15/01/19

F.C. do Porto História - Há mais de cem anos de história a ligar FC Porto e Leixões e em 1912, os dois clubes fundaram a Associação de Futebol do Porto, uma das maiores do país, contribuindo para a validação e afirmação do futebol nortenho no plano nacional.



«DUELO ENTRE FUNDADORES NO MAR
15 DE JANEIRO DE 2019 07:45

FC Porto e Leixões lutam pelo apuramento para as meias-finais da Taça de Portugal.

O FC Porto deixa a corrida pelo bicampeonato em suspenso - por um curto espaço de tempo - para lutar pelo apuramento para as meias-finais da Taça de Portugal. Os Dragões regressam ao Estádio do Mar esta terça-feira, defrontando o Leixões a partir das 19h30 (SportTV 1).

Há mais de cem anos de história a ligar FC Porto e Leixões. Em 1912, os dois clubes fundaram a Associação de Futebol do Porto, uma das maiores do país, contribuindo para a validação e afirmação do futebol nortenho no plano nacional.

O Leixões disputa atualmente a Ledman Liga Pro, ocupando a 11.ª posição no final da primeira volta. O favoritismo pende naturalmente para os campeões nacionais, líderes no escalão principal, mas a equipa de Sérgio Conceição está alertada para as dificuldades que o FC Porto costuma sentir nos duelos com os Bebés do Mar.

Há uma década, a 28 de janeiro de 2009, FC Porto e Leixões defrontaram-se pela última vez para a Taça de Portugal. Nessa altura, como agora, estava em jogo o apuramento para as meias-finais da competição. Um golo solitário de Mariano González (1-0) fez a diferença no encontro realizado no Estádio do Dragão, a caminho da vitória na final frente ao Paços de Ferreira (1-0). Desta vez, o palco será o Estádio do Mar.

Os Dragões não jogam em Matosinhos desde a última presença do Leixões no primeiro escalão do futebol português. Na época 2009/10, os Bebés do Mar garantiram um empate caseiro a zero, depois de terem perdido na primeira volta por 4-1. O último duelo entre as duas equipas remonta à época passada, para a Taça da Liga, com um nulo no Estádio do Dragão (0-0).

O FC Porto vem de um empate a zero frente ao Sporting, no Estádio de Alvalade, terminando a primeira volta da Liga com uma vantagem de cinco pontos sobre o segundo classificado, o Benfica, e de oito sobre o adversário deste sábado. O Leixões, por seu turno, garantiu uma vitória frente ao Penafiel (2-1), a segunda em três jogos sob o comando técnico de Jorge Casquilha, que sucedeu no cargo a Filipe Gouveia.

Para chegar a esta fase da competição, os Dragões eliminaram o Vila Real (6-0), o Belenenses (2-0) e o Moreirense (4-3). A equipa de Matosinhos ultrapassou o Leça (3-0), o Amarante (3-1), o Anadia (1-0) e o Tondela (2-2 e 4-2 nas grandes penalidades). O vencedor do jogo no Estádio do Mar vai defrontar Desportivo das Aves ou Sporting de Braga nas meias-finais da Taça de Portugal, a duas mãos.

O Leixões-FC Porto pode ser acompanhado em tempo real no Portal do FC Porto, na App, no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Porto Canal. No fim, far-se-á a análise da partida no Porto Canal e também no Portal do FC Porto, com a crónica e as declarações do treinador e de outros intervenientes.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20190115-pt-duelo-entre-fundadores-no-mar


1961 - Leixões 2-0 FC Porto - (Antas)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover