13/07/12

Amarante - O Poder central ataca de novo Amarante, agora com a retirada de competências, ao nosso tribunal!





«"Proposta do Governo beneficia advogados das grandes cidades", diz Marinho e Pinto a propósito da reforma do mapa judiciário 


O bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho  e Pinto, disse hoje que a proposta de reforma do mapa judiciário "vai beneficiar  os advogados dos grandes centros urbanos", por "concentrar nas grandes cidades  os principais serviços de Justiça". 


"Isso vai criar muito mais trabalho para quem lá está. Esses advogados  serão extraordinariamente favorecidos por estas medidas da Justiça", afirmou. Marinho e Pinto falava aos jornalistas quando participava, em Amarante,  numa manifestação de protesto contra a perda de competências do tribunal  local, convocada pela delegação da Ordem dos Advogados. 


O bastonário da classe considerou que "este Governo não pode colocar  a Justiça no mercado como se fosse uma mercadoria, segundo as regras da  oferta e da procura". Insistiu que o mapa judiciário, proposto em junho pelo Ministério da  Justiça, "vai concentrar e degradar a Justiça, tornando-a mais lenta e distante  dos cidadãos". "Esses megatribunais vão funcionar muito mal", disse, acrescentando:  "É preciso que a justiça seja repartida equitativamente, de acordo com as  necessidades das populações e não com as conveniências dos burocratas que  estão encerrados nos gabinetes do ministério a mexer nos tribunais como  se mexe nas pedras de um tabuleiro de xadrez".  


O bastonário afirmou também que o encerramento de tribunais e a retirada  de competências a outros constituirá "um gravíssimo retrocesso para a democracia,  porque vai tornar as zonas do interior ainda mais deprimidas". 


"É necessário que o Estado Governe para todas as regiões do país e para  todas as populações. Este Governo tem de tratar as pessoas como seres humanos  e não como números", frisou.  Questionado sobre se, perante os protestos dos advogados, a Ordem pede  a demissão da ministra da Justiça, o bastonário disse que neste processo  Paula Teixeira da Cruz "está a ter uma atuação pouco consentânea com a dignidade  dos governantes". "Tem andado a pescar à linha, a tentar dividir as pessoas afetadas e  prejudicadas com este mapa judiciário", afirmou.  


Acompanhado da representante da Ordem dos Advogados em Amarante, Lúcia  Coutinho, e do presidente da Câmara Municipal, Armindo Abreu, o bastonário  lembrou que a reforma do mapa judiciário "está conseguir um estranho consenso". "Todos lhe estão a dizer não, do Norte a Sul do país, mesmo os autarcas,  os advogados e dirigentes do seu próprio partido", disse.  


Para o bastonário, que é natural de Amarante, "era bom que o Governo  olhasse para o sentir das populações e não fechasse os olhos às manifestações  públicas".  


Na manifestação de hoje, no largo de S. Gonçalo, participaram centenas  de pessoas, incluindo dirigentes afetos a vários partidos, nomeadamente  o presidente da Assembleia Municipal, o social-democrata Pedro Cunha, e  o líder local do PSD, José Luís Gaspar, para além de Armindo Abreu, do PS.


Em Amarante trabalham mais de meia centena de advogados, que contestam  o facto de o ministério da Justiça pretender transferir para Gondomar, a  mais de 50 quilómetros de distância, a competência de julgar os processos  criminais e cíveis de maior relevância. 


A última proposta de mapa judiciário, de junho, prevê para Amarante  uma instância local, mas a versão que tinha sido apresentada em janeiro  apontava para a criação de instâncias centrais, de competência alargada,  em Amarante e no concelho vizinho de Penafiel.» in http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2012/07/12/proposta-do-governo-beneficia-advogados-das-grandes-cidades-diz-marinho-e-pinto-a-proposito-da-reforma-do-mapa-judiciario-



(Populares manifestaram-se em Amarante)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover