«SINDICATO DE JORNALISTAS REPUDIA COMENTÁRIOS DE JORNALISTA DA BENFICA TV
25 DE JANEIRO DE 2019 16:07
No relato do jogo entre a formação encarnada e o FC Porto, que terminou com a vitória portista por 3-1.
O Sindicato de Jornalistas pronunciou-se esta sexta-feira sobre os “comentários ofensivos” proferidos por Valdemar Duarte, jornalista da Benfica TV, no relato do jogo entre a formação encarnada e o FC Porto, que terminou com a vitória portista por 3-1.
“Considerando que as afirmações proferidas, que podem até configurar um discurso de incitamento ao ódio e à violência, a Direção do SJ remeteu para o Conselho Deontológico um pedido de apreciação sobre as mesmas e exorta a Comissão da Carteira Profissional de Jornalista e a Entidade Reguladora para a Comunicação Social a tomarem posição sobre o que foi dito por Valdemar Duarte na BTV”, pode ler-se na nota oficial.
O Sindicato de Jornalistas lamenta ainda que a Benfica TV “não se tenha ainda pronunciado ou distanciado das ofensivas proferidas em antena” e que justificaram uma reação do FC Porto.
Entretanto, o Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas também condenou a linguagem utilizada por Valdemar Duarte, frisando que o jornalista “renegou os princípios deontológicos a que o exercício da profissão o obriga, bem como violou as regras mínimas de vida em sociedade. O Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas considera ainda que o canal Benfica TV desrespeitou a responsabilidade social que lhe assiste, ao não se ter demarcado da atitude assumida pelo jornalista sob o seu título”.
“Uma vez que o tipo de sanção que aplica é moral e perante a gravidade da situação em causa, o Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas decidiu solicitar à Comissão da Carteira Profissional de Jornalista que tome medidas sancionatórias a que a gravidade do caso obriga”, conclui o Conselho Deontológico.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20190125-pt-sindicato-de-jornalistas-repudia-comentarios-de-jornalista-da-benfica-tv
(Benfica TV chama ‘corja’ ao FC Porto)
Sem comentários:
Enviar um comentário