20/07/12

Incêndios - O presidente da Câmara de Tavira, Jorge Botelho, disse hoje que o concelho de Tavira tem um terço da sua área total ardida, por causa do incêndio que lavra desde quarta-feira e continua com quatro frentes ativas!



«Área total ardida em Tavira equivale a um terço do concelho; autarca pede que Governo decrete estado de calamidade pública


O presidente da Câmara de Tavira, Jorge Botelho, disse hoje que o concelho de Tavira tem um terço da sua área total ardida, por causa do incêndio que lavra desde quarta-feira e continua com quatro frentes ativas. O presidente da Câmara de Tavira, Jorge Botelho, apelou hoje ao Governo para decretar o estado de calamidade pública no concelho devido ao incêndio que está a lavrar desde as 14:00 de quarta-feira. Ao final da manhã, milhares de euros em cortiça estavam em risco de arder na Cova da Muda. Também uma frente com uma extensão de 10 a 15 quilómetros dirigia-se para São Brás de Alportel.


"Espero que o Governo olhe bem para isto e decrete a calamidade pública  para o concelho de Tavira. O que aconteceu é muito grave e quando amanhecer  vamos ver uma faixa importantíssima do concelho negra", afirmou o autarca  em declarações à agência Lusa junto ao posto de comando móvel da Autoridade  Nacional de Protecção Civil, que está instalado no Cachoupo.  Jorge Botelho disse não compreender como o fogo alastrou desde a zona  de Cachoupo, depois de ter deflagrado em Catraia, até "à entrada de Tavira,  muito perto da Via do Infante (A22)". 


"Para termos uma ideia da calamidade são muitos proprietários, muita  economia e é um concelho queimado", constatou o autarca, precisando que  em causa estão áreas de sobreiros, pinheiros, eucaliptos e zonas de caça.


Jorge Botelho diz que foi "todo um sustento de uma população que foi  transformado num braseiro". 


 De acordo com o responsável, toda a operação foi coordenada pela Autoridade  Nacional de Protecção Civil, tendo a Câmara colocado todos os meios que  tinha à sua disposição. 


"Quem coordenou todos os trabalhos, todos os homens, meios aéreos  1/8durante  o dia estiveram oito aeronaves no teatro de operações 3/8 foi a Autoridade  Nacional de Protecção Civil e parece-me incompreensível como este fogo chegou  a Tavira", observou. 


O autarca frisou que o incêndio é "uma autêntica calamidade" e apelou  ao Governo para decretar o estado no concelho. 


 O presidente da Câmara de Tavira, Jorge Botelho,  disse hoje que o concelho de Tavira tem um terço da sua área total ardida,  por causa do incêndio que lavra desde quarta-feira e continua com quatro  frentes ativas. 


 "O ponto de situação no concelho é drástico, porque o fogo chegou a  Tavira. Um incêndio que acontece em Cachopo, com dois dias de operações  com muitos meios no terreno, chegar a Tavira, independentemente das consequências,  só posso dizer que foi drástico e grave", afirmou o autarca. 


O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, visitou hoje de  madrugada o posto de comando móvel situado em Cachopo e ouviu dos comandantes  operacionais que não são necessários mais meios, além dos mais de 700 homens,  com cerca de duas centenas de veículos, que se encontram no local e uma  dezena de meios aéreos, que regressarão ao combate ao fogo pela manhã. 


"Não houve falta de meios, mas os resultados não posso considerar nada  satisfatórios", considerou o autarca, que disse ter tido "populações a pedir  por auxílio que não tiveram, populações a fugir do fogo e uma ajuda da GNR  preciosa, que evitou casos mais graves ou gravíssimos". 


Jorge Botelho, após a reunião com o ministro, disse que a Câmara vai  avaliar os estragos quando o incêndio estiver dominado, mas frisou que "deve  haver declaração de calamidade pública, porque Tavira tem um terço de área  ardida de todo o seu território", com cerca de "20 mil hectares" perdidos.


"Achamos que devemos ser tratados com resultados e obviamente vou pedir  responsabilidades, mas vamos primeiro fazer o rescaldo e depois vou apresentar  ao Governo a posição do município de Tavira", acrescentou, afirmando que  o fogo "tem que acabar amanhã, acabar rápido".» in http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2012/07/20/rea-total-ardida-em-tavira-equivale-a-um-terco-do-concelho-autarca-pede-que-governo-decrete-estado-de-calamidade-publica



(Área total ardida em Tavira)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover