26/07/12

Meteorologia - A queda de granizo e o vento forte provocaram esta quarta-feira prejuízos "avultados" em vinhas e pomares de três freguesias do concelho de Sabrosa, numa área inserida na Região Demarcada do Douro, afirma o presidente da Câmara, José Marques!





«Granizo em pleno Verão provoca "avultados" prejuízos em Sabrosa


"Foi tanto o gelo que horas depois ainda se via na berma da estrada", diz o autarca José Marques.


A queda de granizo e o vento forte provocaram esta quarta-feira prejuízos "avultados" em vinhas e pomares de três freguesias do concelho de Sabrosa, numa área inserida na Região Demarcada do Douro, afirma o presidente da Câmara, José Marques.


Cerca das 17h00 começou uma forte trovoada, acompanhada de granizo e vento forte, que atingiu as freguesias de Vilarinho de São Romão, Celeirós e Provesende.


Em declarações à Renascença, o presidente da Câmara de Sabrosa afirma que o mau tempo em pleno Verão provocou avultados prejuízos, sobretudo, na viticultura.


“Há uma área bastante extensa afectada, nomeadamente no sector da vinha, mas há também outros danos, nomeadamente ao nível de produtos hortícolas, ao nível de pomares, árvores de fruto… foram seriamente afectados. Na vinha, em algumas extensões, é um desastre”, explica José Marques.


O autarca sublinha que, a pouco mais de um mês para as vindimas, "há largas extensões onde a produção vai, praticamente, ser nula e há famílias que estão numa situação dramática”.   


José Marques revela que o mau tempo também causou prejuízos em habitações, viaturas e estradas: “Vi situações que já há muitos anos não via, por exemplo, capôs de carros completamente picados pelo granizo. Só isto demonstra a intensidade e a natureza do granizo que caiu sobre esta zona”.


“Há estragos ao nível da rede viária, há estragos ao nível de casas, mas os estragos principais são de facto ao nível da agricultura”, frisa José Marques.


Técnicos da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte vão avaliar, esta quinta-feira, os prejuízos agrícolas causados pela queda de granizo e pelo vento forte no concelho de Sabrosa. 


Em Maio, o granizo atingiu também uma área de vinha nas freguesias de Nogueira e de Ermida, no concelho de Vila Real.  
  
Os viticultores afectados reivindicaram "apoios excepcionais" ao Governo, saindo por duas vezes à rua, em manifestações de protesto contra a falta de resposta por parte do Ministério da Agricultura.» in http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=71395

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover