30/09/18

F.C. do Porto Sub 17 Futebol: Feirense 0 vs F.C. do Porto 3 - Encontro relativo à 6.ª jornada da Série B da 1.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B.



«TRÊS GOLOS E TRÊS PONTOS EM SANTA MARIA DA FEIRA

Encontro relativo à 6.ª jornada da Série B da 1.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B.

A equipa de Sub-17 do FC Porto deslocou-se neste domingo a Santa Maria da Feira e venceu a equipa local por 3-0. Pedro Vieira (29m), David Vinhas (58m) e Francisco Conceição (80m) marcaram os golos portistas frente ao Feirense, no encontro relativo à 6.ª jornada da Série B da 1.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B.

A formação orientada por Manuel Tulipa alinhou com Ivan Cardoso, Rodrigo Ferreira, David Vinhas, Pedro Alves, Leandro Dias, David Vieira, Francisco Conceição, Florentino Júnior (Danilo Veiga, aos 60m), Pedro Vieira (João Pinto, aos 75m), Diogo Abreu (Rui Ferreira, aos 70m) e Rúben Candal.

Na próxima jornada da Série B da 1.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B, o FC Porto recebe o Leixões, a 21 de outubro.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20180930-pt-tres-golos-e-tres-pontos-em-santa-maria-da-feira

F.C. do Porto Hóquei Patins: CE Lleida 2 vs F.C. do Porto Fidelidade 5 - O FC Porto Fidelidade venceu neste sábado o CE Lleida e garantiu a presença no jogo decisivo da Taça Continental.



«FC Porto Fidelidade vence CE Lleida e espera por FC Barcelona ou Óquei de Barcelos

O FC Porto Fidelidade venceu neste sábado o CE Lleida (5-3) e garantiu a presença no jogo decisivo da Taça Continental. A final está agendada para as 17h00 deste domingo e os dragões vão defrontar o vencedor do jogo entre o FC Barcelona e o Óquei de Barcelos, ainda por realizar.

A equipa de Guillem Cabestany entrou melhor no Pavilhão Municipal de Barcelos e garantiu uma vantagem de dois golos. Porém, o vencedor da última edição da Taça CERS conseguiu reagir, beneficiando igualmente de alguns erros da equipa de arbitragem para chegar ao intervalo com um empate (2-2).

Hélder Nunes e Rafa voltaram a colocar o FC Porto Fidelidade na frente, o Lleida ainda esboçou nova resposta, novamente num lance em que Reinaldo García foi carregado em falta, mas a formação azul e branca não vacilou e garantiu o triunfo.

“Os árbitros não são a minha preocupação, acho que as imagens falam por si, ainda por cima com erros que foram determinantes no marcador. Quanto ao que nos compete, sabíamos que o Lleida nunca desiste e quando o jogo parecia controlado, também por precipitações nossas, o Lleida regressou ao jogo. Na segunda parte já estivemos melhor e a equipa conseguiu controlar melhor o jogo. Se amanhã queremos ganhar, esperemos que os árbitros estejam melhor e que também possamos conseguir superar tudo o que acontece no rinque e que faz parte do jogo. Seja o motivo que for, temos de manter a atitude e a concentração. Temos argumentos para vencer amanhã, seja que adversário for, mas temos de fazer um jogo quase perfeito”, avisou Guillem Cabestany, em declarações ao Porto Canal, no final do encontro.

FICHA DE JOGO

CE LLEIDA-FC PORTO FIDELIDADE, 3-5
Taça Continental, meia-final
29 de setembro de 2018
Pavilhão Municipal de Barcelos

CE LLEIDA: Gerard Folguera e Lluis Tomas (g.r.), Bruno Di Benedetto, Joan Cañelas, Maximiliano Oruste, Andreu Tomas, Jordi Creus, Roberto Di Benedetto, Cesar Candanedo.
Treinador: Felip Albert Folguera

FC PORTO FIDELIDADE: Carles Grau e Nélson Filipe (g.r.), Telmo Pinto, Giullio Cocco, Rafa, Hugo Santos, Poka, Reinaldo García, Gonçalo Alves e Hélder Nunes.
Treinador: Guillem Cabestany

Ao intervalo: 2-2

Marcadores: Rafa (8m, 36m e 43m), Hélder Nunes (11m e 30m), Roberto Di Benedetto (15m), Maximiliano Oruste (20m e 37m)» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20180929-pt-dragoes-na-final-da-taca-continental

F.C. do Porto Bilhar - O FC Porto conquistou neste sábado a Supertaça de Pool feminino, na sequência de um triunfo frente à Académica de Coimbra por 2-0.



«FC PORTO VENCE A SUPERTAÇA DE POOL FEMININO

2-0 frente à Académica de Coimbra.

O FC Porto conquistou neste sábado a Supertaça de Pool feminino, na sequência de um triunfo frente à Académica de Coimbra por 2-0.

O jogo foi dramático, já que as academistas venciam por larga margem ao intervalo. No segundo tempo, a equipa portista operou a reviravolta, com muita emoção à mistura.

Nos resultados parciais, Vânia Franco venceu Inês Silva por 5-3 e Kamila Kodoyeva bateu Sara Rocha por 6-5.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20180929-pt-fc-porto-vence-a-supertaca-de-pool-feminino

F.C. do Porto Sub 19 Futebol: Beira Mar 0 vs F.C. do Porto 5 - A equipa de Sub-19 do FC Porto venceu neste sábado o Beira-Mar, em Aveiro, por 5-0. O encontro da 6.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores A realizou-se no Estádio Mário Duarte.



«GOLEADA AZUL E BRANCA EM AVEIRO

Equipa de Sub-19 venceu neste sábado o Beira-Mar por 5-0.

A equipa de Sub-19 do FC Porto venceu neste sábado o Beira-Mar, em Aveiro, por 5-0. O encontro da 6.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores A realizou-se no Estádio Mário Duarte.

Juan Pereira (36m), Fábio Silva (48m), Fábio Vieira (52m), Ángel Yesid (63m) e Levi Faustino (73m) marcaram os golos dos Dragões.

Os Sub-19 portistas, comandados por Mário Silva, alinharam com Francisco Meixedo, Tomás Esteves, Cláudio Silva, Levi Faustino, Tiago Lopes, Rafa (Boris Enow, 67m), Ángel Yesid, Fábio Vieira (Vítor Ferreira, aos 75m), Fábio Silva, Juan Perea e João Mário (Gonçalo Borges, aos 73m).

O FC Porto volta a entrar em campo na próxima terça-feira (14h00), recebendo o Galatasaray na 2.ª jornada do Grupo D da UEFA Youth League, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20180929-pt-goleada-azul-e-branca-em-aveiro

29/09/18

Amarante Fregim - Na Rua da Mó temos um Lar de Santa Maria, que é também de Fregim, Amarante.


(Amarante, Fregim, Rua da Mó, Lar de Santa Maria)

Numa singela e bela casa em Santa Maria de Fregim:

"Lar de Santa Maria

Sou de Deus sou de Jesus
Que por mim morreu na Cruz
Sou também do de Maria
Coração Imaculado
Que por todo o Português
Deve ser desagravado"


F.C. do Porto Atletas Internacionais - Vincent Aboubakar vai ser operado ao joelho esquerdo, informou o FC Porto este sábado.



«ABOUBAKAR VAI SER OPERADO

Avançado do FC Porto saiu lesionado do jogo desta sexta-feira com o Tondela.

Vincent Aboubakar vai ser operado ao joelho esquerdo, informou o FC Porto este sábado. Segundo uma nota no site oficial, o avançado camaronês apresenta uma "rotura total do ligamento cruzado anterior e ligamento lateral interno do joelho esquerdo" e será operado "oportunamente".

Aboubakar, recorde-se, saiu lesionado no segundo tempo do jogo com o Tondela, tendo sido substituído por Soares, que apontou o golo da vitória dos 'dragões'.

Além do camaronês, fazem parte do boletim clínico Bazoer (tratamento, treino condicionado e ginásio) e João Pedro (tratamento e ginásio).

O FC Porto, de resto, já começou a preparar o embate com o Galatasaray, referente à segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, marcado para as 20h00 de quarta-feira.» in https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/aboubakar-vai-ser-operado

Liga NOS: F.C. do Porto 1 vs Tondela 0 - Soares, que saltou do banco, deu a vitória e a liderança aos Dragões aos 85 minutos.



«MAIS UM TIQUINHO E ESTAMOS NA FRENTE

Soares, que saltou do banco, deu a vitória e a liderança aos Dragões aos 85 minutos.

Foi preciso insistência, persistência, paciência e Tiquinho Soares para o FC Porto vencer pela margem mínima numa noite em que poderia ter goleado. Ainda assim, o golo do avançado brasileiro (85m), regressado de uma ausência de quase dois meses por lesão, bastou para vencer em dia de aniversário do clube, para derrubar o Tondela e para devolver a liderança ao campeão a meio da sexta jornada. Por enquanto, à condição.

Com Sérgio Oliveira de regresso ao onze e Danilo na bancada, no resultado de um exercício de gestão, o FC Porto não perdeu tempo e em poucos segundos Otávio formulava as primeiras ameaças numa ala direita muito dinâmica. Ainda assim, foi na esquerda e dos pés de Brahimi que nasceu a primeira grande oportunidade para Cláudio Ramos brilhar. Aos nove minutos o argelino rematou cruzado e o guarda-redes resolveu ao soco.

Nada, no entanto, que se possa comparar à defesa com que negou um golo cantado a Aboubakar sete minutos depois. Tudo bem feito na direita, Maxi a combinar com Herrera e o camaronês a receber, a rodar e a rematar. Todo o lance parecia concebido na perfeição, e destinado a terminar em golo, até Cláudio Ramos se atravessar no caminho e desviar a bola para canto com uma palmada.

Continuou a dar FC Porto e continuou a dar Otávio, Brahimi, Marega e Aboubakar. Nos intervalos, respondia o Tondela, mas sempre sem perigo. Sérgio Oliveira ensaiou de longe, Aboubakar falhou a bola de perto, Alex Telles errou as medidas por pouco num livre direto e Sérgio Oliveira, outra vez, mas já de cabeça, acertou em cheio no poste. Quando saíram para o intervalo, ainda a zeros, os Dragões poderiam sair a golear.

A segunda parte trouxe mais do mesmo, além da breve ilusão de que o Tondela poderia querer algo mais do jogo, mas tudo voltou à formal inicial depois de duas transições rápidas. A segunda metade trouxe também Corona, que pouco depois de entrar em cena já cruzava para a cabeça de Aboubakar, que falhou por pouco e acabou por se lesionar, dando o lugar a Soares na sequência do lance.

À esquerda, à direita e até pelo meio, o FC Porto continuava a investir praticamente a solo no jogo e o golo chegou por fim, na forma de um prémio mais do que merecido, extremamente atrasado, já a cinco minutos dos 90, e na recarga a um remate de Brahimi. No regresso à competição quase dois meses depois da vitória na Supertaça, Tiquinho voltava a marcar e a garantir os três pontos que colocaram o campeão na frente.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20180928-pt-mais-um-tiquinho-e-estamos-na-frente


Highlights | Resumo: FC Porto 1-0 Tondela - (Liga 18/19 #6)

Amarante Restauração - Entre Penafiel e Amarante, mais concretamente em Vila Meã, um restaurante de ambiente simpático e acolhedor, frente à estação ferroviária, é especialista em pratos de carne mirandesa.



«Carne mirandesa no Cais de onde não apetece partir

Entre Penafiel e Amarante, mais concretamente em Vila Meã, um restaurante de ambiente simpático e acolhedor, frente à estação ferroviária, é especialista em pratos de carne mirandesa. Matéria-prima certificada e com bom tratamento culinário faz o sucesso da casa.

Vila Meã, freguesia que resultou da junção de Ataíde, Real e Oliveira, é o segundo maior núcleo populacional do concelho de Amarante.

Antiga sede de município - o edifício dos paços do concelho foi construído no século XVI, já no ocaso do domínio filipino e nele foi instalada a biblioteca local - Vila Meã é servida pela linha do Douro.

A ferrovia, infelizmente subaproveitada - não é caso único -, nomeadamente, para o turismo, dada a beleza arrebatadora do traçado paralelo ao rio Douro, faz parte integrante da vida local.

Frente à estação, instalado numa casa tradicional da região, construída em pedra, o restaurante O Cais é ponto de partida para uma agradável refeição.

TSF à Mesa - Carne mirandesa no Cais de onde não apetece partir
O espaço é algo exíguo, mas bastante agradável; moderno, com decoração simples, tal como a amesendação, acima de tudo, prática. A madeira é elemento preponderante na sala que está, regra geral, sempre lotada.

As carnes, todas com certificação de origem mirandesa, são o capítulo quase único da lista, exceção feita ao prato diário, hoje adotado pela restauração, um pouco por toda a parte.

O preâmbulo refeiçoeiro é de inegável qualidade: tábua com queijo Brie e presunto; alheira e cogumelos salteados.

Estimulado o palato, é tempo de passar às propostas de maior substância: a posta a mirandesa apresentou-se a preceito: carne suculenta, bastante saborosa, a não renegar a origem mirandesa.

Batata a burro e grelos acolitaram o aprimorado naco,

Em seguida, o rodeão, uma parte da vitela que, de algum modo, corresponde ao entrecosto porcino, mereceu aplauso. Bom trabalho na grelha a evidenciar a qualidade da matéria-prima. A excelência dos produtos nacionais a marcar pontos e a justificara preferência.

A lista apresenta ainda mais duas sugestões: costeletão mirandês e lombinhos de porco.

As alternativas ao domínio cárnico são escassas e limitam-se a espetada de lulas com gambas e a camarão tigre.

Nas sobremesas: brilham as fatias do Freixo, um doce de Marco de Canaveses com história - era um dos preferidos do rei Luís I - e o tradicional pão de ló húmido, com alguma brejeirice, rotulado de pitinho.

Garrafeira limitada, mas com boas referências e um vinho verde da casa, oriundo de Amarante, muito razoável.

Serviço marcado pela simpatia neste restaurante com boa relação preço/qualidade. Por tão saborosas razões, nunca há pressa em deixar O Cais.

Em Vila Meã, entre Penafiel e Amarante.

Onde fica:
Localização: Rua 5 de Outubro 4605-378 Vila Meã, Amarante
Telef.: 919 445 987; 912 118 289» in https://www.tsf.pt/sociedade/interior/carne-mirandesa-no-cais-de-onde-nao-apetece-partir-9910254.html

28/09/18

Amarante Desporto Automóvel - Aos comandos do Skoda Fabia R5 o piloto de Cesar – Oliveira de Azeméis concentrou-se sobretudo em ganhar confiança com o carro checo nos pisos de asfalto da prova do Clube Automóvel de Amarante, que reuniu à partida um lote invejável de viatur64 R5, lutando pelo top 15.



«Prova produtiva para Joaquim Alves em Amarante 

Joaquim Alves e Miguel Ramalho concluiram o Rali Amarante Baião no top dez, mostrando ao longo da prova uma evolução constante. 

Aos comandos do Skoda Fabia R5 o piloto de Cesar – Oliveira de Azeméis concentrou-se sobretudo em ganhar confiança com o carro checo nos pisos de asfalto da prova do Clube Automóvel de Amarante, que reuniu à partida um lote invejável de viatura R5, lutando pelo top 15.


Sem disputar qualquer rali de asfalto desde o Rali Vinho Madeira do ano passado, Joaquim Alves não podia ter outro objetivo senão terminar no top dez. O que acabou por alcançar.

No final o piloto de Cesar mostrava-se satisfeito com o andamento e resultado conseguidos: “Foi dos ralis em asfalto que mais gostei de fazer. Foi um prazer enorme evoluir o andamento e a confiança ao longo do rali até porque os tempos e a classificação não eram o mais importante neste regresso”.  

“Conseguimos completar a prova sem qualquer erro, com muita evolução ao longo das classificativas, o que permitiu terminar no top 10 da classificação geral, um bom resultado perante uma lista de concorrentes que teve um nível competitivo elevadíssimo. Desta forma a nossa estratégia delineada para este rali foi cumprida integralmente e o resultado final foi bastante positivo”, considerou Joaquim Alves. 

O piloto oliveirense destacou ainda “a lista de inscritos, com perto de 80 viaturas, 15 da categoria R5 o que revela a competitividade da prova, com uma grande afluência de público nas classificativas ao longo do fim-de-semana”, acrescentando: que “as especiais de classificação eram extremamente rápidas, com a maioria dos troços com médias de velocidade próximas dos 110km/h, o que não era um rali fácil para quem estava sem ritmo há mais de um ano em asfalto”.» in https://ptjornal.com/prova-produtiva-para-joaquim-alves-em-amarante-342908

Amarante Desporto Automóvel - A equipa JJ Team Biojaq, João Alves & José Rodrigues, participou este passado fim de semana no Rali Amarante Baião 2018 que celebrou o Rali número 500 da história do Campeonato de Portugal de Ralis.



«RALI: EQUIPA VIANENSE DA JJ TEAM VENCE NO RALI DE AMARANTE BAIÃO 2018
FERNANDO SERRÃO

A prova organizada pelo Clube Automóvel de Amarante sobe este ano ao primeiro escalão.

A equipa JJ Team Biojaq, João Alves & José Rodrigues, participou este passado fim de semana no Rali Amarante Baião 2018 que celebrou o Rali número 500 da história do Campeonato de Portugal de Ralis.

João Alves e José Rodrigues têm-se destacado pelos excelentes resultados obtidos nos ralis em que participam.

Com esta participação, desta vez, no rali de Amarante – Baião, a dupla elevou bem alto as cores vianenses ao alcançar o primeiro lugar na classificação do grupo X1 e, ainda, o segundo lugar na classificação geral do Campeonato Norte de Ralis.

No comando do conhecido “endiabrado em chamas”, a JJ Team começou a prova com algumas reservas, pois tinham a consciência de que este rali era difícil, sobretudo na primeira classificativa e na super especial, mas a dupla superou as dificuldades com distinção e colocavam-se ao final do primeiro dia no 4º posto.

Para superar este resultado no segundo dia, a equipa vianense partiu para o ataque e, troço após troço, esse esforço via-se recompensado. No final da competição subiu ao segundo lugar da geral e venceu, mais uma vez, na sua classe.

Foto: JJ Team» in https://radioaltominho.pt/noticias/rralii-equipa-vianense-da-jj-team-vencem-no-rali-de-amarante-baiao-2018/

Amarante Acidentes - Duas crianças de tenra idade, uma bebé de quatro meses e um menino de quatro anos, ficaram feridas esta quinta-feira de manhã, na sequência de uma colisão automóvel em Lufrei, Amarante.



«Acidente em Amarante deixa criança e bebé feridos
António Orlando

Duas crianças de tenra idade, uma bebé de quatro meses e um menino de quatro anos, ficaram feridas esta quinta-feira de manhã, na sequência de uma colisão automóvel em Lufrei, Amarante.

Do acidente há a registar igualmente ferimentos nas duas condutoras, de 30 e 38 anos, as mães das crianças.

Socorridas pelos bombeiros voluntários de Amarante, a vítimas foram levadas para urgência do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, em Penafiel.

O acidente foi registado pela GNR na rua da Pena.» in https://www.jn.pt/local/noticias/porto/amarante/interior/acidente-em-amarante-deixa-crianca-e-bebe-feridos-9917332.html

F.C. do Porto Efemérides - O FC Porto comemora esta sexta-feira o seu 125.º aniversário, com um programa que terá como arranque simbólico a habitual cerimónia pública do hastear da bandeira.



«125.º ANIVERSÁRIO É CELEBRADO ESTA SEXTA-FEIRA

Bandeira do FC Porto será hasteada às 10h00, junto à porta um do Estádio do Dragão.

O FC Porto comemora esta sexta-feira o seu 125.º aniversário, com um programa que terá como arranque simbólico a habitual cerimónia pública do hastear da bandeira. O evento está marcado para as 10h00, junto à porta um do Estádio do Dragão.

Antes do hastear da bandeira, haverá lugar a uma homenagem a sócios, jogadores, treinadores e dirigentes já falecidos, com a colocação de coroas de flores junto aos bustos de Rui Filipe, Pavão e Pedroto, no piso -3 do Estádio do Dragão.

O Museu está igualmente de parabens. Nesta sexta-feira, será inaugurada uma exposição relativa ao 5.ª aniversário do Museu FC Porto.» in https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=1068249281293890440#editor/target=post;postID=2525449829484922138

27/09/18

F.C. do Porto Equipa B - Southampton 1 - F.C.do Porto B 1 - O FC Porto B empatou com a equipa de Sub-23 do Southampton, no Staplewood Campus, em encontro relativo à 1.ª jornada do Grupo C da Premier League International Cup. West Ham e Dínamo Zagreb são as outras duas equipas do grupo.



«DRAGÕES EMPATAM NA PREMIER LEAGUE INTERNATIONAL CUP

FC Porto B foi superior mas não conseguiu vencer o Southampton em Inglaterra.

O FC Porto B empatou com a equipa de Sub-23 do Southampton (1-1), no Staplewood Campus, em encontro relativo à 1.ª jornada do Grupo C da Premier League International Cup. West Ham e Dínamo Zagreb são as outras duas equipas do grupo.

Os Dragões, vencedores das duas últimas edições da Premier League International Cup, recuperaram da desvantagem no marcador para garantir um ponto em Inglaterra. Porém, mereciam mais. Ao minuto 50, Marcus Barnes colocou o Southampton na frente. O FC Porto B chegou à igualdade pouco depois, na sequência de um castigo máximo assinalado por carga sobre Romário Baró.

Rui Pedro assumiu a cobrança da grande penalidade e bateu Harry Lewis (61m). Até final, o guarda-redes do Southampton assumiu protagonismo ao negar a vitória à equipa portuguesa. Rui Pedro não conseguiu bisar, a passe de Musa Yahaya, e Luizão viu o seu remate de meia distância, já ao cair do pano, ser desviado por uma palmada milagrosa de Harry Lewis.

Diogo Costa, recuperado de lesão, fez o primeiro jogo oficial na temporada 2018/19, defendendo a baliza do FC Porto B em Inglaterra.

A equipa B do FC Porto, orientada por Rui Barros, alinhou com Diogo Costa, Musa Yahaya, Diogo Queirós, Pedro Justiniano, Oleg, Rui Pires, Luizão, Romário Baró (Moreto Cassamá, 66m), Madi Queta (João Mário, 75m), Rúben Macedo e Rui Pedro (Rui Costa, 88m).» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20180926-pt-dragoes-empatam-na-premier-league-international-cup

Amarante São Gonçalo - As flores de outono da Rua da Tranqueira estão no auge da sua beleza neste início de outono...


(Amarante São Gonçalo, Tranqueira, flores de Outono)

F.C. do Porto Rota do Dragão - Promovida em parceria com o Museu FC Porto, a Rota do Dragão conta também com o apoio da Roller Town, que disponibiliza um equipamento da Porto SightSeeing para ser usado na visita.



«ROTA DO DRAGÃO ESTÁ DE VOLTA E VAI AINDA MAIS LONGE

Joel Cleto está à sua espera este sábado com novidades.

A Rota do Dragão está de volta e traz novidades. Numa iniciativa que não acontecia desde julho de 2017, este sábado, dia 29 de setembro, Joel Cleto irá acompanhar todos aqueles que desejem embarcar neste passeio temático num autocarro turístico.

Esta novidade permite a visita a diferentes pontos da cidade do Porto que não são integrados nos habituais percursos realizados a pé.

Promovida em parceria com o Museu FC Porto, a Rota do Dragão conta também com o apoio da Roller Town, que disponibiliza um equipamento da Porto SightSeeing para ser usado na visita.

Os bilhetes podem ser adquiridos na Receção do Museu FC Porto ou em Ticketline. A visita começa pelas 10 horas de sábado.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20180926-pt-rota-do-dragao-esta-de-volta-e-vai-ainda-mais-longe


(Museu FC Porto: Rota do Dragão)

F.C. do Porto Atletas Internacionais - Moussa Marega foi convocado pela seleção do Mali para os dois jogos frente ao Burundi, relativos à fase de qualificação para a Taça das Nações Africanas de 2019.



«MAREGA CONVOCADO PARA A SELEÇÃO DO MALI

Avançado chamado para os jogos frente ao Burundi.

Moussa Marega foi convocado pela seleção do Mali para os dois jogos frente ao Burundi, relativos à fase de qualificação para a Taça das Nações Africanas de 2019.

No Grupo C de apuramento para a CAN 2019, o Mali recebe o Burundi a 12 de outubro em Bamako e joga como visitante na semana seguinte, a 16 de outubro, em Bujumbura.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20180926-pt-marega-convocado-para-a-selecao-do-mali


(Moussa Marega ● A Revelação ● 2017/2018)

26/09/18

Desporto Criminalidade - O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) confirmou esta terça-feira em reunião que Benfica e SC Braga vão ter de cumprir o castigo de um jogo à porta fechada.



«CONSELHO DE DISCIPLINA CONFIRMA JOGOS À PORTA FECHADA PARA BENFICA E SC BRAGA

Clubes podem apresentar recurso no TAD ou providência cautelar para suspender o castigo.

O Conselho de Disciplina  (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) confirmou esta terça-feira em reunião que Benfica e SC Braga vão ter de cumprir o castigo de um jogo à porta fechada.

Segundo o site 'Mais Futebol', os recursos dos dois clubes foram analisados pelo pleno do CD esta terça-feira, mas não lhes foi dada razão, pelo que o castigo de um jogo à porta fechada aplicado pelo IPDJ se mantém.

Os dois clubes têm agora a possibilidade de recorrer desta decisão para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD). Para que consigam suspender os efeitos desta pena aplicada, Benfica e SC Braga terão que enviar uma providência cautelar ao TAD ou a um tribunal civil a pedir a suspensão do castigo enquanto não houver uma decisão definitiva do TAD.

Mesmo depois da decisão do Tribunal Arbitral do Desporto, as duas equipas ainda poderão apresentar recurso no Tribunal Administrativo, pelo que este caso ainda não deve terminar por aqui.

De recordar que o próximo jogo do Benfica no Estádio da Luz será o clássico contra o FC Porto, marcado para 7 de outubro. Já os minhotos voltam a jogar em casa no dia 6 de outubro, frente ao Rio Ave.» in https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/conselho-de-disciplina-confirma-jogos-a-porta-fechada-para-benfica-e-sc-braga

Dersporto Corrupção - O ex-presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) Augusto Baganha escreveu uma carta à procuradora-geral da República a denunciar furto de documentos, acesso ilegítimos a computadores e favorecimento ao Benfica, relativos a 55 autos levantados pela PSP e que foram arquivados.



«Baganha denuncia à PGR acesso ilegítimos a computadores, furto de documentos e favorecimento ao Benfica

Numa carta enviada à Procuradoria-Geral da República e a que o Jornal Económico teve acesso, o ex-presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude aponta a existência de “factos graves, que eventualmente, consubstanciam ilícitos criminais”.

O ex-presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) Augusto Baganha escreveu uma carta à procuradora-geral da República a denunciar furto de documentos, acesso ilegítimos a computadores e favorecimento ao Benfica, relativos a 55 autos levantados pela PSP e que foram arquivados.

Na carta, a que o Jornal Económico teve acesso, Baganha aponta “factos graves, que eventualmente, consubstanciam ilícitos criminais graves e que, por essa razão, necessitam urgentemente de ser investigados”, admitindo ainda que estes podem estar relacionados com a sua demissão, bem como de Lídia Praça, que era vogal do conselho diretivo (CD) do IPDJ.

Augusto Baganha relata a “intrusão” no computador de Lídia Praça e um “apagão”, que ocorreu na tarde em que essa intrusão foi detetada, “tendo o Ministério Público declarado: concluído com elevado grau de certeza, do exame ao disco rígido, que o acesso foi presencial”.

O ex-presidente do IPDJ apresentou a denuncia na Polícia Judiciária, que faz atualmente parte do processo e-toupeira.

Na carta, datada de segunda-feira, 24 de setembro, Baganha solicita à PGR a reabertura desta investigação, de modo a serem apurados três pontos: “A quem interessava aceder ilegitimamente ao PC da ex. Vogal Lídia Praça e fazer pesquisas, durante um fim de semana, não autorizadas por si”; “Quantas pessoas podiam aceder ao edifício nesse fim de semana, tendo em consideração que apenas havia três chaves disponíveis”; “Se o “apagão” ocorrido nessa tarde, após o fim de semana em que ocorreu o acesso ilegítimo para a realização das pesquisas referidas eliminou a possibilidade de se visualizar nas cameras de vigilância as pessoas que entraram no edifício, sede do IPDJ”.

O ex-presidente do IPDJ fala também no “eventual furto” da ata original de uma reunião do conselho diretivo de 5 de maio de 2017, e que Augusto Baganha refere ter solicitado a sua entrega, o que nunca terá acontecido. Acrescenta que o assunto foi de novo mencionado na última reunião que presidiu como responsável máximo do IPDJ, tendo Vítor Pataco, na altura vice-presidente do IPDJ, “sugerido que se assinasse outra ata, que substituísse a referida”, algo que Augusto Baganha recusou.

O furto foi comunicado às autoridades, “por tal facto configurar um ato de extrema gravidade”, e por, no entender de Augusto Banha, se tratar de “um crime, que deve ser investigado”.

Por último, o ex-presidente do IPDJ fala num “eventual favorecimento” ao Benfica, pedindo que seja investigado “o atraso provocado no processo administrativo, relativo ao regulamento de segurança” do clube, já que esse atraso “provocou o arquivamento  de 55 autos de contraordenação, baseados em autos de notícia levantados pelas forças de segurança”.

Augusto Baganha refere que este processo contraordenacional estava condicionado pela decisão do então vice-presidente Vítor Pataco de assinar o documento para que o Benfica “pudesse ser notificado da desconformidade do seu regulamento de segurança com a lei. Ou seja, durante todo o tempo em que o processo administrativo esteve parado, pendente da assinatura da notificação da declaração de nulidade do regulamento de segurança pelo vice-presidente, Vítor Pataco, todos os autos levantados ao Benfica por apoio ilegal às suas ‘claques’ seriam arquivados”, explica o ex-presidente do IPDJ.» in https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/baganha-denuncia-a-pgr-acesso-ilegitimos-a-computadores-furto-de-documentos-e-favorecimento-ao-benfica-358257

F.C. do Porto Atletas Internacionais - Vincent Aboubakar foi convocado pela seleção dos Camarões para os jogos frente ao Malawi, relativos à fase de qualificação para Taça das Nações Africanas de 2019, a 12 e 16 de outubro.



«ABOUBAKAR CONVOCADO PARA A SELEÇÃO DOS CAMARÕES

Avançado chamado para os jogos de qualificação frente ao Malawi.

Vincent Aboubakar foi convocado pela seleção dos Camarões para os jogos frente ao Malawi, relativos à fase de qualificação para Taça das Nações Africanas de 2019, a 12 e 16 de outubro.

Os Camarões recebem o Malawi, adversário no Grupo B de qualificação, a 12 de outubro no Stade Ahmadou Ahidjo, em Yaoundé. A 16 de outubro, a seleção de Aboubakar desloca-se ao Malawi para jogar no Kazumu Stadium, em Blantyre.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20180924-pt-aboubakar-convocado-para-a-selecao-dos-camaroes


(Vincent Aboubakar ● Goals, Skills & Assists ● Porto ● 2015/16 ● HD)

F.C. do Porto Atletas Internacionais - Héctor Herrera realizou neste sábado o 200.º jogo com a camisola do FC Porto, frente ao Vitória de Setúbal, no Estádio do Bonfim (2-0).



«200 JOGOS: HERRERA NA HISTÓRIA DO FC PORTO

Internacional mexicano atingiu a marca em Setúbal, onde tudo começou.

Héctor Herrera realizou neste sábado o 200.º jogo com a camisola do FC Porto, frente ao Vitória de Setúbal, no Estádio do Bonfim (2-0). O internacional mexicano atingiu a marca no local onde tudo começou, em 2013, e espera “fazer muitos mais”.

A estreia do médio pela equipa principal remonta a 18 de agosto de 2013, na 1.ª jornada do campeonato, precisamente no Bonfim. O FC Porto venceu o Vitória de Setúbal por 3-1 e Herrera entrou para o lugar de Lucho González ao minuto 81.

Cinco anos depois, Héctor Herrera é capitão do FC Porto e já garantiu o seu espaço na história azul e branca. É o 48.º jogador a atingir a barreira dos 200 jogos em 125 anos do clube, acrescentando o seu nome a um quadro de honra liderado por João Pinto (586 jogos). O médio está ainda no top 10 de jogadores estrangeiros com maior número de jogos de Dragão ao peito, num ranking liderado por Aloísio (474 jogos).

Herrera marcou 27 golos nestes 200 jogos de azul e branco. O primeiro foi contra o Olhanense, a 20 de dezembro de 2013, no Estádio do Dragão (4-0). O médio, aliás, já está igualmente na história do recinto portista como o 6.º jogador com mais jogos no Dragão: 96, apenas atrás de Helton (159), Lucho González (118), Silvestre Varela (115), Fernando (115), e Ricardo Quaresma (111).

“Se continuar a vencer títulos, se tiver de fazer uma ferida a cada taça que conquistarmos, por mim tudo bem, não me interessa. Penso que sempre demonstrei isso, sempre dei tudo. Jogar no FC Porto não é apenas jogar, é estares acostumado a ganhar, a não querer perder, foi isso que aprendi aqui”, salientou o capitão portista, depois de entregar a Supertaça 2018 ao Museu FC Porto.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20180923-pt-200-jogos-herrera-na-historia-do-fc-porto


(Apresentação Herrera)

25/09/18

Amarante Desporto Automobilismo - António Jorge, Diretor de Prova, liderou a equipa que pôs de pé o Rali de Amarante/Baião, naquele que foi um desafio grande para o clube, que pela primeira vez na sua história, organizou um rali de asfalto.




«CPR, RALI AMARANTE/BAIÃO, ANTÓNIO JORGE: “ACREDITO QUE EM 2019 O RALI VAI SER DE TERRA”

António Jorge, Diretor de Prova, liderou a equipa que pôs de pé o Rali de Amarante/Baião, naquele que foi um desafio grande para o clube, que pela primeira vez na sua história, organizou um rali de asfalto. Numa zona há décadas reconhecida como perfeita para a prática dos ralis, com troços de terra magníficos ao redor daquelas Serras, as contingências do calendário do CPR determinaram que a descida de um rali que o ano passado foi feito em asfalto, Casino de Espinho, devia ser colmatado com outra prova de asfalto.

O Clube Automóvel de Amarante vinha fazendo excelentes provas de terra, e foram essas que lhes valeu o direito de organizar uma prova do CPR, mas o desafio era diferente. Organizar um rali de asfalto. Mãos à obra, e o resultado foi um evento interessante, muito bem disputado, com troços variados, com bons pisos, que deixaram agradados a grande maioria:

“O que tenho de dizer é que o Clube Automóvel de Amarante, os municípios nossos parceiros, Amarante e Baião, temos que estar todos muito orgulhoso do que fizemos. Não defraudámos as expetativas de ninguém, bem antes pelo contrário, o feedback é muito positivo, os pilotos, as equipas, a vários níveis. Desde as classificativas, parque de assistência, parque fechado, verificações, tudo decorreu, eu acho, com muita qualidade. Temos que estar mesmo orgulhosos do que fizemos. Foi o primeiro rali em asfalto da história do clube, agora para o futuro quero acreditar que o rali em 2019 vai ser em piso de terra.

Espero, é a vontade dos municípios, e nós temos que estar alinhados com essas vontades. Nós temos aqui uma tradição muito grande nesse capítulo, em piso de terra, e temos excelentes troços, pois não é só a tradição, é a qualidade dos pisos. Não é por acaso que passa por aqui o WRC. Mas também de facto, ficou demonstrado que temos fantásticos troços em asfalto. Os pilotos e as populações deram o seu contributo, não tivemos um relato sequer de qualquer tipo de incidência, de reclamação, foi tudo muito pacífico. Passámos em zonas urbanas, em alguns troços até com densidade populacional grande, mas foi tudo pacífico. É mesmo o termo, não houve qualquer qui pro quo” disse António Jorge que reforça a vontade de organizar um rali de terra no CPR em 2019: “A intenção já demonstrada à federação é essa, passar o rali para piso de terra. É o objetivo nosso, e dos municípios que nos apoiam.

Os próprios pilotos acham que é, entre aspas, um desperdício não organizar um rali em piso de terra. Cada vez mais com a modernidade há menos pisos de terra, mas a verdade é que nós temos aqui ainda muita condições com muita qualidade para organizar rali em piso de terra. Na sequência disso e da tradição, o objetivo é fazer em terra.

Mas de qualquer forma, nós no clube nunca quereremos fazer parte de um problema, mas sim ter a solução. Não sei qual seria a abertura para isso, mas até era giro e inovador, fazer um rali misto. Era uma coisa diferente, diferenciadora. Venham desafios, nós estamos cá para eles” concluiu.» in  https://www.autosport.pt/ralis/cpr-rali-amarante-baiao-antonio-jorge-acredito-que-em-2019-o-rali-vai-ser-de-terra/


Rali Amarante Baião 2018 - (BIG SHOW & TOP SPEED) - FullHD


F.C. do Porto Sub 17 Futebol: F.C. do Porto 11 vs NDS Guarda 0 - A equipa de Sub-17 do FC Porto goleou neste domingo o NDS Guarda, na 5.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B.



«DRAGÕES RESPONDEM COM UMA GOLEADA FRENTE AO GUARDA

Encontro relativo à 5.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B.

A equipa de Sub-17 do FC Porto goleou neste domingo o NDS Guarda, por 11-0, na 5.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Os Dragões tinham prometido uma resposta à altura depois do empate frente ao Sporting de Espinho e cumpriram o objetivo.

Francisco Conceição (3), Rúben Candal (2), Pedro Vieira (2), Rúben Cardoso, Rui Ferreira, Pedro Alves e Braima Pereira marcaram os golos da formação portista.

Os Sub-17, orientados por Manuel Tulipa, alinharam com Ivan Cardoso, Rodrigo Ferreira, Rúben Cardoso, Pedro Alves, Leandro Dias (Rui Ferreira, ao intervalo), Florentino Júnior (Fernando Almeida, aos 53m), Francisco Conceição (Braima Pereira, aos 50m), Diogo Abreu, Pedro Vieira, Rúben Ferreira e Mauro Azevedo.

Na 6.ª jornada, o FC Porto joga em Santa Maria da Feira frente ao Feirense. O encontro tem início marcado para as 11h00 do próximo domingo, 30 de setembro.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20180923-pt-dragoes-respondem-com-uma-goleada-frente-ao-guarda

F.C. do Porto Sub 15 Futebol: F.C. do Porto 10 vs Moreirense 0 - Triunfo na 5.ª jornada da Série B da 1.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores C.



«SUB-15 MARCAM DEZ GOLOS FRENTE AO MOREIRENSE

Triunfo na 5.ª jornada da Série B da 1.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores C.

A equipa de Sub-15 do FC Porto goleou neste domingo o Moreirense por 10-0, na 5.ª jornada da Série B da 1.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores. Os Dragões venceram os quatro jogos realizados até ao momento e acertam calendário com o Régua a 1 de novembro.

Joel Carvalho (3), Marco Cruz (2), Gabi (2), Úmaro Candé, José Macedo e António Ribeiro marcaram os golos da vitória portista no Campo de Treinos do Padroense FC.

Os Sub-15, orientados por Sérgio Ferreira, alinharam com João Cardoso, Gonçalo Esteves (Luís Martins, ao intervalo), Gabi, António Ribeiro, Marco Cruz (Guilherme Gonçalves, aos 53m), Bruno Pires (Tomás Oliveira, ao intervalo), Jorge Meireles, Francisco Guedes, Joel Carvalho, Úmaro Candé (Gonçalo Santos, aos 53m) e Euri Carvalho (José Macedo, ao intervalo).

Na próxima jornada, o FC Porto defronta o SC Coimbrões no Parque de Jogos Silva Matos. O jogo está agendado para domingo, 30 de setembro, às 11h00.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20180923-pt-sub-15-marcam-dez-golos-frente-ao-moreirense

Desporto Ciclismo - Centenária prova em duas rodas partiu da Praça em honra da Restauração e terminou no boémio bairro Alto, junto a um Miradouro com uma vista de Lisboa.



«Subida à Glória: O amor venceu na noite em que as duas rodas subiram pelos carris de um elevador

Centenária prova em duas rodas partiu da Praça em honra da Restauração e terminou no boémio bairro Alto, junto a um Miradouro com uma vista de Lisboa. 123 ciclistas subiram 265 metros pelos carris do Elevador da Glória, um trajeto que custa 3,70€ e demora 3m30s a pé. Casal de namorados venceu a corrida mais curta em bicicleta que contou com um padre de ferro, uma mãe que leva os filhos à escola num cesto, um homem mascarado de mulher e dois atletas separados por 50 anos.

Uma das ligações da Praça dos Restauradores ao Bairro Alto, em Lisboa, é feita pela conhecida Calçada da Glória. Trata-se de uma subida, íngreme, com inclinação superior a 17% ao longo de 265 metros de um traçado empedrado, ladeado por calçada portuguesa.

Para ajudar nesta subida que liga a parte baixa da capital a uma das mais conhecidas zonas boémias da cidade, o Elevador amarelo batizado com o nome da Calçada (Elevador da Glória, inaugurado em 1885 e classificado Monumento Nacional em 2002) dá uma ajuda a troco de 3,70€.

A alternativa é calcorrear a pé, a passo, sem grandes pressas nem longas passadas, um percurso no qual demoramos 3m30s, três minutos e trinta segundos, (o SAPO24 fez o teste) a percorrer o sentido ascendente da Praça dos Restauradores ao Bairro Alto (Miradouro e Jardim de São Pedro de Alcântara).

Mas há mais. Uma vez por ano, pelo menos, há quem arrisque a subida de bicicleta, cumprindo a Subida à Glória Jogos Santa Casa. Trata-se de uma centenária prova em duas rodas em cuja prova inaugural, em 1913, Alfredo Piedade (atleta do Sport Lisboa e Benfica) gastou 1 minuto e 05 segundos (1m05s) para completar os quase 300 metros da subida da Calçada e tem Ricardo Marinheiro (vencedor em 2013, 2014 e 2015) como recordista, com o ciclista de BTT da Maiatos a fixar o recorde em 35,59 segundos, sendo que Vanessa Fernandes (1m01s) ostenta o título no feminino.

O amor celebrado no alto

Na edição de 2018 subiram pelo empedrado rasgado pelos carris 123 ciclistas. Francisco Garcia, espanhol de Compostela, foi o primeiro a arrancar da meta com vista para o monumento que celebra a Restauração de 1640 (independência de Portugal face ao domínio espanhol e à Dinastia dos Filipes) mas foi um português, Miguel Salgueiro (Sicasal/Constantinos/Delta Cafés) a ser coroado como o “Torpedo da Glória”. Foi o vencedor na final trepando em 37,4 segundos. Marta Branco (Maiatos/Reabnorte) foi a vencedora desta prova noturna em contrarrelógio individual (55,56segundos) e Tiago Simões (FortunnaMaia) vencedor no ano passado, foi o mais rápido nas eliminatórias (36,7 segundos).

“Chegar lá acima não é fácil, parece que as forças acabam e não dá mais, mas depois o público anima-nos, são fantásticos. Foi espetacular, espetacular!”, exclamou Marta Branco, Campeã Nacional de BTT que repetiu o triunfo de 2017.


créditos: PODIUM / Paulo maria

Sorridente, a vimaranense de 19 anos, teve ao lado no pódio o namorado Miguel Salgueiro. “Isto é uma subida duríssima, é arrancar à morte e dar tudo o que temos. Sou bastante explosivo, mas também tenho muita resistência e acredito que por essa razão consegui fazer a subida toda sempre em altas”, rematou.

Do fado ao rock o elevador foi testemunha silenciosa da corrida mais rápida do mundo

A corrida mais rápida e curta do mundo em duas rodas tem como palco natural o caminho pisado por um Elevador que mereceu honras de Fado na voz de Tristão da Silva  e se transformou título de uma música de uma das bandas ícones do rock português, os Rádio Macau

O elevador parado na meta, como mero espetador por um dia, foi testemunha deste evento que mistura competição com cariz lúdico e popular e que teve como novidade as e-bikes, bicicletas híbridas que, de acordo com fonte da Podium Events, organização, “poupa 80% da energia que teríamos que gastar para fazer esta subida”.

Fernando Gonçalves, “que apanhou a primeira roupa que vi no armário”, pedalou com lantejoulas e um top, procurando não tanto vencer pelo tempo mais rápido, mas sim pela “roupa mais original”. Mascarado de havaiana com uma grande peruca vermelha e uns enormes óculos azuis venceu o Prémio da Originalidade.


créditos: Miguel Morgado | MadreMedia

O Padre Ismael Teixeira, conhecido como o “Iron priest” (padre de ferro, sacerdócio que participa em provas de Ironman), com o dorsal 137 abençoou a prova onde o atleta mais novo (Duarte Mixão, nascido em 18 de setembro de 2002) tinha uma diferença de 50 anos do ciclistas mais velho, José Gonçalves (21 de agosto de 1952).

“A idade é um posto”, dizem, mas aqui o mais novo (16 anos) contrariou essa máxima e seguiu a lógica natural. Gastou 55 segundos dos Restauradores ao Bairro Alto, enquanto o homem mais velho (66) nas duas rodas demorou dois minutos e três segundos (2m,03s).

Tânia Alexandre, cumpriu o trajeto pela primeira vez em competição. Conhece, no entanto, muito bem este caminho desnivelado. Trabalha na Misericórdia, paredes meias com a paragem do Elétrico no Bairro Alto. E a bicicleta não é um meio de transporte estranho. Utiliza uma backefiets, bicicleta holandesa com a qual leva os três filhos às escolas antes de subir a Calçada da Glória, a pé, com o Elevador da Glória a seu lado.» in
https://24.sapo.pt/desporto/artigos/subida-a-gloria-a-noite-em-que-as-duas-rodas-subiram-pelos-carris-de-um-elevador-e-em-que-o-amor-venceu


(SUBIDA À GLÓRIA - 2018)

24/09/18

F.C. do Porto Bilhar - Cho Myung-woo, atleta do FC Porto, sagrou-se Campão do Mundo de juniores de bilhar às três tabelas, em Izmir (Turquia).




«CHO MYUNG SAGRA-SE CAMPEÃO DO MUNDO DE JUNIORES

Promissor atleta do FC Porto bateu recordes na Turquia.

Cho Myung-woo, atleta do FC Porto, sagrou-se Campão do Mundo de juniores de bilhar às três tabelas, em Izmir (Turquia). O jovem sul-coreano destacou-se num torneio onde foram batidos todos os recordes mundiais do escalão.

O atleta portista venceu o seu grupo de qualificação com uma média de 2.200, derrotando posteriormente o colombiano Santiago Ocampo nos quartos de final (35-18), o italiano Alessio d'Agata nas meias-finais (35-12) e o compatriota Jang Daehyeon na final, por 35-18. Destaque ainda para um recorde de Cho Myung nas rondas eliminatórias: uma partida de 25 carambolas em 5 entradas, com uma média de 5.000.

Cho Myung-woo sagra-se Campeão do Mundo de juniores pela segunda vez, depois de ter conquistado o troféu em 2016.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20180923-pt-cho-myung-sagra-se-campeao-do-mundo-de-juniores



Desporto Motociclismo - Prova do Campeonato Nacional de Velocidade (CNV), no Circuito do Estoril, foi cancelada, este domingo, na sequência de um despiste que vitimou o piloto português Sérgio Leitão.




«CNV 2018. Piloto português morre em despiste no Autódromo do Estoril

Prova do Campeonato Nacional de Velocidade (CNV), no Circuito do Estoril, foi cancelada, este domingo, na sequência de um despiste que vitimou o piloto português Sérgio Leitão.

A notícia é confirmada, em comunicado, pela Federação Motociclismo de Portugal.

Na nota, a Federação explica que o piloto Sérgio Leitão foi "prontamente socorrido" e levado para o Hospital de Cascais na sequência de um acidente durante uma prova do Campeonato Nacional de Velocidade, este domingo, no Circuito do Estoril.

O piloto português não resistiu aos ferimentos e faleceu já no hospital.

O acidente aconteceu cerca das 14:15 horas, a quatro voltas do final da corrida da Copa Dunlop Motoval, em que Sérgio Leitão competia. O piloto, com cerca de 40 anos, que participava com uma Honda CBR 600, terá ficado sem travões, saindo em frente na curva 6 do circuito português, a chamada ‘curva do tanque’, segundo disse à Lusa um dos pilotos presentes no evento.

Depois do acidente a organização da prova cancelou as restantes corridas agendadas para este dia de domingo.

“Logo após o acidente foram accionados todos os meios habituais neste tipo de situações. A equipa de comissários e a equipa médica cumpriram com o seu trabalho e o piloto foi evacuado assim que as operações de estabilização terminaram. Infelizmente veio a falecer já no hospital e após uma reunião com todos os elementos do júri foi decidido cancelar o restante evento” disse António Lima, presidente do Motor Clube do Estoril, citado pela Federação Motociclismo de Portugal.» in https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/cnv-2018-piloto-portugues-morre-em-despiste-no-autodromo-do-estoril-prova-foi-cancelada