25/01/19

Acidentes - Uma ruptura num barragem de contenção, que pertence à empresa mineira Vale, atingiu várias casas.



«Brasil: Rutura de barragem atinge várias casas em Minas Gerais

Uma ruptura num barragem de contenção, que pertence à empresa mineira Vale, atingiu várias casas. No local já está o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, que já resgatou quatro feridos.

Ainda não há informações sobre a dimensão do acidente e se este provocou vítimas mortais, escreve a Folha de S. Paulo.

Fotos do local, enviadas pelos moradores aos media brasileiros e divulgadas nas redes sociais, mostram uma grande quantidade de lama e detritos que atingiram a cidade do Brumadinho, na área metropolitana de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais.

O Globo informa que este momento encontram-se dois helicópteros a sobrevoar a zona de impacto, tendo já resgatado pessoas feridas, três mulheres e um homem. Todos eles foram transportados para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, sabendo-se que estão estáveis. Este hospital vai apenas receber potenciais feridos por este acidente, sendo que os outros casos serão direcionados para outras unidades de saúde.

Em comunicado, citado pelo Globo, a Vale, empresa mineira que detém a barragem, informou que a ruptura ocorreu ao início da tarde desta sexta-feira, na barragem da Mina do Feijão. A mesma publicação indica que foi emitido um alerta para que a população se mantenha afastada do leito do Rio Paraopeba.

"A Vale informa que ocorreu, no início da tarde de hoje, o rompimento de uma barragem na Mina Feijão, em Brumadinho. As primeiras informações indicam que os resíduos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco (...) A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens", refere o comunicado.

O governo de Minas Gerais já criou um gabinete estratégico de crise para acompanhar de perto as ações, acrescenta o Globo.

Várias ações de emergência foram tomadas pelas autoridades. A polícia cortou a estrada que liga os municípios de Brumadinho e Mário Campos e o corpo de proteção civil brasileiro, a Defesa Civil, está a retirar os habitantes das zonas baixas do território e está a monitorizar o nível de água do rio Paraopeba para apurar se há risco deste transbordar.

Localizado a 4,5 quilómetros da zona onde ocorreu a enxurrada, o grande museu ao ar livre do Instituto Inhotim está a ser evacuado por motivos de precaução.

Há quase três anos, uma das barragens da empresa Samarco, controlada pelos acionistas Vale e BHP, rebentou na cidade de Mariana, no estado de Minas Gerais, originando uma torrente de lama que destruiu fauna, flora e construções ao longo de 650 quilómetros.

Aquele que é considerado o maior desastre ambiental do Brasil fez 19 mortos, além de ter deixado desalojadas milhares de famílias.» in https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/brasil-rutura-de-barragem-atinge-varias-casas-em-minas-gerais


(Ruptura de barragem em Brumadinho deixa mortos)


Rompimento de barragem em Brumadinho - (MG)


(URGENTE: Rompimento da Barragem de Brumadinho MG)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover