05/04/19

São Gonçalo do Amarante - A história de São Gonçalo se inicia em 6 de abril de 1579, quando Gonçalo Gonçalves conseguiu pela sesmaria uma grande extensão de terra na região do Centro, Gradim, passando por Itaoca.




«São Gonçalo será homenageada por seus 440 anos de história
Eventos começam nesta sexta-feira (05)
Por Myllena Vianna*

A história de São Gonçalo se inicia em 6 de abril de 1579, quando Gonçalo Gonçalves conseguiu pela sesmaria uma grande extensão de terra na região do Centro, Gradim, passando por Itaoca. No Centro, construiu a Capela São Gonçalo do Amarante, em homenagem ao padroeiro de sua cidade natal, em Portugal.

O projeto tem início esse mês, mas durante todo o ano, a cidade e seu fundador, ganharão homenagens que estão sendo organizadas pela Igreja Matriz em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

A universidade e a Igreja firmaram uma parceria em 2016 com objetivo da reconstrução do templo da igreja, e com isso eles criaram um memorial da Igreja Católica em janeiro de 2018.

O Padre André, responsável pela Igreja há quase 5 anos, afirmou que tudo começou através da reforma na Igreja: “Tudo está ligado ao processo de restauração da Igreja Matriz. Temos pesquisado mais atentamente para planejar a obra. A partir disso, vamos nos deparando com a história da cidade entrecruzada com a da Igreja”, declarou.

Nesta sexta-feira (05), a programação se inicia com uma sessão solene às 19h na Câmara Municipal, na Rua Francisco Portela, no Centro da cidade. Já no sábado (06), às 20h, uma missa será realizada na Paróquia São Gonçalo do Amarante, na Alameda Pio XII, na Zé Garoto.

“Nós estimulamos o poder público para que pudesse reconhecer a data de 6 de abril de 1579 como aniversário de município também. Junto ao poder público realizamos reuniões ano passado e esse ano. O executivo criou uma logomarca que está sendo publicada em todos os atos oficiais do governo e o legislativo fará essa sessão solene na Câmara em que vamos apresentar um pouco da história e dar início a esse ano de atividades”, disse Rui Fernandes, professor de história da universidade e um dos organizadores do evento.

Memorial ajuda a contar a história do município

Rui explica que eles começarão a contar a história de São Gonçalo desde sua criação. “No memorial, estamos tomando como marco o início da história da cidade e temos também a referência de quando Gonçalo Gonçalves escreveu o testamento em 1620 e teria morrido pouco tempo depois, não temos precisão da data. Esse ano de 2019 são os 440 anos da fundação e consequentemente do início desse processo de colonização de São Gonçalo e no ano que vem os 400 anos da morte do Gonçalo Gonçalves. Será um ano de programações”, afirmou ele.

As programações se estendem até 2020, ano comemorativo que completa o 4° centenário morte de Gonçalo Gonçalves. Dentre as atividades, o projeto pretende promover encontros com moradores e personalidades que já viveram aqui no município.

“O memorial da Igreja Matriz vai realizar ao longo desse ano algumas ações. Temos um roteiro de visitação à Igreja, contando a história do templo e da cidade, iremos fazer ciclos de palestras. Desenvolvemos um programa chamado História Oral Pública convidando moradores, personalidades do município para contar sua trajetória. Realizaremos um seminário na Uerj em setembro sobre São Gonçalo e exposições temáticas. Estamos tentando construir uma agenda de lançamento de livros com alguns autores da cidade. Essas serão as programações do memorial para esse ano”, concluiu Rui.


(São Gonçalo do Amarante - RN)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover