01/11/14

Amarante Literatura – 25 de outubro de 2014 foi a data do lançamento da autobrigrafia de Pedro Ribeiro, um escritor amarantino.

A Vida Depois da Morte
A Vida Depois da Morte

«LANÇAMENTO DO LIVRO “A VIDA DEPOIS DA MORTE” DE PEDRO RIBEIRO

AMARANTE – 25 de outubro de 2014 foi a data do lançamento da autobrigrafia de Pedro Ribeiro, um escritor amarantino.

A sessão de apresentação decorreu no Auditório do CCA – Centro Cultural de Amarante Maria Amélia Laranjeira e atraiu muitos amigos, familiares e conhecidos do escritor. A cerimónia contou com a presença de um representante da Chiado Editora; da escritora Raquel Janeiro e de duas amigas de infância do autor.

O encontro foi preenchido por vários momentos musicais. Ao longo da cerimónia Pedro Ribeiro foi elogiado por ter a coragem de pôr em livro um momento tão delicado da vida. A depressão entre os jovens e a tentativa de suicido são flagelos que afetam a sociedade e, como tal, nenhum dos presentes ficou indiferente ao testemunho deste jovem escritor que apresentou um livro “real” e não baseado na ficção.

“A Vida depois da Morte” é uma autobiografia de Pedro Ribeiro, um jovem Amarantino com forte aptidão para a arte, nomeadamente a Música. O livro retrata o processo difícil pelo qual passou durante a depressão que enfrentou. Uma depressão com raízes amorosas, visto o mesmo ser um romântico por natureza, mas que teve na incapacidade de lidar com as frustrações amorosas o seu grande obstáculo, entrando então numa depressão que o levou a atentar contra a própria vida várias vezes.

Paralelamente, Pedro Ribeiro, que continua a ser um romântico, aborda também o Amor. Amor esse que verdadeiramente só o descobriu já estando submerso na depressão. Amor esse que não se aguentou devido ao estado depressivo em que o mesmo se encontrava.

Também aborda outras temáticas inerentes a uma depressão, como o isolamento, o afastamento dos amigos e o sofrimento que causou às pessoas.
“A vida depois da Morte” descreve essencialmente como Pedro Ribeiro conseguiu vencer a depressão e como se redescobriu, continuando, ainda hoje, a amar.

Pedro Rafael Nunes Ribeiro nasceu em Amarante, a 17 de Setembro de 1986. Desde bastante novo que demonstrou apetências para a arte, principalmente para a música. Iniciou os seus estudos musicais com 12 anos na Banda Musical de Amarante, tendo em 2003 entrado para o Conservatório do Vale do Sousa, para a classe de Trompete do seu mentor Professor Manuel Queirós. Em 2006 inicia aquilo que viria a marcar o resto do seu percurso escolar, o ensino de Expressão Musical, nas Atividades Extracurriculares do 1º ciclo do Ensino Básico, no Concelho de Amarante. Fê-lo durante cinco anos. Em 2010, para dar seguimento ao trabalho que vinha a desenvolver profissionalmente, ingressa na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, na Licenciatura de Educação Musical, com vista a obter a profissionalização da profissão que vinha então a desempenhar, licenciatura que terminou em 2013. Paralelamente sempre esteve ligado à música como instrumentista de trompete, onde frequentemente executa com agrupamentos filarmónicos de jazz, música sacra, música de câmara e de improvisação livre. Atualmente frequenta o Mestrado em Ensino da Música, vertente Formação Musical, mestrado esse que é lecionado em parceria pela Escola Superior de Educação (ESE) e Escola Superior de Música Artes e Espetáculo (ESMAE).» in http://local.pt/portugal/norte/lancamento-do-livro-a-vida-depois-da-morte-de-pedro-ribeiro-2/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover