meus ideais e interesses pessoais. A liberdade de expressão que o blogue proporciona transformou-se numa forma alternativa e poderosa do manifesto de ideias.


Claro que hoje em dia, há muitos e variados blogues, especializados em temáticas diversas e de grande qualidade, com a crescente difusão desta ferramenta, há pessoas que já fazem desta atividade profissão, através das imensas possibilidades que a incorporação e divulgação de publicidade permitem. O mercado e os média não ficaram ao lado desta corrente e começaram a entrar pelos blogues pessoais e institucionais adentro, e pelos vistos com ganhos de escala consideráveis.


O aparecimento do facebook e do twiter, formas ainda mais rápidas e instantâneas de comunicar, parecem ter moldado a forma de produção atual de blogues. O blogue passou a ter um registo mais estruturado, orgânico, complexo, com blogues temáticos que são autênticas obras de arte, enriquecidas pelas inúmeras possibilidades que a tecnologia multimédia e de hipertexto, lhes confere.


Ao contrário do que pensava inicialmente, acerca da efemeridade da informação das postagens nos blogues, posso constatar na análise de trafego e de consultas do meu que, não raras vezes, quando se trata de informação relativa a freguesias, continuam a ser consultados anos depois da sua colocação no ar. O mesmo se passa para as postagens mais profundas e elaboradas.


Estudos recentes indicam que a marca facebook já ultrapassou a quota de mercado da marca google, mas os blogues de qualidade vão resistindo ao passar do tempo, numa era em que a tecnologia tem um intenso, mas curto ciclo de vida.


Por tudo isto e por muitos outros motivos que seria fastidioso estar aqui a escalpelizar, penso que faz sentido darmos visibilidade às nossas freguesias, ao nosso concelho, nem que seja através de uma simples fotografia de um qualquer amador, dum banal retrato quotidiano… algures na rede alguém vai sorrir, recordar aquele sítio que tanto ama e de que sente saudades; para mim basta isso para ter o meu modestíssimo “trabalho” pago."


Helder Barros, 10-07-2012 


(Artigo que sairá na próxima edição do Jornal de Amarante)



(O Poder da Blogosfera)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover