16/03/12

Política Internacional - O ator George Clooney e vários congressistas foram detidos pela polícia esta sexta-feira durante um protesto junto à embaixada do Sudão em Washington!




«George Clooney detido durante protesto em Washington


O ator George Clooney e vários congressistas foram detidos pela polícia esta sexta-feira durante um protesto junto à embaixada do Sudão em Washington.


A estrela de Hollywood e os políticos protestavam contra o bloqueio de mantimentos e de ajuda humanitária que está a ser feito ao Sudão. George Clooney terá sido algemado e colocado no banco de trás de um carro da polícia. Segundo a BBC, o ator terá sido detido por atravessar uma barreira policial na Embaixada do Sudão. O seu pai, o jornalista Nick Clooney, também terá sido detido.


O ator de «Os Descendentes», célebre também pelo seu ativismo, tinha estado reunido ontem com Barack Obama para lhe fazer chegar as suas preocupações com o Sudão.


Esta semana, o ator tinha também testemunhado perante um comité do Senado norte-americano dando conta da violência que está a ser levada a cabo nas montanhas de Nuba, em Kordofan do Sul, uma zona perto da fronteira do Sudão do Sul. Clooney, bem como muitos outros ativistas, culpam o governo sudanês pelos ataques que têm ferido e causado mortes a civis. Em declarações recentes, o ator sublinhou que se o Sudão não autorizar à comunidade internacional o envio de ajuda à região, haverá «um verdadeiro desastre humanitário».


O ator diz estar satisfeito com a detenção já que foi uma forma de chamar a atenção mediática.


Clooney viajou recentemente a Kordofan do Sul, um estado do Sudão onde os combates entre o exército de Cartum e os rebeldes favoráveis a uma anexação com o Sudão do Sul provocaram a fome generalizada. De regresso aos Estados Unidos, o ator, perante um comité do Senado, acusou o governo de Cartum de crimes de guerra.


Crítico de longa data do governo do Sudão em consequência do conflito separatista em Darfur, Clooney disse ao comité que o presidente Omar al-Bashir e seus colaboradores estão a «provar ser os maiores criminosos de guerra deste século até o momento».


O Sudão do Sul tornou-se independente em julho do ano passado, após duas décadas de guerra civil. No entanto, outro conflito separatista explodiu pouco depois em Kordofan do Sul e perto do estado de Nilo Azul, no qual Cartum combate contra os revoltosos, depois de se terem aliado aos ex-rebeldes que agora governam o Sudão do Sul.


SAPO Cinema - 16-03-2012 15:20» in http://cinema.sapo.pt/magazine/noticia/george-clooney-detido-durante-protesto-em-washington


(George Clooney Witnesses War Crimes in Sudan's Nuba Mountains)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover