«Campanha que denuncia "senhor da guerra" do Uganda é fenómeno viral
Um documentário sobre a situação das crianças soldado do Uganda, criado pela organização não governamental Invisible Children, está nas bocas do mundo. O vídeo, de quase 30 minutos, já foi visto e partilhados milhões de vezes.
Uma organização não governamental conseguiu chamar a atenção de todos nos últimos dias. Decididos a denunciar o "senhor da guerra" do Uganda, Joseph Rao Kony, os membros da organização Invisible Children criaram, há duas semanas, um documentário sobre o flagelo das crianças soldado, inserido numa falsa "campanha eleitoral" por Kony2012. O objetivo é trazer o nome de Kony ao conhecimento de todos e, consequentemente, lutar pela sua perseguição e condenação internacional.
Para já, o primeiro intuito parece ter sido conseguido. Senão vejamos os números: só no Youtube, onde o vídeo foi partilhado pela primeira vez há três dias, o documentário já acumula mais de 26 milhões de visualizações. O vídeo também tem sido muito partilhado nas redes sociais e a hashtag #StopKony já foi utilizada centenas de milhares de vezes no Twitter. Também expressões relacionadas com o tema, como "LRA", "Uganda" ou "Invisible Children", já fizeram parte dos "Trending Topics" mundiais. O Google+ tem, igualmente, sido um dos veículos utilizados no passa-a-palavra mundial. Também a comunidade do Instagram, um serviço de publicação e retoque de fotografias, se tem juntado à causa e diversas fotografias da campanha Kony2012 estão entre as mais partilhadas.
O vídeo apela a um evento massivo no dia 20 de abril a que deram a designação de "Cover the Night", com o intuito de espalhar pelo mundo panfletos e posters com a cara de Joseph Kony. Diversas páginas de evento têm sido, com esse intuito, criadas no Facebook para diversas cidades, como é o caso de Glasgow, Florida ou Melbourne.
A causa está a receber o apoio de diversas celebridades, como Rihanna ou P. Diddy, que têm ajudado a passar a mensagem ao público mais jovem que os segue nas redes sociais. Aliás, tal é pedido pela organização que deixa, na página de recolha de apoios, diversas ligações diretas a celebridades e políticos, incentivando os utilizadores a enviarem uma mensagem sobre a causa a pessoas como Oprah, Mark Zuckerberg ou Justin Bieber.
A iniciativa Kony2012 pretende denunciar Kony, que, como líder de um exército/guerrilha conhecido como LRA, tem comandado um conflito que afeta pelo menos quatro países africanos há praticamente duas décadas. Entre as suas principais vítimas estão as crianças, que rapta e transforma em escravos sexuais e soldados, razão que o colocou na lista de procurados pelo Tribunal Internacional desde 2005.
No entanto, algumas dúvidas têm sido levantadas relativamente ao grupo em si. Uma página no Tumblr, com o nome de Visible Children, por exemplo, coleciona algumas das críticas que circulam sobre a organização, que teve a sua génese em 2006. Entre as mais graves encontram-se dúvidas quanto ao orçamento da organização e onde este é gasto e relativamente à ajuda dada ao exército do Uganda, que também tem fama de ser violento.
Em resposta às dúvidas levantadas nos últimos dias, a página oficial do grupo no Tumblr tem, na primeira página, alguns esclarecimentos. "Fizemos tudo o que conseguimos para ser o mais inclusivo, transparente e factual que possível. Construimos esta organizalção com a ideia do 'ver para crer' na cabeça e é por isso que somos uma organização baseada em conteúdo média. Nós queremos que vocês vejam tudo o que estamos a fazer, porque estamos muito orgulhosos com o que fazemos", pode ler-se na nota partilhada ontem, quarta-feira, e que já acumula mais de mil partilhas.» in http://www.jn.pt/blogs/nosnarede/archive/2012/03/08/campanha-para-denunciar-quot-senhor-da-guerra-quot-do-uganda-233-fen-243-meno-viral.aspx
(KONY 2012)
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