02/01/19

Espaço - Os astronautas da ISS imprimiram tecido usando uma bioimpressora criada pela Invitro.



«Astronautas “imprimem” tecido vivo no espaço

Os astronautas da ISS imprimiram tecido usando uma bioimpressora criada pela Invitro. O cosmonauta russo Oleg Kononenko criou cartilagem humana e uma glândula de um roedor. Agora, o objetivo é monitorizar como a microgravidade espacial afeta o desenvolvimento do tecido e dos órgãos. As conclusões vão ser especialmente úteis para as viagens espaciais de longo curso no futuro, lembra o Engadget.

Um incidente na cápsula Soyuz em outubro de 2018 levou a que esta experiência tivesse de ser adiada para agora. A iniciativa partiu da agência espacial russa, Roscosmos, que planeia começar a colaborar mais com empresas privadas no futuro. Sabe-se ainda que a NASA também planeia fazer bioimpressões e algumas experiências neste sentido no primeiro semestre de 2019.

O material que foi impresso no espaço já foi enviado para a Terra no voo da cápsula Soyuz que trouxe de volta três astronautas a 20 de dezembro e as primeiras conclusões dos testes devem ser conhecidas em janeiro.» in http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/ciencia/2018-12-28-Astronautas-imprimem-tecido-vivo-no-espaco


(Космонавты МКС об эксперименте по печати живых микроорганов в космосе)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover