16/07/12

Música Pop/Rock - Jon Lord, teclista e compositor dos Deep Purple, morreu hoje aos 71 anos, vítima de uma embolia pulmonar!



«Morreu Jon Lord, dos Deep Purple

De acordo com revista Classic Rock, músico foi vítima de uma embolia pulmonar.

Jon Lord, teclista e compositor dos Deep Purple, morreu hoje aos 71 anos. 

A notícia é avançada pela revista Classic Rock, segundo a qual o músico sofreu uma embolia pulmonar. O britânico lutava contra um cancro no pâncreas. 

"É com grande pesar que anunciamos o falecimento de Jon Lord, vítima de uma embolia pulmonar esta segunda-feira, 16 de julho, em Londres, após uma longa luta contra o cancro pancreático. O Jon [morreu] rodeado pela sua família". 

Além dos Deep Purple, banda ao serviço da qual ajudou a escrever temas históricos como "Smoke on the Water", Jon Lord tocou com grupos como Whitesnake, Paice, Ashton & Lord, The Artwoods and Flower Pot Men, resume a Classic Rock. 

Em 1969, Lord juntou os Deep Purple à Real Orquestra Filarmónica, voltando a apostar nessa junção de rock e música clássica em 1999. Natural de Leicester, o músico desenvolveu também uma carreira a solo. 

John Lord deixa mulher e duas filhas, Amy e Sara.» in http://blitz.sapo.pt/morreu-jon-lord-dos-deep-purple=f82541#ixzz20pD1o13Q


(Jon Lord:Deep Purple founder dies aged 71:RIP:Smoke On The Water)



(Jon Lord - Honorary Degree - University of Leicester)



Deep Purple - Jon Lord Solo + When A Blind Man Cries (Moscow 1996)



Deep Purple - Beethoven - (HD 1993 - Live at the Birmingham)



Deep Purple - "Perfect Strangers" - (HD 1999 - Live in Melbourne)



Jon Lord - "Child in Time" - (Trondheim 2010)



Jon Lord - "Soldier of Fortune" - (Imst 2010-05-09)





«Jon Lord

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Gnome globe current event.svg
Este artigo é sobre uma pessoa que morreu recentemente
Algumas informações relativas às circunstâncias da morte podem mudar a qualquer instante. Editado pela última vez em 20 de julho de 2012.
Jon Lord
Jon2 sunflower 2007.JPG
Jon Lord em 2007.
Informação geral
Nome completoJonathan Douglas Lord
Nascimento9 de junho de 1941
Local de nascimentoLeicesterInglaterra
País Inglaterra
Data de morte16 de julho de 2012 (71 anos)
Local de morteLondresInglaterra
GênerosHard rockheavy metalblues-rockmúsica clássica
InstrumentosTecladospianovozbaixo
Período em atividade1956–2012
Gravadora(s)Purple Records, EMIHarvest
AfiliaçõesDeep PurpleWhitesnake, Paice, Ashton & Lord, The Artwoods, The Flower Pot Men
Página oficialjonlord.org
Jonathan Douglas "Jon" Lord, mais conhecido como Jon Lord (Leicester9 de junho de 1941 — Londres16 de julho de 2012), foi um compositor, pianista e organista inglês, mais conhecido por ter integrado as bandas Deep PurpleWhitesnake, Paice, Ashton & Lord, The Artwoods e Flower Pot Men, além de ser pioneiro na fusão do rock com música clássica.
Em 1968, Lord fundou a banda de rock inglesa Deep Purple, onde era praticamente o líder da banda até 1970. Ele e o baterista Ian Paice, foram os únicos integrantes constantes da banda durante sua existência (1968-1976) e a partir de quando eles se reformaram em 1984, até a saída de Lord do Deep Purple, em 2002.
Em 11 de novembro de 2010, Jon Lord foi eleito membro honorário da Faculdade de Stevenson, em Edimburgo[1]. Em 15 de julho de 2011, foi concedido à ele um grau honorário de Doutor em Música pela Universidade de Leicester, em sua cidade natal.[2]

Índice

  [esconder

[editar]Carreira

[editar]Deep Purple

O Deep Purple teve início em 1968, com o nome Roundabout (português: rotunda). A banda se apresentava na América a início como acompanhantes do artista Chris Curtis. A primeira formação, que lançou três discos de pouca repercussão (Shades of Deep PurpleThe Book of Taliesyn e o álbum homônimo Deep Purple) contava com o vocalista Rod Evans, o guitarrista Ritchie Blackmore, o baixista Nick Simper, e o baterista Ian Paice, além do próprio Jon Lord nos teclados. O nome Deep Purple foi sugerido por Ritchie Blackmore, e retirado de uma música que sua avó gostava.
Em 1969, resolveram arriscar uma mudança no direcionamento musical da banda, convidando o vocalista Ian Gillan (ex-Episode Six) e o baixista Roger Glover (ex-Episode Six), passando a buscar um estilo que misturasse música clássica européia ao hard rock, que surgia na Inglaterra, com as bandas Yardbirds e Led Zeppelin. O primeiro álbum com esta formação, com o sugestivo nome deConcerto for Group and Orchestra foi recebido com respeito (e um pouco de estranheza) pela crítica. Não foi, todavia, um grande sucesso de público. Dariam uma virada de 180 graus em 1970, com o álbum Deep Purple in Rock, que com seu hard rock direto e bem feito, rapidamente chegou ao topo das paradas, transformando imediatamente o Deep Purple em uma banda grande e influente. São deste disco alguns dos primeiros grandes clássicos da banda, "Speed King", "Child in Time" e "Black Night".
O álbum Fireball, de 1971, confirmou o sucesso da banda, e com o álbum Machine Head (um dos clássicos do rock de todos os tempos, lançado em 1972) atingiram o auge de sua fama. Constam deste álbum dois de seus maiores hits, o hino "Smoke On The Water" (com o riff mais marcante da história do hard rock) e a contagiante "Highway Star". A turnê que se seguiu rendeu um outro álbum clássico, o ao vivo Made In Japan.
O Northern Echo publicou uma entrevista com o lendário Jon Lord, em que ele discute o seu passado com o Deep Purple, e a difícil decisão de deixar a banda.
"Foi terrível sair. Era a minha banda, eu era um membro fundador e os caras eram grandes amigos meus. Eu passei noites e noites sem dormir, mas percebi que estava começando a gostar menos da situação e ficando apenas acostumado com a mesma. De repente me descobri pensando que não gostaria de tocar noite após noite, e quando percebi aquilo, eu sabia que tinha de tomar uma decisão. Eu verifiquei se seria possível tirar um ano de férias, mas eles disseram que não achavam isso viável. Então eu disse que, naquele caso, teria de sair."
Em 2002, Jon Lord deixou o Deep Purple e em seu lugar entrou o tecladista Don Airey (ex-Rainbow, ex-Ozzy Osbourne). Em 2004, gravou um single chamado "The Sun Will Shine Again" com Anni-FridFrida Lyngstad, ex-integrante do grupo sueco ABBA.

[editar]Morte

Jon Lord faleceu em Londres, no Clinic Hospital, aos 71 anos de idade após sofrer uma embolia pulmonar. Lord sofria de câncer no pâncreas e estava ao lado de sua família na hora de sua morte. Lord deixa mulher e duas filhas.[3][4]

[editar]Discografia

Note que estão listados apenas os principais e mais expressivos trabalhos da carreira de Jon Lord.

[editar]Álbuns solos

  • 1972 Gemini Suite
  • 1974 First of the Big Bands (com Tony Ashton)
  • 1974 Windows (com Eberhard Schoener)
  • 1976 Sarabande
  • 1982 Before I Forget
  • 1998 Pictured Within
  • 2004 Beyond The Notes
  • 2008 Boom of the Tingling Strings
  • 2008 Durham Concerto
  • 2010 To Notice Such Things
  • 2011 Jon Lord Blues Project Live
  • 2011 Jon Lord Live (Bucharest 2009)

[editar]Com Deep Purple

[editar]DVDs solos

  • 2003 Jon Lord With Pictures (documentário em DVD)
  • 2004 Beyond The Notes Live (DVD)

Referências

  1.  Jon Lord made Honorary Fellow in Edinburgh (em inglês). Página visitada em 3 de junho de 2012.
  2.  Jon Lord made honorary Doctor of Music (em inglês). Página visitada em 3 de junho de 2012.
  3.  Deep Purple founder who co-wrote classics including Smoke On The Water dies at 71
  4.  Morre compositor Jon Lord, um dos fundadores do Deep Purple (em inglês). Veja.com (16 de julho de 2012). Página visitada em 17 de julho de 2012.» in  http://pt.wikipedia.org/wiki/Jon_Lord


"Child In Time

Sweet child in time,you'll see the line 
the line that's drawn between the good and the bad 
see the blind man,he's shooting at the world 
the bullets flying,they're taking toll. 
If you've been bad,Lord i bet you have 
and you've not been hit by flying lead 
you'd better close your eyes 
you'd better bow your head 
wait for the ricochet 

oooh 
I'm crying for yoy day and night 
oooh 

aaah 
I wanna hear you say 
aaah 

Sweet child in time,you'll see the line 
the line that's drawn between the good of us and the bad of us 
see the blind man,he's shooting at the world 
the bullets flying,they're killing everyone 
if you've been bad,Lord i bet you have 
and you've not been hit by flying lead 
you'd better close your eyes 
you'd better bow your head 
wait for the ricochet 

oooh 
I wanna be inside you 
oooh 

aaah 
I gotta hear you sing 
aaah"


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover