16/01/19

Taça de Portugal: Leixões 1 Vs F.C. do Porto 2 (a.p.) - Hernâni saiu do banco no prolongamento para garantir o triunfo ao 118.º minuto de jogo no Estádio do Mar.



«MÉRITO EM TRABALHO EXTRAORDINÁRIO
15 DE JANEIRO DE 2019 22:19

Hernâni saiu do banco no prolongamento para garantir o triunfo ao 118.º minuto de jogo no Estádio do Mar.

O FC Porto venceu o Leixões por 2-1 e marcou encontro com o Sporting de Braga nas meias-finais da Taça de Portugal, disputadas a duas mãos. Os campeões nacionais foram obrigados a trabalho extraordinário no Estádio do Mar, frente ao adversário que disputa a Ledman Liga Pro, mas conseguiram superar a oposição na segunda parte do prolongamento.

Héctor Herrera marcou o primeiro golo do encontro ao 11.º minuto. O Leixões conseguiu responder na etapa complementar, chegando ao empate por intermédio de Zé Paulo. No derradeiro período do tempo extra, Hernâni - que entrou durante o prolongamento - carimbou o passaporte para a próxima eliminatória.

A estreia de Pepe com a camisola do FC Porto, no seu regresso ao clube, foi a maior nota de destaque no onze de Sérgio Conceição para o jogo no Estádio do Mar. O internacional português fez o último jogo de azul e branco a 20 de maio de 2007. Em Matosinhos, quase doze anos depois, contabilizou a 90.ª presença na equipa portista.

Os campeões nacionais apresentaram sete alterações em relação ao clássico frente ao Sporting, com Mbemba no lado direito da defesa – função que chegou a desempenhar no Newcastle – e Fernando Andrade na frente, surgindo pela primeira vez de início. A fórmula utilizada por Sérgio Conceição na Taça de Portugal gira em torno de algumas unidades preferencias: Fabiano, Felipe, Herrera, Adrián López e André Pereira foram titulares nos quatro jogos realizados até ao momento na prova.

Herrera e Óliver reeditaram a dupla à frente da defesa e seriam os arquitetos do golo que abriu as hostilidades nos quartos de final da Taça de Portugal. Óliver Torres, com um toque de classe (6.ª assistência da época), lançou Héctor Herrera na área do Leixões e este, em lance de fino recorte, abriu o ativo: domínio com o pé direito e finalização com o pé esquerdo para o 30.º golo de dragão ao peito.

O FC Porto colocou-se em vantagem ao 11.º minuto de jogo, num relvado em condições medíocres. A equipa de Matosinhos esboçou uma reação mas foi confrontada com a solidez defensiva dos campeões nacionais, assente no bom entendimento entre Felipe e Pepe, com Mbemba e Alex Telles nos flancos. Fabiano teve pouco trabalho de relevo ao longo da etapa inicial.

Do outro lado, Fernando Andrade desperdiçou duas boas oportunidades para ampliar a margem portista na primeira parte. O avançado contratado ao Santa Clara teve mérito na forma como ganhou espaço na área leixonense, ao minuto 17, mas atirou ligeiramente ao lado da baliza. A caminho do intervalo, após uma assistência de qualidade de Adrián López, rematou por cima.

O Leixões aumentou a pressão na etapa complementar, perante um FC Porto que não manteve a consistência dos primeiros 45 minutos. Antes de sair, Jesús Corona surgiu em boa posição no último reduto leixonense mas perdeu espaço após um corte de Bura e acabou por errar o alvo. Na resposta, seria a equipa da casa a anular a desvantagem, graças a um remate inspirado de Zé Paulo (78m). O avançado brasileiro beneficiou de algum espaço à entrada da área para atirar colocado para o poste mais distante, fora do alcance de Fabiano.

Sérgio Conceição respondeu de imediato com a entrada de Tiquinho Soares e o FC Porto acelerou para evitar o prolongamento. Ao minuto 82, na sequência de um primeiro desvio de cabeça de Felipe, Soares não conseguiu direcionar a emenda para a baliza do Leixões. Pouco depois, foi Marega a sair do banco para aumentar o caudal ofensivo dos Dragões, sem conseguir evitar o prolongamento.

Os campeões nacionais foram obrigados a trabalho em horas extraordinárias e viram um golo perfeitamente legal ser anulado a Tiquinho Soares, já após um lance em que Fernando Andrade ficou a pedir mão na bola na área contrária. À passagem do 101.º minuto, Luís Ribeiro respondeu com uma grande defesa a um cabeceamento de Marega. Na recarga, partindo de posição legal, Soares balançou as redes contrárias, com a equipa de arbitragem a assinalar erradamente fora-de-jogo do avançado brasileiro.

Dominando por completo o prolongamento, o FC Porto criou várias oportunidades para decidir o encontro. O guarda-redes do Leixões começou por negar o golo a Héctor Herrera e evitou o 1-2 de forma inacreditável pouco depois, em duelo com Hernâni. Seria precisamente Hernâni, porém, a desfazer o nó ao minuto 118, com um desvio providencial na pequena área, a passe de Adrián López.

A equipa de Sérgio Conceição avança para as meias-finais da Taça de Portugal e tem encontro marcado com o Sporting de Braga. A próxima eliminatória da prova será disputada a duas mãos, com jogos provisoriamente agendados para 6 de fevereiro, no Estádio do Dragão, e 3 de abril, no Estádio Municipal de Braga.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20190115-pt-merito-em-trabalho-extraordinario


Highlights | Resumo: Leixões 1-2 FC Porto - (Taça de Portugal 18/19 1/4 Final)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover