08/01/19
Religião Dia de Reis - O Dia de Reis no nosso país traveste-se de várias tradições, desde trupes que invadem casas e lojas com música, a Reis Magos a distribuírem rebuçados pela população nos dois lados da fronteira.
«Crianças voltaram a fumar nos Reis
O Dia de Reis no nosso país traveste-se de várias tradições, desde trupes que invadem casas e lojas com música, a Reis Magos a distribuírem rebuçados pela população nos dois lados da fronteira. Há ainda crianças incitadas pelos pais a fumar numa aldeia de Mirandela que só é falada nesta altura.
O relógio marcava 17 horas, nevoeiro cerrado e dois graus negativos, mas, no largo de Vale de Salgueiro, a fogueira já estava acesa, este sábado, rodeada de populares.
Chegam os gaiteiros para dar início à Festa dos Reis, em que as crianças têm, excecionalmente, permissão para fumar cigarros. Uma delas é Natacha Bença, nove anos. "Desde os quatro que fuma nesta ocasião", conta o pai.
"Só quem nasce, cresce e vive na aldeia é que sente essa festa e sabe o que significa a tradição,", diz o presidente da Junta. O autarca sublinha: "99% das pessoas da minha geração não fumam, mas todos fumaram em criança, na Festa dos Reis", conta Carlos Cadavez, que critica o facto de se dar muito enfoque ao assunto.
Nesta festa, é sempre escolhida a figura de um rei, ficando a seu cargo a organização da festa. Este ano, foi Gabriel Setas, 22 anos. "Desde os meus 10 anos que sonho com isto. Ser rei é uma sensação única, não consigo descrever", afirma.» in https://www.jn.pt/local/noticias/braganca/mirandela/interior/criancas-voltaram-a-fumar-nos-reis-10401331.html?utm_source=jn.pt&utm_medium=recomendadas&utm_campaign=afterArticle&_ga=2.156304062.48635078.1546850977-526992503.1546850977
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário