«RTP fica sem espectadores durante 30 minutos
Durante a emissão desta terça-feira do programa “Portugal no Coração”, na RTP1, a estação pública perdeu toda a sua audiência durante cerca de 30 minutos, sensivelmente entre as 17h25 e as 17h55.
Entre as 17h25 e as 17h54 de 6 de Março, eram zero os espectadores a ver o canal de televisão do Estado, quando no minuto anterior estavam 247.800 pessoas a ver o canal. Os dados são da GfK, a nova responsável pela medição de audiências em Portugal e que tem sido criticada pela RTP por erros no registo da sua quota de mercado.
Às 17h55, o canal público voltou a ter audiências e em valores mais altos do que aqueles que registava antes do “corte”, passando a ser visionado por 295.700 pessoas.
Já o segmento Outros - que a GfK utiliza para designar quem está a usar a televisão para jogar videojogos ou ver gravações - ganhou, no momento do "apagão" na RTP1, 281 mil espectadores. Quando a RTP1 voltou a registar audiência, dá-se um corte de 382 mil pessoas no segmento Outros.
Embora este "desaparecimento" de espectadores na estação pública tenha sido o mais visível no dia de ontem, não foi o único. Terá havido ainda períodos em que ninguém assistia aos programas da televisão do Estado, nomeadamente de madrugada (nos períodos 3h56 - 4h15, 4h39 - 4h53 e 5h15 - 6h32), de acordo com os mesmos dados.
Em declarações ao jornal I, António Salvador, presidente da GfK, afirmou que era um “disparate” discutir esse assunto porque, nessa altura, o sistema de medição ainda estava em fase de testes e a empresa só tem de se responsabilizar pelos dados a partir de 1 de março. No entanto, os dados revelados hoje são relativos a 6 de março.
Diversos meios de comunicação tentaram contactar a GfK, que remeteu qualquer esclarecimento para um comunicado da CAEM (Comissão de Análise de Estudos de Meios) que ainda não chegou às redações.
A RTP vai avançar com uma auditoria ao novo sistema de medição de espectadores, afirmando que "não hesitará" em responsabilizar a CAEM por quaisquer perdas registadas pela empresa devido aos "dados incorrentes" apresentados pela GfK. Além disso, decidiu recorrer à Entidade Reguladora para a Comunicação Social "em busca de uma posição que proteja adequadamente os interesses da RTP".
SAPO Notícias» in http://noticias.sapo.pt/nacional/artigo/rtp-fica-sem-espectadores-durant_2839.html
(GFK e a polémica das audiências da RTP)
Sem comentários:
Enviar um comentário