28/02/19

F.C. do Porto Atletas Internacionais - Will Graves é o mais recente reforço da equipa de basquetebol do FC Porto, tendo assinado um contrato válido até ao final da época em curso.



«WILL GRAVES REFORÇA BASQUETEBOL PORTISTA
27 DE FEVEREIRO DE 2019 12:30

Poste norte-americano assinou até ao final da época e é o novo número 1 dos Dragões.

Will Graves é o mais recente reforço da equipa de basquetebol do FC Porto, tendo assinado um contrato válido até ao final da época em curso. O poste norte-americano, de 30 anos, fez a formação basquetebolística na prestigiada Universidade da Carolina do Norte, de onde saiu, por exemplo, Michael Jordan, para muitos o melhor jogador da história do basquetebol. Nas costas, Will Graves envergará o número 1.

“O Will Graves é um jogador que tem atuado sempre como 4 na sua carreira profissional. Com ele garantimos a ameaça de três pontos e uma forte presença física na linha interior e exterior, dada a sua capacidade para se ajustar a pares de diferentes caraterísticas técnicas e/ou físicas. Há que salientar a experiência adquirida competindo ao mais alto nível internacional; neste breve tempo connosco tem demonstrado uma ampla cultura tática e muita capacidade de aprendizagem”, salienta Moncho López.

O novo elemento do plantel comandado por Moncho López chega ao FC Porto com muita experiência acumulada, depois de jogar no Japão (Akita Northern Happinets), Argentina (Boca Juniors e CD Libertad), na Venezuela (Marinos de Anzoátegui), na Islândia (Keflavík) e, entre 2014 e novembro de 2017, em Israel. O Maccabi Haifa foi a experiência mais duradoura na carreira de Will Graves, que já falou como jogador do FC Porto e com a camisola azul e branca vestida.

Quem é Will Graves?
“Considero-me uma boa pessoa, frontal, que gosta de colocar sorrisos na cara das pessoas. Além disso, gosto de ganhar, não só como pessoa mas também como jogador. Adoro os adeptos e faço tudo para os divertir, de forma a que eles desfrutem do jogo. Fora do campo, dedico-me à música, pois é algo que sempre adorei toda a vida. A minha mãe toca piano na igreja, acho que é algo que está na família.”

Porquê o FC Porto?
“O FC Porto deu-me a oportunidade de voltar a jogar e estou muito feliz por estar aqui. Confesso que não conhecia quase nada sobre o clube, mas assim que o meu agente me falou, fui pesquisar sobre o FC Porto e sei que é um clube muito grande, muito profissional e muito organizado. Sinto que estou num lugar especial.”

A nova camisola
“Adoro-a, assenta-me bem e mal posso esperar por ir com ela para dentro do campo.”

A Universidade da Carolina do Norte
“Foi uma grande experiência para mim. Toda a minha família é fã da Carolina do Norte, seja qual for a modalidade. O meu avô, principalmente, era um grande fã da Carolina do Norte, e quando ele morreu, tinha eu 13 anos, disse para mim mesmo que um dia ia jogar na Universidade da Carolina do Norte.”

Um verdadeiro globetrotter
“Todos os meus treinador me disseram que tinha um elevado IQ basquetebolístico e a minha carreira permitiu-me adquirir muita experiência. Acredito que posso acrescentar experiência e entusiamos a esta equipa. O que for preciso, estarei aqui para ajudar os meus companheiros.”

Will Graves dentro do campo
“Os adeptos podem esperar tudo de mim. Gosto de lançar, mas também posso ir para o cesto sem problema. Vou dar tudo de mim, seja na defesa ou no ataque. Tudo o que me pedirem ou que for preciso eu fazer, eu farei. Gosto de dar bons espetáculos, mas gosto sobretudo de ganhar. Faço o que for preciso para ajudar o FC Porto a ganhar.”

Conversas com Moncho López
“Já tive oportunidade de falar com ele e ele disse-me como gosta de treinar jogadores norte-americanos. É um profundo conhecedor de basquetebol e está com boas expectativas para o que resta da época. Jogando com intensidade, acredito que podemos conseguir grandes coisas.”

A escolha do número 1
“Sempre foi o meu número quando era mais jovem e agora posso voltar a usá-lo. É como se estivesse a recuperar o meu velho eu. Na Universidade da Carolina do Norte o 1 já pertencia a outro jogador e optei pelo 13, que é o número preferido da minha mãe.”» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20190227-pt-will-graves-reforca-basquetebol-portista


(Will Graves v. Niigata 4/3/2011)

F.C. do Porto Atletas Internacionais - Nascido a 29 de fevereiro de 1988 (festeja o aniversário no dia 28, nos anos comuns), Fabiano Ribeiro de Freitas fez quase toda a formação no Rio Branco, mas foi no São Paulo que se estreou como sénior, em 2007, com apenas 19 anos.



«FABIANO: OS 31 ANOS DO "RESISTENTE" DO PLANTEL
28 DE FEVEREIRO DE 2019 09:30

Guardião brasileiro celebra o aniversário.

Época 2012/13. O FC Porto conquista o terceiro tricampeonato da sua história e Fabiano estava lá. Chegou nesse ano ao Dragão para viver as emoções da conquista do título.

Época 2017/18. O FC Porto sagra-se campeão nacional outra vez e Fabiano estava lá. Já na altura, mesmo tendo estado cedido ao Fenerbahce pelo meio, era visto como o “resistente” do plantel, por ser aquele com memórias mais antigas de azul e branco vestido. Mantém o estatuto atualmente.

Nascido a 29 de fevereiro de 1988 (festeja o aniversário no dia 28, nos anos comuns), Fabiano Ribeiro de Freitas fez quase toda a formação no Rio Branco, mas foi no São Paulo que se estreou como sénior, em 2007, com apenas 19 anos.

O São Paulo entendeu emprestá-lo a Toledo, Santo André e América, sucessivamente, até à desvinculação, em 2011. Aqui, uma nova história se começava a escrever. Fabiano assinou pela Olhanense e foi uma das revelações da Liga na época de estreia. Conheceu aí Sérgio Conceição, que reencontraria no FC Porto.

De dragão ao peito começou por ser a alternativa a Helton, para depois se afirmar como opção segura para render o compatriota, gravemente lesionado na reta final da temporada 2013/14. No ano seguinte foi dono da baliza em 38 jogos, naquela que foi a mais produtiva temporada ao serviço do FC Porto.

Este ano foi titular em todos os jogos da Taça de Portugal, ajudando às cinco vitórias em cinco jogos na competição.

Agora chegam os 31 anos. E ficam os votos de parabéns.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20190228-pt-fabiano-os-31-anos-do-resistente-do-plantel

F.C. do Porto Bilhar - A equipa de bilhar às três tabelas do FC Porto cimentou a liderança na Zona Norte do Campeonato Nacional com uma vitória frente à Portuguesa de Leça por 3-1, em encontro referente à 10.ª jornada, assegurando desde já um lugar na Final 6 da competição.




«BILHAR: FC PORTO VENCE A PORTUGUESA DE LEÇA
27 DE FEVEREIRO DE 2019 23:27

Encontro referente à 10.ª jornada da Zona Norte do Campeonato Nacional.

A equipa de bilhar às três tabelas do FC Porto cimentou a liderança na Zona Norte do Campeonato Nacional com uma vitória frente à Portuguesa de Leça por 3-1, em encontro referente à 10.ª jornada, assegurando desde já um lugar na Final 6 da competição.

Na mesa 1, Alípio Jorge venceu Pedro Martins por 40-31, enquanto Rui Manuel foi derrotado por Fernando Monteiro na mesa 2 (38-40). O jogo seria decidido nas mesas 3 e 4, com vitórias de Santos Oliveira (40-29) e do jovem José Miguel (40-24) sobre João Gomes e Manuel Aguiar, respetivamente.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20190227-pt-bilhar-fc-porto-vence-a-portuguesa-de-leca



F.C. do Porto Andebol: S.L. Benfica 25 vs F.C. do Porto Sofarma 27 - FC Porto Sofarma venceu, esta quarta-feira, no Pavilhão da Luz por 27-25, em jogo a contar para a jornada 25 do Andebol 1.



«CLÁSSICO PINTADO DE AZUL E BRANCO
27 DE FEVEREIRO DE 2019 23:08

FC Porto Sofarma venceu, esta quarta-feira, no Pavilhão da Luz por 27-25, em jogo a contar para a jornada 25 do Andebol 1.

O FC Porto Sofarma venceu, esta quarta-feira, no reduto do Benfica (27-25), em jogo referente à 25.ª jornada do Andebol 1. O clássico foi marcado pelo equilíbrio, mas a equipa liderada por Magnus Andersson soube controlar o encontro nas fases fulcrais. Com este triunfo, a equipa portista segue na liderança isolada do campeonato, com 70 pontos, mais seis que o Sporting, segundo classificado.

A jogar em casa, os encarnados tomaram uma liderança madrugadora que rapidamente foi abafada pelos azuis e brancos que, depois de algumas alterações por parte de Magnus Andersson, equilibraram a partida. Os Dragões dividiram a vantagem do marcador até aos 18 minutos, altura em que se conseguiram distanciar pela primeira vez por dois golos, chegando ao intervalo a vencer por quatro (10-14).

Tal como na primeira parte, foi o Benfica a entrar melhor, ainda que desta vez o tenha feito de forma mais vincada. Nos primeiros sete minutos, o FC Porto não conseguiu marcar qualquer golo e viu os encarnados igualarem o marcador. O equilíbrio voltou a ser palavra de ordem no encontro, com as duas equipas a conseguirem controlar as manobras ofensivas do adversário.

Foi apenas nos derradeiros instantes que os Dragões sentenciaram a partida. O remate de Victor Iturriza no último minuto colocou um ponto final no resultado, que permite aos azuis e brancos continuarem a onda vitoriosa para o campeonato que dura desde outubro.

"Sofremos apenas dez golos na etapa inicial e isso é algo que nos deixa felizes. Na primeira parte tivemos a hipótese de chegar a uma vantagem de sete ou oito golos. Ainda assim, começámos a segunda parte muito mal e é algo que temos de corrigir. Foi o segundo jogo seguido em que não fizemos o nosso melhor jogo, mas conseguimos a vitória. Isso demonstra o caráter e a qualidade dos meus jogadores, que conseguem conquistar pontos, mesmo que não atinjam o potencial máximo", salientou Magnus Andersson no final da partida.

Fábio Magalhães (5), António Areia (4), Miguel Martins (4) e Victor Iturriza (4) foram os elementos em destaque no FC Porto. A equipa portista volta a jogar no próximo sábado, no Dragão Caixa, diante do Holstebro, em jogo a contar para a 4.ª jornada da fase de grupos da Taça EHF.

FICHA DE JOGO

BENFICA-FC PORTO SOFARMA, 25-27
Andebol 1, 1.ª fase, 25.ª jornada
27 de fevereiro de 2019
Pavilhão Luz 2
Árbitros: Eurico Nicolau e Ivan Caçador

BENFICA: Hugo Ferreira e Borko Ristovski (1) (g.r.); Davide Carvalho, João Silva, João Pais (1), Alix Zalamou (3), Belone Moreira (3), Paulo Moreno (3), Ricardo Pesqueira, Arthur Patrianova, Carlos Martins (2), Nuno Grilo (1), Alexandre Cavalcanti (6), Fábio Vidrago (5), Miguel Espinha e Ales Silva
Treinador: Carlos Resende

FC PORTO SOFARMA: Alfredo Quintana e Thomas Bauer (g.r.); Víctor Iturriza (4), Leandro Semedo, Yoan Balázquez (2), Miguel Martins (4), Djibril Mbengue (2), Ángel Hernández (1), Rui Silva (1), Daymaro Salina (1), Leonel Fernandes, Alexis Borges (1), Diogo Branquinho, António Areia (4), Miguel Alves (2) e Fábio Magalhães (5)
Treinador: Magnus Andersson

Ao intervalo: 10-14» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20190227-pt-classico-pintado-de-azul-e-branco

27/02/19

F.C. do Porto Basquetebol - Brad Tinsley é o primeiro reforço da equipa de basquetebol do FC Porto neste mercado de transferências.



«BRAD TINSLEY REGRESSA AO BASQUETEBOL AZUL E BRANCO
26 DE FEVEREIRO DE 2019 19:30

Base/extremo reforça o plantel do FC Porto até ao final da temporada 2019/20 e volta à cidade que considera ser “a segunda casa”.

Brad Tinsley é o primeiro reforço da equipa de basquetebol do FC Porto neste mercado de transferências. O base/extremo de 29 anos assinou até ao final da temporada 2019/20 e vai envergar o número 5 nas costas, o qual utilizou na primeira passagem pela cidade Invicta, entre 2015 e 2017. Neste período, o norte-americano venceu uma Liga Portuguesa de Basquetebol (2015/16) e uma Supertaça portuguesa (2016) pelos azuis e brancos.

“O Brad Tinsley, como grande conhecedor do nosso modelo de jogo e da competição em Portugal, garante uma adaptação e entrosamento imediatos. Como fez no passado, vem para desempenhar funções em várias posições, dada a sua capacidade física e técnica para jogar como base ou extremo. Lançamentos de três pontos e assistências são as principais habilidades deste atleta”, indica Moncho López.

Formado na Universidade de Vanderbilt, em Nashville, no Tennessee, o basquetebolista regressa aos Dragões depois das passagens pelo emblema lituano BC Vytautas, pelo clube alemão BV Chemnitz e pelos italianos Casale Monferrato. Agora, de novo vestido de azul e branco, Brad Tinsley sente-se “feliz por ter a oportunidade de voltar ao Porto”. “Esta é a minha segunda casa. Estou ansioso por voltar ao Dragão Caixa e para começar a trabalhar com a equipa”, acrescenta.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20190226-pt-brad-tinsley-regressa-ao-basquetebol-azul-e-branco


(Brad Tinsley regressa à equipa de basquetebol do FC Porto)

Ambiente e Ecologia - Caso duas fissuras na Antártida se intercetem, um icebergue com 17 vezes a área de Lisboa pode separar-se em breve, avisa a NASA.



«Há um icebergue com 17 vezes o tamanho de Lisboa a separar-se da Antártida

Caso duas fissuras na Antártida se intercetem, um icebergue com 17 vezes a área de Lisboa pode separar-se em breve, avisa a NASA.

Uma fissura ao longo da plataforma de gelo Brunt na Antártida apareceu pela primeira vez em outubro de 2016, de acordo com a NASA. A fissura — chamada fissura de Halloween — está a avançar para leste e pode intercetar uma outra, que esteve aparentemente estável durante 35 anos, mas que agora avança para norte a 4 quilómetros por ano. Esta segunda é a fissura que está a preocupar os cientistas.

Se estas duas fissuras se encontrarem, o que pode acontecer dentro de semanas ou meses, já que apenas apenas 4 quilómetros separam as duas falhas, um icebergue com cerca de 1700 quilómetros quadrados, 17 vezes a área de Lisboa (100 quilómetros quadrados), vai separar-se da Antártida e flutuar no mar.

Apesar de ser um bloco de gelo com um tamanho considerável, não é um icebergue terrivelmente grande para os padrões da Antártica, não chegando provavelmente aos 20 maiores, mas será o maior a separar-se da plataforma de Brunt desde que começou a ser observado, em 1915, informa a NASA.

Apesar deste processo de separação ser é natural, as mudanças recentes não são comuns nesta área e podem desestabilizar a plataforma de gelo de Brunt. Não é ainda claro como o gelo remanescente pode reagir após a separação, o que cria incerteza em torno da infraestrutura científica e a presença humana na zona, na base de observação Halley.

Esta estação científica já foi relocalizada e teve de ser fechada duas vezes nos anos recentes por causa de alterações no gelo.» in https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/ha-um-iceberg-com-17-vezes-o-tamanho-de-lisboa-a-desprender-se-da-antartida

Vídeo:
https://expresso.pt/sociedade/2019-02-27-Imagens-captadas-pela-NASA-mostram-icebergue---com-area-de-17-Lisboas---prestes-a-soltar-se-da-Antartida

Política Energética - Os países e as empresas que controlarem a produção deste elemento serão donos da energia do futuro.



«Lítio: a febre do “ouro branco” está a mudar o mundo
António Sarmento
27 Fevereiro 2019, 12:47

Portugal tem uma das maiores reservas de lítio a nível mundial. Os países e as empresas que controlarem a produção deste elemento serão donos da energia do futuro.» in https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/litio-a-febre-do-ouro-branco-esta-a-mudar-o-mundo-416612



(Portugal Lítio)


Taça de Portugal - F.C. do Porto 3 vs S.C. Braga 0 - O FC Porto garantiu uma vantagem importante na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, vencendo o Sporting de Braga, no Estádio do Dragão.



«VANTAGEM IMPORTANTE PARA BRAGA
26 DE FEVEREIRO DE 2019 22:22

FC Porto venceu por 3-0 na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal.

O FC Porto garantiu uma vantagem importante na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, vencendo o Sporting de Braga por 3-0, no Estádio do Dragão. Alex Telles, Tiquinho Soares e Yacine Brahimi marcaram os golos do triunfo portista, construindo um resultado que abre boas perspetivas para o segundo jogo, agendado para o início de abril, em Braga.

Sérgio Conceição demonstrou confiança no onze que garantiu o triunfo em Tondela, procedendo apenas à espera troca de guarda-redes, com Fabiano a ocupar uma baliza que tem sido sua na Taça de Portugal. As duas equipas reencontraram-se no Estádio do Dragão após um duelo intenso na Liga, a 10 de novembro de 2018, decidido com um golo solitário de Soares.

Os minutos iniciais da última eliminatória antes da final da Taça de Portugal foram pautados pelo equilíbrio. Um desvio involuntário de Alex Telles, após remate de Wilson Eduardo, chegou a assustar Fabiano, mas a resposta viria em crescendo, à medida da exibição portista.

O FC Porto procurou explorar os poucos espaços disponíveis e foi apresentando os fortes argumentos nas bolas paradas. Ao minuto 27, Pepe surgiu no local certo para inaugurar a contagem, cabeceando à figura de Marafona na sequência de um canto cobrado por Alex Telles. O primeiro golo do encontro chegaria pouco depois.

Com meia-hora de jogo, os campeões nacionais beneficiaram de um castigo máximo por infração clara do guarda-redes do Sporting de Braga, que atingiu Herrera no interior da área. Com frieza e clarividência, Alex Telles fez balançar as redes arsenalistas.

A equipa azul e branca fez por merecer a vantagem conquistada, embora tivesse sido sujeita a um trabalho considerável na defesa. Destaque para uma intervenção de qualidade superior de Fabiano, com o braço esquerdo, a remate de Dyego Sousa (54m). Do outro lado do relvado, foi Marafona a negar o 2-0 a Jesús Corona (60m), adiando o que chegaria rapidamente através da bota direita de Soares.

Tiquinho Soares entrou para o lugar de Fernando Andrade no início da segunda parte e precisou de apenas 18 minutos para matar saudades da baliza sul do Estádio do Dragão. Otávio cruzou na direita, a bola sofreu um desvio e foi ter com o avançado brasileiro, que dominou com o joelho esquerdo e surpreendeu o guarda-redes contrário com um toque subtil com o pé direito, para o poste mais distante.

Danilo Pereira e Yacine Brahimi foram as derradeiras apostas de Sérgio Conceição, uma vez mais com impacto decisivo no jogo. Já em período de compensação, após um grande passe de Óliver, Brahimi fletiu para o centro e desenhou um arco perfeito, sem hipóteses para Marafona. Final perfeito para a primeira metade da eliminatória.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20190226-pt-vantagem-importante-para-braga


Highlights | Resumo: FC Porto 3-0 Braga - (Taça de Portugal 18/19 1/2 Final)

26/02/19

Amarante Doces Regionais - Foguetes, lérias, brisas do Tâmega, papos de anjo e São Gonçalos.



«Prazer sem culpa: Os doces conventuais de Amarante adoçam-nos a boca

Foguetes, lérias, brisas do Tâmega, papos de anjo e São Gonçalos. Estes são os doces conventuais de Amarante que puseram as confeitarias da Ponte e a Lalai no mapa da gula. Mas a cidade tem muito mais para descobrir: boa comida, bons vinhos, hotéis com vista para o rio Tâmega, arte e literatura. Está tudo no tema de capa da VISÃO Se7e, esta quinta, 28, nas bancas.

As receitas não ficaram no segredo dos deuses, nem arderam juntamente com o Convento de Santa Clara de Amarante, por altura das Invasões Francesas. Como fiel depositária das criações culinárias das clarissas ficou a aristocracia da região que, em boa hora, decidiu partilhar, com as confeitarias da terra, os pesos e as medidas dos foguetes, lérias, brisas do Tâmega, papos de anjo e São Gonçalos. Estes doces conventuais continuam a ser a principal fonte de receita da Confeitaria da Ponte, a casa mais antiga de Amarante, criada em 1930, e das poucas que sempre se manteve em laboração, num edifício na margem esquerda do Rio Tâmega, logo a seguir à ponte de S. Gonçalo.

No workshop promovido pela empresa turística Inside Experiences, os participantes são convidados a acompanhar a confeção, no piso inferior ao do atendimento da Confeitaria da Ponte. Durante cerca de uma hora, assiste-se ao meticuloso trabalho manual das mestres doceiras, algumas com 40 anos de ofício, desde a preparação do recheio, feito com 260 ovos e 12 quilos de açúcar, à sua distribuição pelas diferentes especialidades. “Os papos de anjo e os foguetes são os que têm mais saída”, diz Ricardo Ribeiro, proprietário da confeitaria desde 2010. São também os doces mais trabalhosos: o primeiro, uma folha de hóstia recheada, recortada à mão, em meia lua, e depois coberta de grãos de açúcar; o segundo, um funil feito igualmente de folha de hóstia, recheado de doce de ovos, mergulhado em calda de açúcar e levado ao forno. “Se comermos apenas um, temos calorias para um dia inteiro”, brinca Ricardo Ribeiro. Após as explicações e tiradas todas as dúvidas, é a hora da prova, com Vinho Verde da região a cortar a doçura.

Para Ana Maria Baptista, a confeção dos doces conventuais de Amarante não tem, seguramente, segredo. Filha da fundadora da histórica confeitaria Lailai, inaugurada em 1947 e encerrada durante 20 anos, não descansou enquanto não a reabriu. Fê-lo no verão passado e manteve a casa tal como os antigos clientes a recordam, desde a fachada com o nome em néon à varanda sobre o Tâmega. “Esta confeitaria foi uma escola, muitos dos pasteleiros de Amarante passaram, direta ou indirectamente, por aqui”, conta Ana Maria. A mãe, com apurado sentido para a culinária, “foi perspicaz nos doces que escolheu e criou”, acrescenta. Os pingos da tocha, os amarantinos, a torta de fruta… tudo especialidades, feitas à moda antiga, que adoçam a boca aos visitantes.

Confeitaria da Ponte; R. 31 de Janeiro, 186, Amarante; T. 255 432 034; seg-dom 8h30-20h; Lailai; R. 31 de Janeiro, 102-104, Amarante; T. 255 440 061; dom-sex 8h30-20h30, sáb 8h30-24h» in http://visao.sapo.pt/actualidade/visaose7e/comer-e-beber/2019-02-27-Prazer-sem-culpa-Os-doces-conventuais-de-Amarante-adocam-nos-a-boca



(Confeitaria da Ponte)


(Confeitaria da Ponte - Amarante)


F.C. do Porto Atletas Internacionais - O nome de batismo é Képler Liveran Lima Ferreira, mas no futebol e na vida será sempre Pepe.




«PEPE: O REGRESSO, O GOLO E, AGORA, O ANIVERSÁRIO
26 DE FEVEREIRO DE 2019 09:30

Central celebra os 36 anos esta terça-feira.

O nome de batismo é Képler Liveran Lima Ferreira, mas no futebol e na vida será sempre Pepe. O luso-brasileiro, nascido em Maceió mas apaixonado por Portugal e pelo Porto a ponto de adotar o país como seu, é, aos 36 anos que agora assinala, um nome para a história do futebol português.

Uma carreira recheada de troféus, com o FC Porto como catapulta e, agora, novamente como casa. Voltou em janeiro, depois de 12 anos a somar prestígio e títulos por outras paragens.

No currículo, Pepe conta três Ligas dos Campeões (segundo melhor português de sempre, apenas atrás de Cristiano Ronaldo), 2 Mundiais de Clubes e 1 Supertaça Europeia. Antes de tudo isto, que conquistou ao serviço do Real Madrid, onde jogou 10 anos e realizou mais de 300 jogos, já tinha conquistado a Taça Intercontinental pelo FC Porto, além de dois campeonatos, uma Taça de Portugal e duas Supertaças.

Vestiu de azul e branco pela primeira vez na ressaca da conquista de Gelsenkirchen, em 2004. Veio do Marítimo, o primeiro clube em Portugal. Antes, só o Corinthians Alagoano do Brasil. Tinha 21 anos quando assinou pelo FC Porto.

Ultrapassou a sempre delicada fase de adaptação e, em 2005/06, num inovador esquema tático desenhado por Co Adriaanse convenceu tudo e todos. Jogando no centro de uma linha de três defesas mostrou-se imperial e uma das referências da equipa, até sair, em 2007, para o Real Madrid.

Representou ainda o Besiktas uma temporada e meia antes do regresso a casa. Pelo meio, tornou-se figura da seleção nacional, ultrapassando a fasquia das 100 internacionalizações, conquistando o Euro 2016 e sendo, inclusive, eleito o melhor em campo na final com a França.

Agora, novamente de dragão ao peito, festeja os 36 anos na mesma semana em que voltou a festejar um golo, em Tondela. Festejou-o à dragão, com o mesmo espírito com que construiu toda a carreira.

Muitos parabéns Pepe!» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20190226-pt-pepe-o-regresso-o-golo-e-agora-o-aniversario



(Pepe volta a marcar pelo FC Porto quase doze anos depois)


25/02/19

História Paleontologia - O Parque Nacional da Gorongosa anunciou hoje a assinatura de um acordo de colaboração com a Universidade de Oxford, de Inglaterra, para um projeto de investigação que pretende descobrir detalhes sobre os antepassados dos seres humanos.



«Parque da Gorongosa e Oxford procuram antepassados da humanidade em Moçambique

O Parque Nacional da Gorongosa anunciou hoje a assinatura de um acordo de colaboração com a Universidade de Oxford, de Inglaterra, para um projeto de investigação que pretende descobrir detalhes sobre os antepassados dos seres humanos.

A iniciativa denominada Projeto Paleo-Primata é liderada pela paleoantropóloga e primatóloga portuguesa Susana Carvalho.

Segundo aquela responsável, estão identificados “vários sítios fósseis promissores no Parque da Gorongosa” e arrancou aquilo que poderá ser “um esforço de exploração e pesquisa de várias décadas”.

As notícias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. 

No final, poderão surgir “novas ideias sobre quando e como os primeiros antepassados humanos evoluíram em África”, refere, citada hoje num comunicado do Parque da Gorongosa.

Outro ramo do projeto multidisciplinar “é o foco no estudo de primatas modernos, e as suas adaptações comportamentais à ecologia da Gorongosa, para modelar como, no passado, os ancestrais humanos podem ter conseguido viver em habitats semelhantes”, acrescenta o comunicado.

Já em 2017, em declarações à Lusa, na Gorongosa, Susana Carvalho referia que aquela zona é “a única parte do Rift [vale africano transnacional] que ainda não foi estudada em termos de evolução humana”, assinalando que os levantamentos geológicos iniciais apontam para cronologias que abrangem o período de sete milhões de anos, quando surgiram os primeiros hominídeos.

O parque apresenta a Escola de Campo Paleo-Primata Oxford-Gorongosa como “a única escola de campo do continente africano que oferece formação interdisciplinar em Paleoantropologia, Primatologia e Ecologia”.

Metade dos estudantes são selecionados em universidades moçambicanas de todo o país.» in https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/parque-da-gorongosa-e-oxford-procuram-antepassados-da-humanidade-em-mocambique


(Parque Nacional de GORONGOSA - Moçambique África)

Justiça - Agora, Craig Coley, decidiram os responsáveis de Simi Valley, na Califórnia, vai receber uma compensação de 21 milhões de dólares (18,4 milhões de euros).



«Depois de passar 39 anos na prisão por um crime que não cometeu, septuagenário vai receber 21 milhões

Rhonda Wicht e o seu filho Donald, de quatro anos, foram assassinados em 1978. Mas o homem que foi parar à cadeia e cumpriu uma pena de quase quatro décadas não foi o homicida. Agora, Craig Coley, decidiram os responsáveis de Simi Valley, na Califórnia, vai receber uma compensação de 21 milhões de dólares (18,4 milhões de euros)

"Apesar de nenhuma quantia poder compensar o que aconteceu ao Sr. Coley, resolver este caso é fazer o que está certo para ele e para a nossa comunidade", considera Eric Levitt, administrador da cidade, referindo-se à decisão de não levar o caso a tribunal para decidir o valor da indemnização, o que, muitas vezes, leva a longas batalhas judiciais (mesmo depois de provada a inocência dos condenados injustamente).

No caso de Coley, um veterano da Marinha agora com 71 anos, não foi preciso discutir - a polícia reabriu o caso, o procurador de Ventura County apoiou a decisão, depois o então governador Jerry Brown (em 2017) perdoou-o e o Conselho de Compensação à Vítima da Califórnia atribuiu-lhe, no ano passado, quase 2 milhões de dólares (perto de 1,8 milhões de euros) - 140 dolares por cada um dos 13.991 dias passados injustamente da prisão. Meses mais tarde, Coley entrou com uma acção federal de direitos civis. Resultado: a cidade vai pagar-lhe cerca de 5 milhões, e o que falta para prefazer os 21 milhões virá de seguros e "outras fontes", como se lê no comunicado.

A inocência do septuagenário começou a desenhar-se quando, a cerca de 65 quilómetros a noroeste de Los Angeles, foram encontradas, num laboratório privado, "amostras biológicas" cuja destruição tinha sido ordenada pelo tribunal depois da condenação de Coley, em janeiro de 1980.

"Descobriu-se que uma parte fundamental das provas usadas para condenar o réu não tinha o seu ADN", adianta o comunicado da cidade.

A nova investigação, que incluiu entrevistas com testemunhas e a recriação do caso, levou as autoridades a concluir que estavam reunidas as condições para provar a "inocência".

Mas se o caso, em relação a Coley, está resolvido, o mesmo não se pode dizer sobre as vítimas do homicídio, uma vez que as autoridades continuam sem saber quem estrangulou e violou a mãe e sufocou o filho, encenando depois um assalto.

Os vizinhos relataram, na altura, à polícia, ter ouvido sons de luta por volta das 5h30 da madrugada de 11 de novembro de 1978. Uma das testemunhas contou que tinha visto pela janela a carrinha de Coley, que era, então, namorado de Rhonda Wicht, em processo de separação.

Coley, com 31 anos, garantiu que tinha estado num restaurante até às 4h30, após o que deixou um amigo em casa e foi também para a sua, versão que foi sempre corroborada pelos colegas. Acusado de homicídio em primeiro grau, o suspeito passou as quatro décadas seguintes a negar ter cometido os crimes.» in http://visao.sapo.pt/actualidade/mundo/2019-02-25-Depois-de-passar-39-anos-na-prisao-por-um-crime-que-nao-cometeu-septuagenario-vai-receber-21-milhoes

Ambiente e Ecologia - A Plataforma Transgénicos Fora (PTF) alertou, esta segunda-feira, o Governo para os elevados níveis de glifosato – substância cancerígena – em 100% das amostras de urina recolhidas.



«A população de todo o país está contaminada com glifosato
Por ZAP - 25 Fevereiro, 2019

A Plataforma Transgénicos Fora (PTF) alertou, esta segunda-feira, o Governo para os elevados níveis de glifosato – substância cancerígena – em 100% das amostras de urina recolhidas. A PTF apela à proibição da venda de herbicidas à base dessa substância.

“Enquanto que na média de 18 países se verifica que 50% das amostras estão contaminadas, as duas rondas de testes em Portugal estavam acima desse valor – e em outubro a contaminação foi detetada em 100% das amostras.”, disse a Plataforma Transgénicos Fora em comunicado.

O glifosato é o herbicida mais vendido em Portugal, apesar das recomendações da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária para que “o glifosato não preencha a totalidade de critérios estabelecidos para a seleção de pesticidas”.

Os resultados do estudo realizado pela PTF demonstram que o valor médio da contaminação das amostras é três vezes superior ao limite legal na água de consumo.

O estudo mostrou também que há uma contaminação considerável em crianças e que isto “é um sinal de alerta para a necessidade de conhecer melhor qual a exposição real da população portuguesa em termos de estratificação etária, ao longo do tempo e nos diferentes pontos do país.”

Além da água e da alimentação, também o ar é um meio de contaminação deste pesticida. A época do ano também tem influência, já que se usa mais glifosato no início da primavera.

A Plataforma Transgénicos Fora apela, portanto, ao lançamento de um estudo abrangente sobre a exposição dos portugueses ao glifosato.

“A ciência mais recente mostra que o glifosato altera profundamente a composição do nosso microbiota gastrointestinal. Quando esse equilíbrio fica comprometido podem surgir doenças graves, desde diabetes tipo 2 a aterosclerose, a obesidade e até cancro“, diz a bióloga Margarida Silva.

O apoio a agricultores na transição para uma agricultura pós-glifosato é vista, pela TPF, como uma das medidas cruciais. Adicionalmente, deve-se tornar obrigatória a análise ao glifosato na água de consumo.

A coordenadora da campanha Autarquias Sem Glifosato, Dra. Alexandra Azevedo, realça que teve “conhecimento de análises em águas superficiais na bacia do rio Douro que revelam contaminação 70 vezes acima do limite máximo legal”.

A Plataforma Transgénicos Fora divulgou ainda um documento com recomendações para aqueles interessados em limitar a exposição de glifosato.

ZAP //» in https://zap.aeiou.pt/glifosato-contamina-populacao-em-todo-o-pais-242747


Bartolomeu Braz Pereira - Presidente da Aprosoja Brasil sobre a proibição do glifosato from Notícias Agrícolas on Vimeo.

(AgrotóxicoHerbicidaVeneno: O GLIFOSATO e o CÂNCER)


(Alimentos Transgênicos e seus efeitos | Eu sou Lucy)

Amarante Fregim - Orquídeas brancas, em Rio, Fregim, Amarante, nesta ante Primavera, a preceder o Carnaval.


(Amarante, Fregim. Rio, Orquídeas Brancas)

24/02/19

F.C. do Porto Ciclismo - O ciclista da W-52 FC Porto, João Rodrigues, conquistou o nono lugar na 45.ª edição da Volta ao Algarve, tendo sido o corredor portista mais bem posicionado, a 2m27s do vencedor da prova, o esloveno Tadej Pogacar (UAE-Emirates).



«JOÃO RODRIGUES TERMINA VOLTA AO ALGARVE NO TOP-10
24 DE FEVEREIRO DE 2019 19:08

Esloveno Tadej Pogacar (UAE-Emirates) foi o vencedor da 45.ª edição da competição.

O ciclista da W-52 FC Porto, João Rodrigues, conquistou o nono lugar na 45.ª edição da Volta ao Algarve, tendo sido o corredor portista mais bem posicionado, a 2m27s do vencedor da prova, o esloveno Tadej Pogacar (UAE-Emirates). Na última etapa, a qual ligou Faro ao Alto do Malhão em Loulé (173, 5 quilómetros), o mais forte foi o checo Zdenek Stybar (Deceuninck-Quick Step), que cumpriu o trajeto em 4h13m48s.

João Rodrigues cortou a meta em sétimo na tirada final da Algarvia, a 24 segundos do primeiro classificado. Raúl Alarcón (17.º), Samuel Caldeira (47.º) e Ricardo Mestre (107.º) foram os outros ciclistas da W-52 FC Porto a concluir o percurso, sendo que Rafael Reis e Daniel Mestre acabaram por desistir neste derradeiro dia de competição.

Na geral individual, em que Pogacar se impôs perante o dinamarquês Soren Kragh Andersen (Team Sunweb), que ficou a 14 segundos, João Rodrigues (9.º) foi seguido dos colegas Raúl Alarcón (19.º), Samuel Caldeira (73.º) e Ricardo Mestre (110.º). Na classificação geral por equipas, a W-52 FC Porto alcançou o sétimo posto entre 23 formações presentes.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20190224-pt-joao-rodrigues-termina-volta-ao-algarve-no-top-10

F.C. do Porto Sub 15 Futebol: F.C. do Porto 4 vs Dragon Force 0 - FC Porto bateu no relvado sintético do Olival o Dragon Force, na 12.ª jornada da 2.ª fase do Nacional de Juniores C.



«SUB-15 GOLEIAM DRAGON FORCE
24 DE FEVEREIRO DE 2019 17:41

FC Porto bateu no relvado sintético do Olival o Dragon Force por 4-0, na 12.ª jornada da 2.ª fase do Nacional de Juniores C.

Os Sub-15 portistas infligiram no relvado sintético do Olival uma derrota pesada por 4-0 ao Dragon Force, que atuou na condição de visitado em desafio referente à 12.ª ronda da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores C. Luís Martins (14m) e Joel Carvalho, que fez um hat trick (37m, 38m, 50m), marcaram os golos portistas naquela que foi a 23.ª vitória dos Dragões em outros tantos jogos desde o início da época. Os azuis e brancos são líderes destacados da Série Norte com 36 pontos, mais 15 do que o segundo classificado, Vitória de Guimarães.

O conjunto orientado por Sérgio Ferreira alinhou com Martim Remédios, Luís Martins, Gabriel Brás, Miguel Morais (Gustavo Leite, ao intervalo), Marco Cruz (Miguel Costa, 46m), Bruno Pires (Ismael Jacinto, 52m), Jorge Meireles, Guilherme Gonçalves (Frederico Reis, ao intervalo), Joel Carvalho, Úmaro Candé e José Macedo (Gonçalo Santos, ao intervalo).

Na próxima jornada, a 13.ª, o FC Porto recebe no Olival o Vitória de Guimarães (sábado, 2 de março). O embate, que tem transmissão em direto e em exclusivo no Porto Canal, está agendado para as 11h00.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20190224-pt-sub-15-goleiam-dragon-force

F.C. do Porto Sub 17 Futebol: F.C. do Porto 2 vs Padroense 1 - A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense, no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B.



«SUB-17 VENCEM PADROENSE
24 DE FEVEREIRO DE 2019 13:56

Dragões levaram a melhor sobre os matosinhenses (2-1), no Olival, na 11.ª jornada da 2.ª fase do Nacional de Juniores B.

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.

Os Sub-17 portistas, comandados por Tulipa, alinharam com Ivan Cardoso, Rodrigo Ferreira, Rúben Cardoso, Pedro Alves, Leandro Dias, Danilo Veiga (Florentino Júnior, 73m), Mauro Ribeiro (Pedro Vieira, 52m), Francisco Ribeiro, Diogo Abreu, Rúben Candal e Nuno Ferras (Fernando Almeida, 67m).

Na próxima ronda, a 12.ª, o FC Porto desloca-se a Vila do Conde para defrontar o Rio Ave (sexta-feira, 1 de março, 11h00).» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20190224-pt-sub-17-vencem-padroense

F.C. do Porto Andebol: Holstrebo 31 vs F.C. do porto Sofarma 33 - FC Porto Sofarma foi à Dinamarca bater o Holstebro, na 3.ª jornada do Grupo C da Taça EHF.



«SOMAR E SEGUIR NA EUROPA
23 DE FEVEREIRO DE 2019 19:31

FC Porto Sofarma foi à Dinamarca bater o Holstebro por 33-31, na 3.ª jornada do Grupo C da Taça EHF.

O FC Porto Sofarma deslocou-se à Dinamarca e impôs-se por 33-31 diante do Holstebro, na 3.ª ronda do grupo C da Taça EHF, conquistando a terceira vitória consecutiva na competição e a 17.ª ininterrupta esta época. Os Dragões chegaram aos seis pontos e reforçaram a liderança isolada do grupo nesta que é a segunda principal prova europeia de clubes no andebol.

Não podia ter começado mais equilibrado o duelo na Dinamarca. Nenhuma das equipas conseguiu impor-se durante os primeiros quinze minutos em que a diferença entre as mesmas nunca foi superior a um (9-9). Magnus Bramming, o goleador dos dinamarqueses, já tinha contribuído com seis tentos, sendo que do lado português era António Areia quem se destacava com três.

O minuto 24 assinalou o primeiro momento da partida no qual houve uma distância maior do que um golo. Mesmo em inferioridade numérica, o FC Porto Sofarma passou para a frente por dois graças ao ponta esquerdino Miguel Alves, que, como é habitual, surgiu da direita do ataque luso para fazer o 14-12.

O Holstebro conseguiu quebrar o ímpeto portista e, já dentro dos últimos cinco minutos, voltou a igualar o placar através de um livre de sete metros cobrado pelo inevitável Magnus Bramming (14-14). A escassos segundos do intervalo, os azuis e brancos readquiriram um ligeiro ascendente e foram para o descanso com nova vantagem de dois garantida por Rui Silva (17-15). Alfredo Quintana, autor de sete defesas, também teve um papel determinante no rendimento da equipa portuguesa.

Ao cabo de cinco minutos na segunda parte, os Dragões cavaram primeira vez um fosso de três golos (20-17) no seguimento dos remates certeiros de Djibril Mbengue e Leonel Fernandes, sendo que tal não teria sido possível se Quintana não tivesse efetuado antes dessas duas ações mais uma preciosa intervenção.

Apesar de tudo, o equilíbrio manteve-se e à partida para a segunda metade da etapa complementar o conjunto nórdico restabeleceu a igualdade (25-25). A um minuto e meio do final, Karlsson falhou o 31-31 da linha de sete metros. Na outra área, Diogo Branquinho esteve à altura e a formação orientada por Magnus Andersson ficou novamente dois por cima (32-30), até que Miguel Martins, a segundos do término, assegurou o triunfo por 33-31.

Miguel Martins (seis golos), António Areia (seis) e Rui Silva (cinco) foram os melhores marcadores portistas num dia em que Alfredo Quintana foi de novo um elemento fundamental na baliza.    

O FC Porto Sofarma está de regresso aos compromissos nacionais na próxima quarta-feira (27 de fevereiro, 21h00), em confronto antecipado da 25.ª jornada do Andebol 1 diante do Benfica. O Clássico disputa-se no Dragão Caixa e terá transmissão em direto e em exclusivo no Porto Canal.   

FICHA DE JOGO

HOLSTEBRO-FC PORTO SOFARMA, 31-33 
Taça EHF, Grupo C, 3.ª Jornada
23 de fevereiro de 2019
Arena Gräkjaer, Holstebro
Árbitros: Aleksandar Jovic e Nedim Arnautovic (Bósnia e Herzegovina)

HOLSTEBRO: Simon Gade e Sebastian Frandsen (g.r.); Vignir Svavarsson (1), Johan Kofoed, Lars Nielsen (1), Niels Lindholt (3), Jac Karlsson (2), Magnus Bramming (14), Mikkel Mortensen, John Östlund (4), Malte Justesen, Kasper Kildelund (5), Jonas Porup (1) e Peter Balling

Treinador: Patrick Westerholm

FC PORTO SOFARMA: Alfredo Quintana e Thomas Bauer (g.r.); Víctor Iturriza, Yoan Balázquez, Miguel Martins (6), Djibril Mbengue (3), Ángel Hernández, Rui Silva (5), Daymaro Salina (1), Leonel Fernandes (2), Alexis Borges (4), Diogo Branquinho (2), António Areia (6), Miguel Alves (1) e Fábio Magalhães (3)
Treinador: Magnus Andersson

Ao intervalo: 15-17» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20190223-pt-somar-e-seguir-na-europa


Andebol: Holstebro-FC Porto, 31-33 - (Andebol 1, Taça EHF, 3.ª jornada, 23/02/19)

23/02/19

F.C. do Porto Ciclismo - Samuel Caldeira esteve em excelente plano na quarta etapa da 45.ª Volta ao Algarve, que se realizou este sábado entre Albufeira e Tavira (198,3 quilómetros)



«SAMUEL CALDEIRA DESTACA-SE NA QUARTA ETAPA DA VOLTA AO ALGARVE
23 DE FEVEREIRO DE 2019 18:54

Ciclista da W52-FC Porto foi o melhor português da tirada entre Albufeira e Tavira.

Samuel Caldeira esteve em excelente plano na quarta etapa da 45.ª Volta ao Algarve, que se realizou este sábado entre Albufeira e Tavira (198,3 quilómetros). O ciclista da W52-FC Porto terminou na 15.ª posição e cotou-se como o melhor português da tirada, ganha pelo holandês Dylan Groenewegen (Team Jumbo Visma), que cumpriu a distância em 4h56m07s.

João Rodrigues (30.º), Ricardo Mestre (49.º), Raúl Alarcón (62.º), Daniel Mestre (83.º), Rafael Reis (85.º) e Joaquim Silva (102.º) foram os outros ciclistas azuis e brancos na estrada no penúltimo dia de prova. Na geral individual, João Rodrigues desceu para o 17.º lugar mas continua a ser o Dragão melhor posicionado, a 3m21s segundos do líder Tadej Pogacar (UAE Team Emirates).

Depois de João Rodrigues aparecem os restantes corredores da W52-FC Porto: Joaquim Silva (22.º), Raúl Alarcón (27.º), Daniel Mestre (89.º), Samuel Caldeira (97.º), Rafael Reis (110.º) e Ricardo Mestre (123.º). Este domingo cai o pano sobre a 45.ª edição da Volta ao Algarve com a realização da quinta e última etapa, que vai ligar Faro ao Alto do Malhão (173,5 quilómetros).» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20190223-pt-samuel-caldeira-destaca-se-na-quarta-etapa-da-volta-ao-algarve

F.C. do Porto Futebol Sub 19: F.C. do Porto 2 vs Gil Vicente 1 - FC Porto impôs-se no Olival diante do Gil Vicente, na 2.ª jornada da fase final do Nacional de Juniores A.



«SUB-19 CONQUISTAM PRIMEIRA VITÓRIA NA FASE FINAL
23 DE FEVEREIRO DE 2019 17:07

FC Porto impôs-se no Olival diante do Gil Vicente por 2-1, na 2.ª jornada da fase final do Nacional de Juniores A.

Mesmo em inferioridade numérica desde o período de compensação da etapa inaugural (expulsão de Levi Faustino), os Sub-19 portistas derrotaram o Gil Vicente por 2-1, no Olival, em desafio referente à 2.ª ronda da fase final do Campeonato Nacional de Juniores A, passando a somar quatro pontos. Fábio Silva (47m), que até falhou uma grande penalidade, e Ángel Yesid (59m) apontaram os golos que deram o primeiro triunfo aos Dragões nesta fase de apuramento do campeão da categoria.

A equipa orientada por Mário Silva alinhou com Francisco Meixedo, Tomás Esteves, Pedro Justiniano, Levi Faustino, Tiago Lopes, Mor Ndiaye, Ángel Yesid (Gonçalo Borges, 92m), Vítor Ferreira, Fábio Vieira, Afonso Sousa (Rodrigo Valente, 61m) e Fábio Silva (Juan Perea, 71m).

Na próxima jornada, a 3.ª, o FC Porto visita o Alverca (sábado, 2 de março). O desafio começa às 15h00.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20190223-pt-sub-19-conquistam-primeira-vitoria-na-fase-final


Formação: Sub-19 - FC Porto-Gil Vicente, 2-1 - (CNJA, 2.ª fase, 2.ª j, 23/02/19)

Mundo - A humanidade corre o risco de ser extinta devido à colisão da Terra com um corpo celeste, a uma catástrofe natural ou até tecnológica




«Há três datas prováveis para o Apocalipse. Duas das quais ainda este século
Por ZAP - 23 Fevereiro, 2019

A humanidade corre o risco de ser extinta devido à colisão da Terra com um corpo celeste, a uma catástrofe natural ou até tecnológica. Este cenário não é uma fantasia saída dos filmes de Hollywood, mas antes fruto das previsões de vários cientistas.

Apesar de existirem várias e diferentes opiniões sobre a data do fim do mundo, não é ainda certo quando vai acontecer. Ainda assim, o cientistas estão certos de uma coisa: vai ocorrer ainda este século. Tendo em conta as várias correntes sobre o fenómeno, a Sputnik News compilou três previsões científicas próximas sobre o evento apocalíptico.

2036
Entre os possíveis eventos que poderiam levar ao fim do mundo um dos mais populares é a colisão da Terra com um asteróide. É a velha máxima: A questão não é se um asteróide vai colidir com a Terra, é quando.

De momento, o asteróide mais preocupante para os cientistas é o Apophis, que em 13 de abril de 2029 se aproximará do nosso planeta a uma distância de 38 mil quilómetros (uma distância dez vezes menor do que a existente entre a Terra e a Lua).

Há uma pequena possibilidade de o asteróide entrar numa zona perigosa de 600 metros, onde o campo gravitacional da Terra mudará a sua trajetória de voo. Se isso acontecer, o Apophis colidirá com a Terra em 2036.

Segundo os cientistas da Universidade Técnica Estatal Bauman de Moscovo, na Rússia, na zona de risco, e caso se dê a colisão do Apophis com a Terra em 2036, encontra-se o Extremo Oriente russo, os países da América Central e África Ocidental.

2026
Há mais de 50 anos, o cientista americano Heinz von Foerster publicou com os seus colegas um artigo na revista científica Science, no qual revelou a data exata do Dia do Juízo Final – 13 de novembro de 2026. Nesse dia, a população da Terra deixará de crescer exponencialmente e tenderá ao infinito, escreveram os especialistas.

Para fazer os cálculos, Foerster usou dois parâmetros que determinam o destino de qualquer forma de vida: fertilidade e esperança de vida. Em 1975, o astrofísico alemão Sebastian von Hoerner teve em contra outros parâmetros ligados à atividade humana e estabeleceu que o Apocalipse chegará entre 2020 e 2050, quando a população da Terra aumentará a tal ponto que não será capaz de se alimentar.

Os cientistas americanos, por sua vez, usaram números atuais nas fórmulas produzidas de von Hoerner e revelaram que o fim do mundo não deverá acontecer antes de 2300 e 2400 devido ao aquecimento global provocado pelas atividades humanas.

Século XXI
Em 1972 o Clube de Roma, organização informal que reúne intelectuais, cientistas e futurólogos, apresentou um relatório sobre os limites de desenvolvimento da civilização. Os autores analisaram o crescimento da população, a indústria e o consumo dos recursos não renováveis, a deterioração do ambiente e revelaram que existe uma grande possibilidade de o colapso acontecer já no século XXI, se a humanidade não mudar seu comportamento, política e desenvolvimento tecnológico.

Nos anos 1980, diversos matemáticos estabeleceram que, conhecendo o início e duração da humanidade, é possível prever quando esta termina. Esta hipótese chama-se “argumento do Dia do Juízo Final”. Segundo os matemáticos, se quisermos analisar um qualquer processo, o mais possível é que o façamos em meados desse processo, mas não no seu início ou no fim, ou seja, a nossa civilização está a metade do caminho e ainda teremos pela frente alguns séculos ou milénios.

Entretanto, há quem acredite que colapso da humanidade ocorrerá já em breve. Por exemplo, o futurologista Aleksei Turchin, no livro “Estrutura da Catástrofe Global”, analisa diferentes métodos de cálculo da data exata do Apocalipse e a maioria aponta que o Dia do Juízo final chegará no século XXI.

Estas previsões vão ao encontro do Relógio do Apocalipse que, no passado mês de janeiro, atualizou os seus ponteiros, dando conta que estamos a dois minutos do fim – no ano passado, os ponteiros marcavam já esta posição, assinalando, pela terceira vez desde que o relógio existe, a maior aproximação à meia noite.» in https://zap.aeiou.pt/cientistas-apontam-tres-possiveis-datas-apocalipse-242509

(Datas do Fim do mundo e Nova teoria de 2019)