14/01/19

Religião São Gonçalo - A tradicional Buscada de São Gonçalo do Amarante, procissão que consiste na busca e devolução da imagem do santo para a Igreja Matriz de Itapissuma, acontece neste domingo.




«Buscada de São Gonçalo do Amarante acontece em Itapissuma

A Festa de São Gonçalo completa, neste ano, a 158ª edição.

Publicado em: 13/01/2019 14:39 Atualizado em: 13/01/2019 14:45.

Depois de oito dias, é a hora de voltar para casa. A tradicional Buscada de São Gonçalo do Amarante, procissão que consiste na busca e devolução da imagem do santo para a Igreja Matriz de Itapissuma, acontece neste domingo (13). Uma das cinco maiores procissões marítimas do Brasil, a buscada reunirá cerca de 150 embarcações, que saíram até a Capela de São Paulo, em Itamaracá, e retornam no fim da tarde para Itapissuma. A imagem do padroeiro está na ilha desde o último dia 6. Neste ano, pela primeira vez o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, fará o percurso com as embarcações.

A Festa de São Gonçalo completa, neste ano, a 158ª edição com o tema “Com São Gonçalo, sejamos defensores da justiça, da verdade e da paz”. “Escolhi o tema junto à comunidade, pois estamos vivendo uma época de muita violência, guerra e conflito. A gente vê agressões físicas, verbais, orais e isso tudo resulta de uma violência que começa no pequeno porte. Na destruição e desvalorização da vida, do significado do sentido da vida. É preciso refletir sobre a paz que almejamos e queremos para as nossas casas e nossas famílias”, afirmou o pároco de Itapissuma, Ivan Maciel.

As celebrações começaram no início da manhã, com a repicar dos sinos, às 6h. As embarcações foram abençoadas por volta das 10h e seguiram para as imediações do Forte Orange. “Geralmente, dom Saburido participa, mas essa é a primeira vez que virá nas embarcações. Quando chegar, haverá uma pequena procissão e em seguida a santa missa”, acrescentou o pároco. Participam da festa cerca de 10 mil fiéis, que ficam às margens do Canal de Santa Cruz e da praça Agamenon Magalhães à espera da imagem do padroeiro, que deve chegar por volta das 17h, quando começa a missa com dom Saburido. Haverá ainda um show com o cantor Diego Fernandes.


Crédito: Padre Ivan Maciel

A festa de São Gonçalo do Amarante termina no próximo dia 20. São Gonçalo do Amarante é um santo português, que morreu em 1262. A tradição diz que foi um homem de muita solidariedade e caridade. Também é tudo como santo casamenteiro, com olhar apurado para as periferias das cidades e conhecido por usar uma viola para encantar e converter os fiéis. Itapissuma tem uma paróquia dedicada a ele desde 1984.

Ação ambiental

Durante a buscada da imagem, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Prefeitura de Itapissuma, Associação de Recicladores Padre Sevat e o 36º Grupo de Escoteiros Chefe Luiz Costa Silva e de voluntários do município realiza ação de educação ambiental. Pelo sexto ano consecutivo, a população está sendo orientada sobre a destinação correta do lixo e está havendo mutirão de recolhimento de resíduos sólidos. 

O grupo está percorreu toda a orla de Itapissuma. “Esta é uma parceria importante e que cresce a cada ano”, reforça a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Itapissuma, Luciana Bernardo. Em 2017, a ação ambiental resultou na coleta de mais de cem quilos de latinhas e garrafas pets, recolhidos em sete big bags – cada um com capacidade de mil litros – e encaminhados aos recicladores da associação.» in http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2019/01/13/interna_vidaurbana,773616/buscada-de-sao-goncalo-do-amarante-acontece-em-itapissuma.shtml

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover