09/09/08

Fisgas do Ermelo poderão desaparecer com desvio do rio Olo para barragem de Gouvães!



«A construção de cinco barragens na bacia hidrográfica do Tâmega e de três derivações de cursos de água, incluindo uma no rio Olo, vão afectar seriamenteas das Fisgas do Ermelo poderão mesmo desaparecer.

O alerta é do professor Rui Cortes, docente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e especialista em estudos ambientais, escrito num artigo publicado há dias no sítio "Esquerda.net", publicação digital do Bloco de Esquerda.
"Este conjunto de [quatro] barragens, mais Fridão, irá mudar completamente o Tâmega e os afluentes mais importantes. E todas as povoações ribeirinhas. O Tâmega desaparecerá como nós o conhecemos, dado que desde a fronteira até Amarante será quase uma longa albufeira com cerca de 150 km de comprimento", refere o especialista no seu artigo.
Rui Cortes tem participado em diversos colóquios realizados por ambientalistas, que se opõem às barragens e, há alguns meses, alertou também a população de Amarante para as consequências ambientais que a construção do aproveitamento de Fridão provocará na cidade.

Fisgas do Ermelo afectadas
Rui Cortes sublinha que o desvio de água do rio Olo – imediatamente a juzante da povoação de Lamas de Olo, em Vila Real, e um pouco antes da cascata de Ermelo, para a albufeira de Gouvães – constitui mais uma ameaça para a região, sobretudo para a cascata "Fisgas do Ermelo".
Terá lugar uma forte diminuição do caudal do Olo devido ao desvio das águas a apenas algumas
"Os aproveitamentos de Gouvães e Padroselos localizam-se em dois dos afluentes mais interessantes em termos ambientais. No primeiro caso, a barragem terá 36 m de altura e 173 m de comprimento, localizando-se no Rio Torno. Mas desviará ainda a água dos rios Viduedo, Alvadia e Olo. As célebres cascatas das Fisgas de Ermelo poderão desaparecer e o próprio Parque Natural do Alvão será profundamente afectado", considera o especialista ambiental.
O projecto das quatro barragens da cascata do Tâmega, como é conhecida – Daivões, Gouvães, Padroselos e Alto Tâmega –, foi adjudicado ao grupo espanhol Iberdrola.
Além da derivação do Olo, um canal com 7,8 quilómetros, a albufeira de Gouvães será ainda alimentada pela derivação de mais dois rios Alvadia (canal de 4,4 km) e de Viduedo (3 km).
Com estas afluências à albufeira de Gouvães, a energia produzida naquela barragem em ano médio é estimada em 153 GWh/ano.


Uma das maiores cascatas da Europa
Considerado um "ex-libris" do Parque Natural do Alvão, a cascata Fisgas do Ermelo fica localizada na freguesia de Ermelo, concelho de Mondim de Basto, distrito de Vila Real.
Segundo a descrição, a cascata de Ermelo "é uma das maiores quedas de água de Portugal e uma das maiores da Europa".
Várias enciclopédias assinalam a cascata de Fisgas do Ermelo: "[A água do rio Olo] não se precipita numa vertical absoluta, fá-lo através de uma grande barreira de quartzitos formando um profundo socalco. As suas águas separam as zonas graníticas das zonas xistosas das terras envolventes".
O desnível da cascata estende-se ao longo de 200 metros de extensão "cavados ao longo dos milénios da sua existência pelas as águas calmas mas perseverantes do rio Olo".
O acesso para a cascata de Fisgas do Ermelo pode ser feito pelas estradas florestais que ligam Lamas de Olo à localidade de Ermelo ou a partir de Mondim de Basto e Vila Real através da estrada EN304, junto à aldeia de Ermelo e à ponte sobre o rio Olo. [Fotos de Philstudio e do ICNB]» in Marão online.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Será que nem o Rio Olo, nem as Fisgas de Ermelo vão escapar a esta deriva eco
nomicista deste governo... triste país o nosso!
Só quem nunca teve o prazer de se banhar naquele sítio, naquelas águas, naquele Rio Olo, o que se mantém mais puro e selvagem de todos os próximos de Amarante, é que aceita esta notícia, sem mais!
Se ouço todos os autarcas do Baixo Tâmega referirem, reiteradamente, o sector do turismo como eixo referencial do seu desenvolvimento sustentado e depois observo a capacidade com que aceitam esta bateria de barragens na região, dando o golpe final no Tâmega e dando inicio ao processo de envenenamento do Olo, há razão para estar preocupado.
É que no passado, estes senhores rosa, embargaram uma obra por motivos históricos, prometendo mundos e fundos e quem for a Fôscoa, verá a desolação que se lá vive, são os mesmos que serão responsáveis por danos ecológicos e no Património Ambiental, irreversíveis... será que as Fisgas de Ermelo sabem nadar!?

8 comentários:

  1. Nada escapa. Tudo é subjugado ao económico.
    Mas cada um de nós tem culpas no cartório e a sua quota parte de responsabilidade neste consumo energético crescente.
    Moderação nos consumos precisam-se. A todos os níveis.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Claro, tens toda a razão! Este é um problema nosso, da humanidade! E passa mais até pelo que vamos deixar de legado aos vindouros! Começa a ser o futuro da espécie humana em risco, por muito que duvidemos disso!

    ResponderEliminar
  4. Há que fotografar as Fisgas, não te esqueças!
    São lindíssimas!

    ResponderEliminar
  5. Tenho-as ainda tiradas com a máquina analógica. Um dia destes voltarei lá de digital em punho. :)
    E concordo contigo quando dizes que é o futuro da nossa espécie que está em causa.

    ResponderEliminar
  6. Então vai, sei que farás um álbum deslumbrante!

    ResponderEliminar
  7. Vão mesmo avançar com o projecto e fazer desaparecer com essas belas cascatas? Mas será possível que tudo o que é bom e que de facto temos de bom neste país tem que ser destruído? Lembro-me bem dessas cascatas e eram fantásticas, como poucas que existem em Portugal. E em vez de se aproveitar os recursos naturais belos que temos para promover o turismo da região e mesmo rural, promove-se a construção de enormes estruturas de betão, acinzentadas, feias, destruindo toda uma paisagem única e bonita. É pena se realmente a edificação da barragem seguir em frente. Também é pena que se promova apenas as estâncias balneares litorais e não se faça nada quando se toca a aproveitar os rios e cascatas para o mesmo tipo de prática. Enfim... O país que temos, Guardo boas recordações dessas cascatas.
    Parabéns pelo excelente blog.

    ResponderEliminar
  8. Esta gente que nos governa, não valoriza o Património Natural, mas estamos a depauperar um Tesouro que deveria ser herança dos nossos filhos...

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover