05/06/13

Amarante Cineclube - Máquina dos Sonhos, "O Homem que gosta de Cinema", apresentado por Universidade Católica Portuguesa, no Cinema Teixeira de Pascoaes, dia 7 de Junho pelas 21H30M!



«Elsa Cerqueira, Cineclube de Amarante

O Sr. Alfredo é singular: a máquina de projetar, desde há muito que abandonou a  sua dimensão superficial. A máquina não é apenas uma máquina. O objeto deixou de ser redutível à categoria de objeto. Por quê?

Simplesmente porque há uma relação dialética de transcendência-imanência que subjaz à máquina de projetar.

Por um lado, sente-se o profundo respeito – quase veneração - que tem para com a sua máquina. Há algo de sacralizado nesta máquina que o faz sonhar. É a dimensão transcendente.

Por outro lado, esta máquina é o prolongamento visceral do seu ser. É percetível esta imanência do objeto máquina no Sr. Alfredo. É co-natural à sua essência, quer dizer, faz parte das suas raízes identitárias.

O que é um escritor sem as palavras?

Não sei, mas certamente o mesmo que o Sr. Alfredo sem a sua máquina de projetar.

Assim, parece-me erróneo afirmar-se “O Sr. Alfredo e a máquina”. Enuncie-se “o Sr. Alfredo”. Bastará.

Pensando que a máquina é objeto e etimologicamente objectum é aquilo que se manifesta na exterioridade do sujeito, tudo o que escrevinhei parece contraditório. Mas o ser humano não é, apenas, razão. É contradição viva e dinâmica. É pulsar antinómico. É complexidade.

Percebo, agora, que a dialética transcendência-imanência co-habita neste homem e que ela traduz de forma perfeita a relação ambivalente e cúmplice que o Sr. Alfredo encerra.

Socorrendo-me do título de uma obra cinematográfica de Eisenstein, poderei dizer que este homem não é “o velho” e a máquina “o novo” porque têm a mesma idade. São unidade e não diversidade.

Creio que nisto reside o poder encantatório do Sr. Alfredo Guedes.  
                                                       
Para mim é, e será sempre, o Senhor que sonha e me faz sonhar.»


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover